Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?

Tecnologia

Você já testou o Chat GPT? Conheça algumas dicas sobre a ferramenta

23 junho, 2023

Vivemos hoje rodeados pela tecnologia e, como sabemos, a transformação digital acontece de forma muito acelerada. Por isso, é importante estarmos atentos às novidades tecnológicas e sempre avaliar como podemos aproveitá-las em nossas rotinas e nos negócios

O Chat GPT é uma dessas novidades que chamou a atenção de muita gente e tornou-se um sucesso. Conquistando mais de 100 milhões de usuários em apenas dois meses de lançamento, essa ferramenta, lançada no final de 2022, está revolucionando a forma como buscamos informações e como podemos automatizar tarefas com o poder da Inteligência Artificial

O Chat GPT oferece uma série de possibilidades que podem ser exploradas tanto no seu dia a dia quanto nos negócios. Você já tinha ouvido falar dessa tecnologia? Continue lendo este conteúdo até o final para entender o que é, como funciona e conhecer algumas dicas sobre como usá-lo!

O que é o Chat GPT e como funciona?

O Chat GPT é uma ferramenta on-line de Inteligência Artificial (IA) que conversa com usuários de forma automatizada, como se fosse um humano. Esses diálogos acontecem através de um chat no site oficial, de forma mais natural e espontânea, já que o Chat GPT é capaz de entender questões, contextualizá-las e elaborar textos e respostas simulando um bate-papo. 

A ferramenta foi desenvolvida pela OpenAl, um laboratório de pesquisas dos Estados Unidos, com sede em São Francisco, e lançada em novembro de 2022. A sigla GPT vem da frase em inglês “Generative Pre-Trained Transformer” ​​– traduzindo em português: “Transformador pré-treinado generativo”.

O desenvolvimento do Chat GPT foi baseado em redes neurais e machine learning, e o modelo de linguagem permite que a plataforma crie diálogos virtuais com o usuário final. Prestando atenção às palavras-chave, aos diferentes contextos e significados dos termos, o Chat GPT analisa um grande volume de dados, processa e cruza as informações para, por fim, trazer resultados mais apropriados para os questionamentos feitos, seja qual for o tipo de pergunta ou comando que você der.

Dicas para usar o Chat GPT

O primeiro passo, claro, é fazer o seu cadastro (acesse aqui). O Chat GPT já está disponível em português, e você pode testá-lo usando a versão gratuita. Mas também existe a possibilidade de fazer uma assinatura. A vantagem do plano pago é que você tem respostas mais rápidas e acesso prioritário ao algoritmo, o que pode ser interessante, especialmente quando o serviço tiver pico de demanda.

Com o cadastro feito, agora é só começar a fazer suas perguntas. Você pode solicitar informações sobre quase qualquer coisa, já que a ferramenta tem recursos que impedem o seu uso de forma nociva. No entanto, é muito importante saber como fazer perguntas para obter resultados mais diretos e concisos. Busque contextualizar e ser claro nas informações que solicitar ao Chat GPT, especificando-as de acordo com sua necessidade. 

Também é importante saber que o Chat GPT foi alimentado sobre acontecimentos que ocorreram até setembro de 2021. Portanto, eventos após essa data ainda não são compreendidos pelo algoritmo. Caso busque informações sobre situações a partir da data, as respostas serão imprecisas, vagas ou incorretas, e a plataforma pode até mesmo informar que não consegue responder sobre aquele determinado assunto.

Muitas empresas têm relatado fazer um bom uso do Chat GPT em seus negócios. Mas, antes de pensar em adotar a ferramenta na sua empresa, é interessante fazer alguns testes. Veja a seguir como o Chat GPT pode ser um aliado da sua empresa.

Como a ferramenta pode ajudar em seu negócio?

A Inteligência Artificial do Chat GPT pode ser empregada para auxiliar na automação de várias tarefas, como para assistentes virtuais, bots de atendimento e serviço de suporte. Também é possível criar teorias e estratégias, testar ideias, identificar possíveis problemas existentes e as soluções para resolvê-los, fazer pesquisas mais técnicas, melhorar o relacionamento com clientes, auxiliar na criação de textos para anúncios de mídia paga e conteúdos para publicações em redes sociais, blogs e e-mail marketing, materiais ricos e muito mais. Ufa! As possibilidades são infinitas.

Passe corretamente as informações, e a ferramenta vai te retornar com as melhores respostas. Mas lembre-se sempre de checar as sugestões recebidas.

Agora que você já sabe o que é o Chat GPT, como ele funciona e como utilizá-lo em seu negócio, que tal começar a testá-lo? 

E, caso precise de ajuda para desenvolver estratégias criativas para alavancar o seu negócio, conte conosco!

Newsletter VX Comunicação

Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?

Aumente seus resultados agora