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Conheça 10 formas criativas de divulgar sua empresa!

13 setembro, 2018

Saber fazer uma boa divulgação é fundamental para qualquer tipo de negócio, afinal, quanto mais a sua empresa é conhecida, mais clientes, mais reconhecimento de marca e mais sucesso, certo? Mas é preciso ser criativo na hora de realizar essa divulgação, pois abordagens inventivas e diferenciadas podem atrair um número ainda maior de consumidores do que as ações de marketing tradicionais.

Quando você surpreende e desperta a curiosidade do público-alvo do seu negócio, é mais fácil ganhar pontos de carisma e gerar engajamento com ele. E é justamente isso que você quer, não é?

Tem dúvidas sobre como divulgar a sua empresa da melhor forma? Confira este artigo até o final e anote 10 dicas valiosas!

10 dicas para divulgar sua empresa

1. Crie um site que tenha blog

Ter um site responsivo é obrigatório para negócios que querem mostrar seriedade e crescer no mercado. Além disso, é importante ter um blog também — melhor ainda se integrar esses dois espaços. Isso porque você poderá unificar conteúdos em um só lugar, tornando a vida do usuário mais fácil.

Hoje em dia, ter um planejamento de marketing digital é fator-chave para divulgar qualquer empresa. Quando combinado com estratégias de marketing de conteúdo, é possível não só potencializar o conhecimento de marca, como atrair potenciais consumidores. Afinal, informações relevantes e atrativas podem ser usadas como “chamariz” para os seus produtos e serviços. Legal, não é?

Além disso, ter um blog traz autoridade para a marca, posicionando o seu site como um especialista no assunto. Conteúdo de valor também aumenta a relevância do domínio, ranqueando-o de forma mais positiva no Google e aumentando as chances de ele ser encontrado organicamente. Por isso, hoje em dia é essencial que o site da sua empresa tenha um blog para chamar de seu. Não deixe, também, de estudar sobre a jornada do consumidor e o funil de vendas, conceitos que farão toda a diferença na sua estratégia de produção de conteúdo.

2. Invista profissionalmente nas redes sociais

Hoje em dia é praticamente impossível ficar de fora das redes sociais. Cada vez mais diversas, elas trazem conteúdos para todos os públicos e permitem a criação de uma conexão fiel entre marcas e pessoas. Do bar da esquina ao grande conglomerado de mídia, ter presença on-line faz a diferença em qualquer negócio.

Sete em cada dez empresas atuam nas redes sociais, número que disparou após a pandemia (o percentual anterior era de “apenas” 59%). Porém, apenas estar com o perfil criado não basta: é preciso estratégia e investimento para causar impacto no público que você deseja alcançar.

Se você quer ganhar audiência, é preciso investir profissionalmente nelas, ou seja, planejar campanhas, interagir com seguidores e investir em posts patrocinados. Os usuários também são impactados por anúncios e publicações orgânicas de empresas de seu interesse e, muitas vezes, são geradas conversões em vendas — ou, ao menos, são traçados caminhos para elas.

Sendo assim, crie um cronograma de postagens, integre as redes com os conteúdos do seu blog e estabeleça ações em mídia paga para o seu público-alvo. Em uma estratégia de Facebook Ads, por exemplo, é possível selecionar o aumento do conhecimento de marca como objetivo.

Além disso, não se esqueça de aproveitar os assuntos do momento para movimentar seus perfis. Fique de olho nos temas mais comentados da semana para fazer publicações e ações de marketing criativas e aumentar seu engajamento nas redes sociais.

Afinal, nada como interagir com o público falando de questões atuais e que são de seu interesse. No Twitter, por exemplo, é interessante acompanhar os Trending Topics, em que aparecem as hashtags mais usadas. Tendo essas informações, é só surfar a onda e criar diálogos mais dinâmicos e antenados com o público.

3. Participe de feiras e eventos

Estar no lugar certo pode ser muito proveitoso. Além de encontrar possíveis parceiros para ajudar na divulgação de sua marca e aprender mais sobre os movimentos recentes do mercado, os eventos relacionados ao seu setor têm uma grande circulação de pessoas interessadas no seu tipo de produto ou serviço.

É estar onde os seus potenciais clientes também estarão. Em outras palavras, é unir o útil ao agradável.

