Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?

Marketing

A importância da inteligência emocional no trabalho

31 março, 2022

Vivemos em um mundo que se torna cada vez mais tecnológico e, com o passar dos anos, surgem novos hábitos, novas profissões e novos modelos de trabalho – ainda mais agora, com a pandemia – que exigem mais e mais habilidades e conhecimentos dos profissionais, em todos os mercados.

Com todas essas mudanças – que não param de surgir –, além das habilidades técnicas requeridas obrigatoriamente, também é preciso desenvolver habilidades comportamentais (conhecidas como “soft skills”) para concorrer a uma vaga de emprego em qualquer área. As “soft skills” são entendidas como os comportamentos que uma pessoa pode ter diante das situações e que influenciam diretamente nas suas tarefas e no seu desempenho em um ambiente de trabalho.

Sabemos que, de vez em quando, passamos por situações de pressão e de desafios que, muitas vezes, acabam afetando o nosso psicológico, e é preciso saber como contornar esses episódios. Atualmente, uma das soft skills mais valorizadas nas organizações é a inteligência emocional. Basicamente, essa habilidade pode impactar na forma como os colaboradores de uma empresa atuam durante o dia a dia de trabalho, na produtividade e nos resultados obtidos por eles.

Quer saber mais sobre o que é a inteligência emocional, como desenvolvê-la, quais os benefícios que ela traz e por que ela é importante no ambiente de trabalho? Continue lendo este texto para descobrir!

O que é inteligência emocional?

O termo surgiu pela primeira vez no século XIX, através do conhecido biólogo Charles Darwin, que, em um de seus muitos estudos sobre a evolução dos seres vivos, chegou ao conceito da Inteligência Emocional. Ele dizia que esse era um tema extremamente importante para a adaptação e sobrevivência das pessoas. Mas o assunto só ganhou destaque muitos anos depois, com o jornalista e cientista Daniel Goleman – que ficou conhecido como o pai da Inteligência Emocional –, com seus estudos para o entendimento sobre a IE e sua importância.

Para Goleman, a inteligência emocional é a capacidade que uma pessoa tem de identificar e gerenciar seus próprios sentimentos, além de saber compreender as emoções das outras pessoas. Segundo o psicólogo, saber controlar as emoções é essencial para o desenvolvimento da inteligência de um indivíduo, sendo ele, assim, capaz de sentir, pensar e agir com consciência e empatia. Dessa forma, não deixamos as emoções controlarem nossas ações, o que pode evitar vários fatores como estresse, ansiedade, doenças e sentimentos negativos em geral.

Benefícios da inteligência emocional

Podemos perceber que a inteligência emocional pode nos tornar pessoas melhores e mais preparadas para enfrentar diferentes situações ao longo de nossas vidas. Ela nos ajuda a lidar com as emoções sentidas durante a rotina do dia a dia, seja no trabalho ou em casa, sem que afetem nossos pensamentos e responsabilidades.

Portanto, o desenvolvimento da IE pode trazer diversos benefícios, tanto para a vida profissional como para a pessoal. Confira alguns deles:

1.       Controle das emoções

Um dos principais benefícios da IE é aprender a controlar nossas emoções, em qualquer situação. Em assuntos pessoais (como problemas familiares ou em relacionamentos amorosos ou de amizade) ou na vida profissional, as emoções estão sempre presentes e os indivíduos têm diferentes formas de reagir a elas.

Uma pessoa que possui uma boa inteligência emocional tem maior controle e sabe lidar melhor com as suas emoções de acordo com cada circunstância. Age com cautela e equilíbrio, não deixando se abalar facilmente. Para as empresas, colaboradores com IE conseguem tomar melhores decisões e alcançar objetivos com mais facilidade e eficácia.

2.       Redução do estresse e da ansiedade

A IE também influencia no nosso humor, diminuindo o estresse e a ansiedade causados pelas situações do dia a dia. O indivíduo com boa IE vê as adversidades da vida com tranquilidade e resiliência, é otimista e pensa de forma positiva. Na vida profissional, esse domínio de emoções e pensamentos é fundamental, pois, em qualquer negócio, é preciso lidar com pressão, conflitos e desafios.

3.       Melhora no relacionamento interpessoal

A forma como nos relacionamos uns com os outros também é influenciada pela IE: ela auxilia na construção de relações interpessoais. Pessoas que são capazes de trocar experiências, estabelecer relacionamentos e respeitar as diferenças possuem inteligência emocional.

Nas empresas, os relacionamentos estabelecidos por colegas de profissão que possuem IE são mais saudáveis, garantindo um ambiente de trabalho mais produtivo. Portanto, é importante que a área de recursos humanos, sempre que possível, invista em treinamentos para desenvolver a inteligência emocional dos colaboradores, obtendo, assim, uma equipe mais empática e recíproca.

A importância da inteligência emocional no trabalho

Vimos que, atualmente, a IE é um conceito importante, que traz vários benefícios às nossas vidas, principalmente no ambiente de trabalho. Por isso, é interessante para as empresas desenvolvê-la entre seus gestores e funcionários. Dessa forma, é possível obter diversas vantagens, como o aumento da produtividade e a melhora dos resultados, além de contribuir para o crescimento de cada profissional individualmente.

Com a IE, os profissionais conseguem ter melhor controle e entendimento sobre suas emoções e usá-las a seu favor. Além disso, os gestores podem conversar mais abertamente com seus colaboradores e reconhecer seus pontos positivos e negativos.

Como desenvolver a IE

Para desenvolvermos a IE, primeiramente é preciso entender que ela é movida por emoções. É necessário aprender a identificá-las, lidar com elas e evitar que nos afetem negativamente. Existem algumas técnicas que ajudam a desenvolver a IE: se alimentar e dormir bem, procurar relaxar e fazer alguma atividade agradável durante o dia, como ouvir música, ler um livro, assistir a uma série ou a um filme etc. Saber ouvir e se colocar no lugar do outro – ou seja, agir com empatia – também são atitudes que ajudam a desenvolver a inteligência emocional.

A inteligência emocional tornou-se uma soft skill relevante nos processos seletivos de empresas. As equipes de recrutamento e seleção de talentos buscam criar equipes engajadas e que saibam lidar com suas emoções, para, assim, entregar resultados satisfatórios desde o começo de suas trajetórias nas empresas.

Agora que você já sabe o que é inteligência emocional, alguns de seus benefícios na vida pessoal e profissional e sua importância no ambiente de trabalho, que tal seguir nossas dicas para começar a desenvolvê-la? Com a IE bem desenvolvida, certamente você conseguirá controlar suas emoções, e a sua equipe de trabalho também, melhorando o desempenho das atividades e trazendo melhores resultados ao seu negócio. Entre em contato agora mesmo e conte conosco para ajudar!


Newsletter VX Comunicação

Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?

Aumente seus resultados agora