Dicas para se preparar para a Black Friday 2023
21 setembro, 2023A Black Friday é um dos eventos mais importantes para o e-commerce. Tanto lojistas quanto consumidores aguardam ansiosamente a chegada dessa data, que é anualmente realizada na última sexta-feira do mês de novembro. Muitas empresas aproveitam esse período para oferecer descontos e promoções em seus produtos e serviços. Dessa forma, elas podem aumentar seus faturamentos, ganhar reconhecimento de marca e conquistar novos clientes.
Para se ter uma ideia, em 2022, as vendas geradas por anúncios online aumentaram 76% em comparação ao ano anterior durante a Black Friday. Diante desse fato, podemos perceber como é importante saber aproveitar essa época do ano que, a propósito, já está se aproximando.
É importante preparar com antecedência as ações que sua empresa pode executar para lucrar durante a Black Friday. Que tal conferir estas dicas para se sair bem e conseguir vender ainda mais no melhor momento do ano para o varejo? Então continue lendo este texto até o fim!
1. Comece a se planejar com antecedência
Apesar de ser uma dica óbvia, é uma das mais importantes! Muitas empresas acabam embarcando na desculpa de que haverá tempo, pois “ainda falta muito para a Black Friday”, mas acabam esquecendo e deixando para executar suas ações na última hora.
Quando faltam apenas dois ou três meses para o evento, esse é o momento de se planejar. Assim você terá o tempo suficiente para elaborar as melhores estratégias e ajustar conforme necessário.
Uma sugestão para começar mais cedo a se preparar para a época é fazer um esquenta, como se fosse uma “pré-Black Friday”, com uma estratégia de marketing de conteúdo que estimule sua audiência e te permita entender o que gostariam de ver nas ofertas do período.
2. Faça uma análise prévia antes de agir
Ter conhecimento do mercado é essencial para saber como agir. Por isso, é interessante analisar os dados de como foram as Black Fridays anteriores, tanto de forma geral quanto com relação à sua própria empresa.
Por exemplo, você sabe quais são os principais canais onde os brasileiros pesquisam ofertas na Black Friday? Segundo O Globo, em primeiro lugar estão sites de busca, seguidos por redes sociais, sites especializados, lojas físicas e apps de lojas ou marketplace.
Outras sugestões para essa análise são: identificar quais foram os produtos mais vendidos; definir quais estratégias de marketing deram certo e quais precisam ser aprimoradas; e estudar o comportamento dos consumidores. Com isso, você terá mais clareza sobre suas decisões para este ano.
Como já comentamos, você deve pesquisar com o consumidor o que sua empresa pode colocar em oferta durante a Black Friday. Uma maneira prática de se fazer isso é aproveitando as próprias funcionalidades das redes sociais ao criar interações com enquetes, caixas de perguntas, respostas a comentários com dúvidas, entre outras ações de engajamento.
3. Garanta que sua empresa atenda a alta demanda
Durante a Black Friday, o movimento em torno das vendas aumenta significativamente, pois o interesse dos consumidores em produtos e serviços com descontos é inevitável. Por isso, você deve garantir que sua empresa esteja preparada para lidar com o aumento da demanda e consiga atender o público adequadamente. Caso isso não ocorra, seu negócio pode ter sérios problemas de insatisfação com sua audiência.
4. Elabore campanhas de divulgação
É claro! Para que seus clientes e os potenciais novos clientes saibam que sua empresa está participando da Black Friday, você precisa divulgar isso, não é mesmo? Fazer um planejamento de marketing digital é essencial para atrair sua audiência para seu negócio.
Invista em campanhas de e-mail marketing, produção de conteúdo para redes sociais, ações em mídia paga e, até mesmo, na criação de uma landing page específica para a Black Friday. Dessa forma, você vai atrair o público-alvo da sua empresa para suas ações promocionais e converter em vendas quando chegar o momento certo.
5. Ofereça promoções e descontos atrativos
Na Black Friday, as empresas oferecem grandes promoções e preços mais baixos que o normal. Então ofereça descontos realmente atrativos e destaque os benefícios de comprar na sua empresa durante esse período.
Algumas marcas prolongam um pouco a Black Friday, e o período é conhecido como Black Week. A extensão em geral acontece durante toda a semana do evento original, mas algumas empresas também estendem as promoções até o fim de semana seguinte. A ideia de se ter mais tempo para aproveitar os descontos é bastante atrativa e tranquilizadora para os consumidores.
Algumas ações que podem ser feitas nesse período são:
– 50% de desconto em produtos selecionados;
– Pague 3, leve 2;
– Comprando 2, o segundo sai pela metade do preço;
– Ofertas relâmpago com preços ainda mais baixos;
– Cupons de desconto com diferentes condições.
6. Treine sua equipe de marketing e vendas
É importante também treinar a equipe de marketing e vendas da sua empresa para que saibam lidar com o aumento no fluxo de clientes e possam tirar dúvidas sobre produtos e promoções. Proporcionar um atendimento rápido, claro e de qualidade nessa época faz toda a diferença para a experiência de compra do consumidor.
7. Fique de olho na concorrência
É interessante também monitorar as ações da concorrência antes, durante e após a Black Friday. Saber o que as outras empresas estão fazendo pode te auxiliar a identificar oportunidades, ser mais assertivo nas suas estratégias e manter-se competitivo no mercado, podendo inclusive te colocar à frente na preferência dos consumidores.
8. Deixe seu site preparado para esse momento
Especialmente se o seu negócio consiste em vendas on-line, certifique-se de que o seu site e a plataforma de e-commerce estejam preparados para receber um grande número de visitantes. Verifique questões como hospedagem e escalabilidade, modo responsivo, carregamento de páginas e suporte ao cliente.
9. Planeje o pós-Black Friday
Passada a Black Friday, é hora de aproveitar o momento para fidelizar os novos clientes que foram atraídos por suas promoções. É ideal que você já tenha um plano para fazer isso antes mesmo do evento promocional. Algumas sugestões são: oferecer descontos exclusivos para uma segunda compra; enviar comunicados de agradecimento; e manter seus clientes informados sobre novidades e outras promoções.
10. Analise os resultados da Black Friday
Antes, durante e após a Black Friday, é importantíssimo analisar os resultados das suas campanhas. Com as ferramentas próprias para isso, você pode medir o desempenho das ações realizadas.
Por meio da análise em tempo real, você é capaz de otimizar suas táticas ao longo da campanha, e a análise final permite que você tenha um balanço do que funcionou bem e o que pode ser melhorado para o próximo ano.
Fazer a análise dos dados é fundamental para aprimorar cada vez mais as suas táticas e obter um retorno ainda melhor em futuras Black Fridays.
Agora que você conferiu em nosso blog algumas dicas para utilizar em suas campanhas de Black Friday, que tal começar a se preparar para o evento deste ano? Lembre-se de que faltam apenas dois meses para o grande dia, e você deve se antecipar!
Caso precise de ajuda para implementar suas ações de marketing na Black Friday, nós podemos te ajudar. Entre em contato conosco!