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Negócios

Conheça 10 formas criativas de divulgar sua empresa!

13 setembro, 2018

Saber fazer uma boa divulgação é fundamental para qualquer tipo de negócio, afinal, quanto mais a sua empresa é conhecida, mais clientes, mais força de marca e mais sucesso, certo? Mas é preciso ser criativo na hora de realizar essa divulgação, pois abordagens inventivas e diferenciadas podem atrair um número ainda maior de consumidores do que as ações tradicionais.

Quando você surpreende e desperta a curiosidade do seu público-alvo, é mais fácil ganhar pontos de carisma e gerar engajamento. E é justamente isso que você quer, não é?

Tem dúvidas sobre como divulgar a empresa da melhor forma? Confira este artigo até o final e anote 10 dicas valiosas!

10 dicas para divulgar sua empresa

1. Crie um site com blog

Ter um site responsivo é obrigatório para negócios que querem mostrar seriedade e crescer no mercado. Além disso, é importante ter um pé na blogosfera — melhor ainda se integrar esses dois espaços. Isso porque você poderá unificar conteúdos em um só lugar, tornando a vida do usuário mais fácil.

Hoje em dia, o marketing digital é fator-chave para divulgar qualquer empresa. Quando combinado com estratégias de Marketing de Conteúdo, é possível não só potencializar o conhecimento de marca, como atrair potenciais consumidores. Afinal, informações relevantes e atrativas podem ser usadas como “chamariz” para os seus produtos e serviços. Legal, não é?

Você sabia que 73% das empresas brasileiras já investem nesse tipo de marketing? Se tanta gente assim já está acreditando nas vantagens desse modelo, é melhor você correr atrás também! Para executar esse tipo de ação, é fundamental aprender mais sobre como funciona a jornada do consumidor e o funil de vendas, incorporando esses conceitos às suas estratégias de produção de conteúdo.

2. Invista (profissionalmente) nas redes sociais

As redes sociais deixaram de ser apenas um lugar para postar fotos do fim de semana ou de bater papo com amigos que não se veem há tempos. Elas cresceram e incorporaram outras atividades, eventos, interações etc., e foram descobertas pelas empresas. Agora, é um caminho sem volta.

Segundos dados do relatório Social Media Trends 2018, 94,4% das empresas já estão nas redes sociais, o que demonstra a importância desses meios para as estratégias de divulgação. Porém, muitas marcas não trabalham tão bem os seus perfis e as páginas com a força que deveriam.

Se você quer ganhar público, é preciso investir profissionalmente nelas, ou seja, planejar campanhas, interagir com seguidores e investir em posts patrocinados. Os usuários também são impactados por anúncios e publicações orgânicas de empresas de seu interesse e, muitas vezes, são geradas conversões em vendas — ou, ao menos, são traçados caminhos para elas.

Sendo assim, crie um calendário de postagens, integre as redes com os conteúdos de seu blog e crie anúncios personalizados para o seu público-alvo. Nos posts patrocinados do Facebook, por exemplo, é possível selecionar o aumento do conhecimento de marca como objetivo.

Além disso, não se esqueça de aproveitar os assuntos do momento para movimentar suas redes! Fique de olho nos temas mais comentados da semana para fazer postagens e ações de marketing criativas e aumentar seu engajamento.

Afinal, nada como interagir com o público falando de questões atuais e que são de seu interesse. No Twitter, por exemplo, é interessante acompanhar os Trending Topics, em que aparecem as hashtags mais usadas. Tendo essas informações, é só surfar a onda e criar diálogos mais dinâmicos e antenados com o público.

3. Participe de feiras e eventos

Estar no lugar certo pode ser muito proveitoso. Além de encontrar possíveis parceiros para ajudar na divulgação de sua marca e aprender mais sobre os movimentos recentes do mercado, os eventos relacionados ao seu setor têm uma grande circulação de pessoas interessadas no seu tipo de produto ou serviço.

É estar onde os seus potenciais clientes também estarão. Em outras palavras, é unir o útil ao agradável.