4. Trabalhe com ações virtuais e físicas

Um bom modo de promover sua empresa amplamente é por meio de ações online e offline bem alinhadas. Por exemplo, enquanto envia e-mails marketing, por que não mandar cartas personalizadas — até mesmo escritas à mão — para aqueles clientes especiais? Com esse gesto, você poderá mostrar a eles que são importantes para o seu negócio.

Por sinal, quem faz isso atualmente é o Nubank, uma empresa que tem o atendimento como um de seus pontos mais fortes justamente por ser humanizado.

5. Considere a estratégia de gifting

A prática de fazer estratégias de gifting, quando a empresa presenteia clientes, parceiros ou prospects, vai muito além de distribuir brindes. Tem a ver com criar uma experiência diferenciada e um vínculo emocional, demonstrando que você vê valor naquela pessoa.

Essa estratégia também é uma forma de sair na frente dos concorrentes que, muitas vezes, não querem investir nesse tipo de ação. Basicamente, você ganha em duas frentes: distingue-se das empresas rivais e melhora o marketing de relacionamento com o público — os clientes ganham e você também!

6. Use datas comemorativas

As datas comemorativas estão aí para serem aproveitadas também pelas empresas, afinal, são momentos especiais que as pessoas usam para comemorar, relaxar, se divertir e, o que importa para nós nesse momento: fazer compras!

Por isso, lembre-se de lançar campanhas e ações promocionais em datas especiais, como Dia dos Namorados, Natal e Black Friday. Elas podem impulsionar as vendas e gerar bons retornos para o seu negócio.

7. Faça parcerias com famosos e influenciadores

Ter pessoas famosas ou influenciadores digitais anunciando o seu produto pode atrair um grande número de potenciais clientes.

Caso a verba esteja curta, você pode aproveitar para sair do lugar-comum de usar atores ou jogadores de futebol para fechar parcerias com outras figuras relevantes. Você pode aproveitar, por exemplo, youtubers, instagrammers e blogueiros. Apesar de terem públicos menores, costumam trabalhar mais o marketing de influência sobre aquele nicho.

Vivemos a era dos influenciadores digitais, então, vale a pena procurar essas pessoas, especialmente nas redes sociais. Além de conseguir uma boa divulgação, você ainda poderá atrair um público mais jovem — se for o seu objetivo, claro. Dois benefícios com uma só ação!

8. Invista em mídia paga

site mais acessado do mundo é o Google. Então, por que não fazer anúncios nessa gigante das buscas e aproveitar parte dessa exposição?

Para isso, o melhor caminho é anunciar com mídia paga, ou seja, aqueles resultados patrocinados que aparecem em destaque no topo da página, acima dos orgânicos, a cada pesquisa. Você poderá atrair um bom tráfego para o seu site ou blog com essa estratégia!

9. Chame a atenção com assuntos do momento

Sabe os memes que de tempos em tempos “viralizam” na internet? Muitos deles nascem de eventos inesperados, como “gafes de famosos”, cenas inusitadas no esporte, vídeos de humor etc. Que tal brincar com alguns deles em suas redes? Isso é uma forma criativa e atual de interagir com o público.

Mas tenha cuidado ao lidar com imagens pessoais. O indicado é aproveitar situações, símbolos ou figuras mais genéricas, mas que ainda possam gerar compartilhamentos, curtidas, comentários e outras interações com o público nas redes.

10. Encontre uma parceira criativa

Para aplicar as dicas acima na sua empresa e lançar ações realmente criativas, é indicado buscar uma parceira criativa, como uma agência 360°. Ela terá uma equipe com o knowhow necessário para planejar e executar as suas campanhas de divulgação. Ou seja, é aquele impulso necessário para aumentar as chances de sucesso de suas estratégias de marketing.

Divulgar a empresa de maneira criativa vai além dos meios escolhidos, pois é preciso elaborar uma boa estratégia com um tom de voz para sua marca adequado e diferenciado. Para isso, é necessário utilizar imagens interessantes, bem como sons, vídeos e banners que despertem a atenção de seu público-alvo de alguma forma, seja com humor, seja com uma mensagem emocionante.

Agora que você conhece essas formas imbatíveis de divulgar o seu negócio, entre em contato com a gente e descubra como podemos ajudar você!

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