Como a Stanley aumentou o número de vendas em meio à pandemia
2 setembro, 2021Com a ajuda da VX Comunicação, a empresa faturou 770% a mais no último trimestre de 2020*
Há mais de um século no mercado, a Stanley sempre foi fiel aos seus valores: durabilidade, relevância e tradição. E nós conhecemos bem esses valores, afinal, trabalhamos juntos desde que a marca chegou ao Brasil. Do online ao offline, a VX Comunicação atende à Stanley focando em sua essência e despertando a confiança do público com ações relevantes e estratégicas.
A Stanley é conhecida pela altíssima qualidade de seus produtos. A empresa comercializa copos, potes e garrafas térmicas, além de kits para acampamento. É fato que a marca sintetiza um estilo de vida aventureiro e dinâmico, mas não é só nas trilhas, campings e viagens que se baseia o seu negócio. O ano de 2020 chegou com muitas adversidades e foi preciso fazer uma reavaliação das estratégias de comunicação da marca. Em um trabalho construído em parceria com o cliente, redirecionamos nosso olhar e vimos, em meio à crise, uma oportunidade de reforçar os pilares da Stanley e mostrar que sua ampla gama de equipamentos é ideal para qualquer momento, fazendo valer ainda mais seu lema “Built for life” (construídos para a vida toda).
De modo geral, não é nenhuma novidade que a pandemia da Covid-19 afetou profundamente o mundo e a maneira como levávamos nossas vidas. Os desafios foram muitos – ainda são, na verdade. No que tange aos negócios, foi preciso encontrar soluções adequadas às novas demandas para driblar as barreiras impostas. As empresas precisaram se adaptar ao novo cenário. E assim também foi para a Stanley.
Mas, com um trabalho conjunto, compreendemos a nova rotina e os novos desejos do público, reavaliamos algumas estratégias de marketing digital e colhemos bons resultados: a marca aumentou seu alcance e relevância, cresceu e fortaleceu a relação com seus seguidores no Instagram e, como consequência, mais vendas foram geradas.
Quer saber como isso aconteceu? Siga lendo para descobrir como foi nosso 2020 junto com a Stanley.
Hora de alinhar a estratégia de comunicação ao novo cenário
A saída para muitas empresas durante a pandemia foi migrar para o digital, mas a Stanley já tinha uma presença consolidada nesse ambiente. O que mudar então? A forma de se conectar com o público!l
Sabemos que é colocando as pessoas no centro da estratégia que podemos enxergar as oportunidades e direcionar melhor o que oferecer e quando oferecer. Aprimorar toda a experiência do consumidor, do primeiro contato em um anúncio ou post em rede social até a finalização do pedido e entrega, é o que faz a marca ter uma percepção positiva de sua audiência. Uma experiência digital rica e atraente pode diferenciar a sua empresa da concorrência, dar mais visibilidade à sua marca e fazer o seu negócio se destacar.
A VX já vinha trabalhando uma abordagem mais humanizada para a Stanley nas redes sociais. Começamos a trazer variedade em conteúdos de valor e a imprimir de forma mais clara o estilo de vida dos clientes da marca para gerar mais reconhecimento do público. Esta nova abordagem editorial trouxe crescimento no engajamento dos usuários e, assim, pudemos começar a criar de forma mais genuína uma comunidade de brandlovers.
Mas aí veio a pandemia. O grande desafio foi, então, continuar trabalhando esse relacionamento com o público, sem perder a essência do lifestyle aventureiro, mesmo em meio ao distanciamento social. Trouxemos para a Stanley um conceito baseado na “paixão por compartilhar experiências”: o DNA aventureiro e outdoor da marca foi transportado para um universo indoor de isolamento, incentivando a conexão entre as pessoas, mesmo à distância, dando espaço para a liberdade de ser, agregando positividade e bom humor e usando o bem-estar e a perspectiva de um novo tempo como inspirações.
Na prática, o realinhamento da comunicação nas redes sociais foi feito com alguns ajustes nas editorias de conteúdo. Foram principalmente três mudanças, com objetivos específicos:
Engajamento – “Convite Stanleyness”
Usando o lado divertido da marca, convidamos as pessoas a curtirem a vida e seus micromomentos, incentivando o entretenimento on-line.
Compartilhamento – “Stanley na sua vida”
Reforçamos que a marca participa do dia a dia do seu público e pode estar presente nas mais diversas situações, incluindo quando se está em casa. Lembramos momentos outdoor como uma projeção positiva do futuro e trouxemos os produtos Stanley para o cotidiano dentro de casa.
Relacionamento – “Desafios Stanley”
Valorizamos a conexão com a comunidade Stanley e seu estilo de vida aventureiro. De forma descontraída e bem-humorada, desafiamos o público a se manter preparado física e mentalmente para quando fosse possível voltar à rotina outdoor e ao seu lifestyle dinâmico.
Mas, afinal, o que alcançamos com tudo isso?
Colhendo os bons resultados!
Nos orgulhamos do trabalho construído com a Stanley em 2020, em meio a todas as adversidades. O realinhamento da comunicação, feito de forma estratégica e cuidadosa, foi fundamental. Observamos cada métrica, avaliamos cada resultado e, com a evolução crescente dos números, fomos juntos, cliente e agência, tomando novas decisões. Além de toda a estratégia para o conteúdo, também reforçamos o planejamento de anúncios, aumentando a verba de investimento para atingir ainda mais pessoas. Todo esse conjunto de ações trouxe ótimos resultados.
Em um ano, crescemos em cerca de 250% o número de seguidores no perfil de Instagram da marca (@stanleypmibrasil), chegando a ultrapassar o perfil global (@stanley_brand). E não parou por aí! Ainda falando em Instagram, a taxa de engajamento no acumulado de 2020 subiu mais de 500% com relação ao acumulado do ano anterior. E se mais pessoas se conectam com a marca e seus valores, a percepção positiva também cresce e consequentemente… o número de vendas!
Este foi outro golaço da parceria da VX com a Stanley em 2020: o número de sessões no site, que obteve um aumento de 228% quando comparamos o primeiro trimestre do ano – lembrando que era antes e início da pandemia da COVID-19 – com os três últimos meses. E não estamos falando apenas que os usuários visitaram o site; estamos também nos referindo à conversão! Considerando os mesmos períodos para comparação, o número de pedidos em produtos Stanley cresceu 570% e elevou o faturamento da marca em mais de 770%!
Isso mostra como é necessário colocar as pessoas no centro da estratégia do marketing digital. É preciso pensar na audiência ao criar conteúdos para as redes sociais e anúncios e considerar a sua percepção sobre o mundo, os seus desejos. Interagir com o público e fortalecer os relacionamentos para que essas ações se revertessem em uma comunidade forte para a marca foram ações fundamentais. O que nós fizemos nessa parceria Stanley-VX foi gerar valor para o público.
Se vale a máxima “conteúdo é rei”, então completamos: “estratégia é rainha”.
*Comparativo feito com o primeiro trimestre de 2020.