4. Mescle ações virtuais e físicas

Um bom modo de promover sua empresa amplamente é por meio de ações online e offline bem alinhadas. Por exemplo, enquanto envia e-mails marketing, por que não mandar cartas personalizadas — até mesmo escritas à mão — para aqueles clientes especiais? Com esse gesto, você poderá mostrar a eles que são importantes para o seu negócio.

Por sinal, quem faz isso atualmente é o Nubank, uma empresa que tem o atendimento como um de seus pontos mais fortes justamente por ser humanizado.

 

5. Considere a estratégia de gifting

A prática do gifting, quando a empresa presenteia clientes, parceiros ou prospects, vai muito além de distribuir brindes. Tem a ver com criar uma experiência diferenciada e um vínculo emocional, demonstrando que você vê valor naquela pessoa.

Essa estratégia também é uma forma de sair na frente dos concorrentes que, muitas vezes, não querem investir nesse tipo de ação. Basicamente, você ganha em duas frentes: distingue-se das empresas rivais e desenvolve um relacionamento melhor com o público — os clientes ganham e você também!

6. Use feriados e datas especiais

Os feriados estão aí para serem aproveitados também pelas empresas, afinal, são momentos especiais que as pessoas usam para relaxar, se divertir e, o que importa para nós nesse momento, fazer compras!

Por isso, lembre-se de lançar campanhas e ações promocionais em datas especiais, como Dia dos Namorados, Natal e Black Friday. Elas podem impulsionar as vendas e gerar bons retornos para o seu negócio.

7. Faça parceria com celebridades

Ter um famoso anunciando o seu produto pode atrair um grande número de potenciais clientes.

Caso a verba esteja curta, você pode aproveitar para sair do lugar-comum de usar atores ou jogadores de futebol para fechar parcerias com outras figuras relevantes. Você pode aproveitar, por exemplo, youtubers, instagrammers e blogueiros. Apesar de terem públicos menores, costumam ter mais influência sobre aquele nicho.

Vivemos a era dos influenciadores digitais, então, vale a pena procurar essas pessoas, especialmente nas redes sociais. Além de conseguir uma boa divulgação, você ainda poderá atrair um público mais jovem — se for o seu objetivo, claro. Dois benefícios com uma só ação!

8. Invista em links patrocinados

site mais acessado do mundo é o Google. Então, por que não fazer anúncios nessa gigante das buscas e aproveitar parte dessa exposição?

Para isso, o melhor caminho é anunciar com links pagos, ou seja, aqueles resultados patrocinados que aparecem em destaque no topo da página, acima dos orgânicos, a cada pesquisa. Você poderá atrair um bom tráfego para o seu site ou blog com essa estratégia!

9. Chame a atenção com fatos inesperados

Sabe aqueles memes que de tempos em tempos brotam na internet? Muitos deles nascem de eventos inesperados, como gafes de famosos, cenas inusitadas no esporte (na última Copa do Mundo tivemos vários), vídeos de humor etc. Que tal brincar com alguns deles em suas redes? Isso é uma forma criativa e atual de interagir com o público.

Mas tenha cuidado ao lidar com imagens pessoais. O indicado é aproveitar situações, símbolos ou figuras mais genéricas, mas que ainda possam gerar compartilhamentos, curtidas, comentários e outras interações com o público nas redes.

10. Encontre uma parceira criativa

Para aplicar as dicas acima na sua empresa e lançar ações realmente criativas, é indicado buscar uma parceira criativa, como uma agência 360°. Ela terá uma equipe com o know how necessário para planejar e executar as suas campanhas de divulgação. Ou seja, é aquele impulso necessário para aumentar as chances de sucesso de suas estratégias de marketing.

Divulgar a empresa de maneira criativa vai além dos meios escolhidos, pois é preciso elaborar uma boa estratégia com linguagem adequada e diferenciada. Para isso, é necessário utilizar imagens interessantes, bem como sons, vídeos e folders que despertem a atenção de seu público-alvo de alguma forma, seja com humor, seja com uma mensagem emocionante.

Agora que você conhece essas formas imbatíveis de divulgar o seu negócio, entre em contato com a gente e descubra como podemos ajudar você!

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