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Marketing Promocional: o que é e como aplicá-lo em seu negócio

30 setembro, 2022

Um dos maiores objetivos das marcas, atualmente, é atrair o consumidor, cada vez mais exigente, e fortalecer seu relacionamento com ele. Para isso, é preciso fazer uso de estratégias inovadoras e eficazes, além de pensar e investir em diferentes ações que façam com que a empresa se destaque da concorrência, aproximando-a de seus clientes.

Hoje, uma estratégia muito utilizada para alcançar esses objetivos é o Marketing Promocional, ferramenta que pode ajudar a impactar positivamente o relacionamento da marca com os clientes, proporcionando melhores experiências e seu fortalecimento no mercado. Quer saber mais sobre Marketing Promocional? Continue a leitura deste texto e saiba o que é, sua importância e as vantagens de aplicá-lo em seu negócio.

O que é Marketing Promocional?

O Marketing Promocional pode ser definido como um conjunto de ações feitas para incentivar a interação da empresa com seus consumidores, com o objetivo de melhorar a relação entre ambos, oferecendo experiências que os fidelizem e que atraiam novos, fortalecendo a marca.

Com essa estratégia, é possível promover os valores de um negócio, suas ideias, produtos e serviços, para que cheguem aos consumidores mais facilmente através de ofertas, promoções, brindes, amostras grátis e descontos, entre outras ações que despertem a atenção do cliente, aumentando as chances de conversão e vendas.

A importância do Marketing Promocional

O Marketing Promocional é o responsável por captar a atenção da audiência com ações que proporcionam uma experiência satisfatória aos clientes, melhorando a percepção destes em relação a uma marca, garantindo que ela se diferencie das demais.

Através do Marketing Promocional, você pode demonstrar aos seus clientes que seu produto ou serviço é a melhor opção, que é o que procuram, de fato, através das ações que mencionamos. Além de melhorar as vendas em si, o relacionamento com o cliente ficará mais fortalecido e ele passará a dar preferência à sua marca, pois confiará nela “de olhos fechados”.

Objetivos do Marketing Promocional

O Marketing Promocional engloba ações não rotineiras feitas com um objetivo específico, seja atrair novos clientes, fidelizar os já existentes, fortalecer a marca ou lançar um novo produto ou serviço. E o foco será sempre na experiência que a marca está proporcionando ao consumidor.

Para que as ações deem resultado, é preciso fazer um bom planejamento e análise do público-alvo a ser impactado, oferecendo um diferencial ao cliente para captar sua atenção. Determinar um objetivo claro para essas ações definirá a execução da estratégia e, assim, você conseguirá alcançar o que pretende: cativar o cliente.


Vantagens do Marketing Promocional

Agora que você já entendeu o conceito de Marketing Promocional, é hora de entender melhor as vantagens da aplicação dessa estratégia para o seu negócio. Vamos conferi-las a seguir:

Melhor relacionamento com o cliente

Esta é a principal vantagem que o Marketing Promocional proporciona, pois, oferecendo experiências de valor aos clientes, sua empresa demonstrará que se importa com eles e que podem confiar na sua empresa. Captar pessoas que acreditam na sua marca é importante – e mais: é gratificante.

Atração de novos clientes

Além de tornar clientes fiéis à sua marca, o Marketing Promocional também ajuda a atrair novos clientes, de forma inovadora e com baixo custo. Não é preciso fazer grandes investimentos com ações que demandam verba alta; ideias criativas e que ofereçam algum benefício ao consumidor, como cupons de desconto para a primeira compra ou prêmios após realizarem um número x de compras, podem trazer ótimos resultados.

Promoção da sua marca

Investir em ações de Marketing Promocional ajuda a promover sua marca. Ao proporcionar experiências marcantes para o seu consumidor, você também passa para ele os valores e conceitos da sua organização. Dessa forma, sua empresa conquista a memória afetiva do cliente, e ele passa a lembrar da sua marca com um sentimento de confiança.

Diferencial sobre a concorrência

Com o consumidor mais exigente e o mercado mais concorrido, é preciso criatividade para se destacar. Com ações de Marketing Promocional, você poderá ter um excelente diferencial competitivo para superar a concorrência. Campanhas como distribuição de brindes, amostras grátis e promoções são bons exemplos para se diferenciar e promover sua marca.

Exemplos de ações de Marketing Promocional

Depois de conferir as vantagens em fazer uso do Marketing Promocional, vamos listar alguns exemplos de ações para você aplicar em seu negócio:

Brindes e amostras grátis

São as ações mais tradicionais, simples, de baixo custo e que trazem ótimos resultados. Mas é preciso criar brindes ou amostras grátis personalizadas para gerar simpatia e identificação dos consumidores com a marca. Por isso, a escolha e a produção dos itens são importantes. Selecione brindes interessantes e úteis.

Para reforçar a lembrança da marca, ofereça peças com a logo da sua empresa. Os itens podem estar vinculados a compras feitas: se o cliente comprar algo até um certo valor, ganha um brinde ou amostras grátis de um produto novo, por exemplo.

Programas de incentivo

Sabe quando você almoça em um restaurante e ganha um cartão fidelidade para completar e, após uma certa quantidade de refeições, ganha uma de graça? Ou quando você ganha selos em um supermercado para trocar por algum produto? Esses são exemplos clássicos de programas de incentivo. Use a criatividade para criar campanhas que se adequem ao seu negócio.

O objetivo desta ação é incentivar o acúmulo de pontos, ou seja, compras em troca de algum benefício. Para isso, você precisa conhecer bem o seu público-alvo e oferecer vantagens que sejam de seu interesse. Além de envolver seus atuais clientes, você também pode atrair novos.

Promoções especiais

Um diferencial para conquistar, cativar e atrair novos clientes é criar ações diversificadas, como cupons de desconto, sorteios, kits de produtos e promoções do tipo “compre 3 e leve 4”, por exemplo. Além de menores preços, você também pode oferecer melhores condições de pagamento, como desconto à vista ou no Pix, parcelamento sem juros ou sem entrada etc.

Divulgação do Marketing Promocional

Além de pensar nos benefícios que vai oferecer, você também deve planejar a divulgação deles. Faça anúncios no site do seu negócio, nas redes sociais e no off também, distribuindo panfletos, folders ou utilizando cartazes e banners no seu estabelecimento físico, se houver.

Use outros meios de divulgação, como “o bom e velho” e-mail marketing, um dos canais mais eficientes de comunicação com os clientes já fidelizados e um ótima opção para divulgar ações de Marketing Promocional de maneira mais segmentada e direcionada.

Marketing de Influência

Outra estratégia complementar que pode ser utilizada com o Marketing Promocional é o Marketing de Influência. Você pode fechar parcerias com influenciadores digitais que tenham uma boa conexão com a audiência que você deseja alcançar e acordar com eles a divulgação de cupons de desconto e programas de incentivo.

Depois de ler sobre o assunto e adquirir conhecimento sobre o Marketing Promocional, você já pode criar ações para promover e diferenciar sua marca, focando sempre na experiência dos clientes. Não sabe por onde começar? Deixe com a gente! Basta entrar em contato conosco.


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