Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?

Negócios

Dicas para se preparar para a Black Friday 2023

21 setembro, 2023

A Black Friday é um dos eventos mais importantes para o e-commerce. Tanto lojistas quanto consumidores aguardam ansiosamente a chegada dessa data, que é anualmente realizada na última sexta-feira do mês de novembro. Muitas empresas aproveitam esse período para oferecer descontos e promoções em seus produtos e serviços. Dessa forma, elas podem aumentar seus faturamentos, ganhar reconhecimento de marca e conquistar novos clientes.

Para se ter uma ideia, em 2022, as vendas geradas por anúncios online aumentaram 76% em comparação ao ano anterior durante a Black Friday. Diante desse fato, podemos perceber como é importante saber aproveitar essa época do ano que, a propósito, já está se aproximando.

É importante preparar com antecedência as ações que sua empresa pode executar para lucrar durante a Black Friday. Que tal conferir estas dicas para se sair bem e conseguir vender ainda mais no melhor momento do ano para o varejo? Então continue lendo este texto até o fim!

1.   Comece a se planejar com antecedência

Apesar de ser uma dica óbvia, é uma das mais importantes! Muitas empresas acabam embarcando na desculpa de que haverá tempo, pois “ainda falta muito para a Black Friday”, mas acabam esquecendo e deixando para executar suas ações na última hora.

Quando faltam apenas dois ou três meses para o evento, esse é o momento de se planejar. Assim você terá o tempo suficiente para elaborar as melhores estratégias e ajustar conforme necessário.

Uma sugestão para começar mais cedo a se preparar para a época é fazer um esquenta, como se fosse uma “pré-Black Friday”, com uma estratégia de marketing de conteúdo que estimule sua audiência e te permita entender o que gostariam de ver nas ofertas do período.

2.       Faça uma análise prévia antes de agir

Ter conhecimento do mercado é essencial para saber como agir. Por isso, é interessante analisar os dados de como foram as Black Fridays anteriores, tanto de forma geral quanto com relação à sua própria empresa.

Por exemplo, você sabe quais são os principais canais onde os brasileiros pesquisam ofertas na Black Friday? Segundo O Globo, em primeiro lugar estão sites de busca, seguidos por redes sociais, sites especializados, lojas físicas e apps de lojas ou marketplace.

Outras sugestões para essa análise são: identificar quais foram os produtos mais vendidos; definir quais estratégias de marketing deram certo e quais precisam ser aprimoradas; e estudar o comportamento dos consumidores. Com isso, você terá mais clareza sobre suas decisões para este ano.

Como já comentamos, você deve pesquisar com o consumidor o que sua empresa pode colocar em oferta durante a Black Friday. Uma maneira prática de se fazer isso é aproveitando as próprias funcionalidades das redes sociais ao criar interações com enquetes, caixas de perguntas, respostas a comentários com dúvidas, entre outras ações de engajamento.

3.       Garanta que sua empresa atenda a alta demanda

Durante a Black Friday, o movimento em torno das vendas aumenta significativamente, pois o interesse dos consumidores em produtos e serviços com descontos é inevitável. Por isso, você deve garantir que sua empresa esteja preparada para lidar com o aumento da demanda e consiga atender o público adequadamente. Caso isso não ocorra, seu negócio pode ter sérios problemas de insatisfação com sua audiência.

4.       Elabore campanhas de divulgação

É claro! Para que seus clientes e os potenciais novos clientes saibam que sua empresa está participando da Black Friday, você precisa divulgar isso, não é mesmo? Fazer um planejamento de marketing digital é essencial para atrair sua audiência para seu negócio.

Invista em campanhas de e-mail marketing, produção de conteúdo para redes sociais, ações em mídia paga e, até mesmo, na criação de uma landing page específica para a Black Friday. Dessa forma, você vai atrair o público-alvo da sua empresa para suas ações promocionais e converter em vendas quando chegar o momento certo.

5.       Ofereça promoções e descontos atrativos

Na Black Friday, as empresas oferecem grandes promoções e preços mais baixos que o normal. Então ofereça descontos realmente atrativos e destaque os benefícios de comprar na sua empresa durante esse período.

Algumas marcas prolongam um pouco a Black Friday, e o período é conhecido como Black Week. A extensão em geral acontece durante toda a semana do evento original, mas algumas empresas também estendem as promoções até o fim de semana seguinte. A ideia de se ter mais tempo para aproveitar os descontos é bastante atrativa e tranquilizadora para os consumidores.

Algumas ações que podem ser feitas nesse período são:

– 50% de desconto em produtos selecionados;

– Pague 3, leve 2;

– Comprando 2, o segundo sai pela metade do preço;

– Ofertas relâmpago com preços ainda mais baixos; 

– Cupons de desconto com diferentes condições.

6.       Treine sua equipe de marketing e vendas

É importante também treinar a equipe de marketing e vendas da sua empresa para que saibam lidar com o aumento no fluxo de clientes e possam tirar dúvidas sobre produtos e promoções. Proporcionar um atendimento rápido, claro e de qualidade nessa época faz toda a diferença para a experiência de compra do consumidor.

7.       Fique de olho na concorrência

É interessante também monitorar as ações da concorrência antes, durante e após a Black Friday. Saber o que as outras empresas estão fazendo pode te auxiliar a identificar oportunidades, ser mais assertivo nas suas estratégias e manter-se competitivo no mercado, podendo inclusive te colocar à frente na preferência dos consumidores.

8.       Deixe seu site preparado para esse momento

Especialmente se o seu negócio consiste em vendas on-line, certifique-se de que o seu site e a plataforma de e-commerce estejam preparados para receber um grande número de visitantes. Verifique questões como hospedagem e escalabilidade, modo responsivo, carregamento de páginas e suporte ao cliente.

9.       Planeje o pós-Black Friday

Passada a Black Friday, é hora de aproveitar o momento para fidelizar os novos clientes que foram atraídos por suas promoções. É ideal que você já tenha um plano para fazer isso antes mesmo do evento promocional. Algumas sugestões são: oferecer descontos exclusivos para uma segunda compra; enviar comunicados de agradecimento; e manter seus clientes informados sobre novidades e outras promoções.

10.   Analise os resultados da Black Friday

Antes, durante e após a Black Friday, é importantíssimo analisar os resultados das suas campanhas. Com as ferramentas próprias para isso, você pode medir o desempenho das ações realizadas.

Por meio da análise em tempo real, você é capaz de otimizar suas táticas ao longo da campanha, e a análise final permite que você tenha um balanço do que funcionou bem e o que pode ser melhorado para o próximo ano.

Fazer a análise dos dados é fundamental para aprimorar cada vez mais as suas táticas e obter um retorno ainda melhor em futuras Black Fridays.

Agora que você conferiu em nosso blog algumas dicas para utilizar em suas campanhas de Black Friday, que tal começar a se preparar para o evento deste ano? Lembre-se de que faltam apenas dois meses para o grande dia, e você deve se antecipar!

Caso precise de ajuda para implementar suas ações de marketing na Black Friday, nós podemos te ajudar. Entre em contato conosco!

Newsletter VX Comunicação

Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?

Aumente seus resultados agora