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Marketing e festa junina: uma grande oportunidade para o seu negócio

23 junho, 2022

Na metade do ano temos de bom nessa época do ano as festas juninas. Sabia que, além de alegrar o país inteiro, elas também são uma ótima oportunidade para empresas e empreendedores digitais realizarem ações de marketing?

Esse período sempre foi muito proveitoso para os mais diferentes setores, mas, com a chegada da pandemia da Covid-19 há alguns anos atrás, os mercados sofreram bastante com a não realização das tão populares festas juninas, e a economia do país foi seriamente afetada: houve uma enorme baixa nas vendas de alimentos e vestuário típicos e de ingressos para shows, entre outras coisas.

Com a flexibilização dos protocolos, estamos vivendo agora o tal “novo normal”, e vários eventos físicos foram retomados, como shows, cinema, teatro, aulas em escolas e faculdades, palestras e reuniões corporativas e, também, as festas juninas, que acontecem nos meses de junho e julho – e até mesmo em agosto.

As datas comemorativas e suas respectivas festas tornaram-se uma grande oportunidade para marcas de diversos segmentos promoverem produtos e serviços e engajarem com seus consumidores. E, em uma das melhores temporadas do ano para alavancar vendas e ganhar visibilidade, não se pode perder a chance de lançar mão de estratégias de marketing digital, principalmente as empresas com estratégias para público on-line.

Quer saber como aproveitar essa época para investir em ações para promover o seu negócio? Continue lendo este texto até o final e confira!

As tradições das festas juninas

As festas juninas chegaram ao Brasil com os portugueses e se popularizaram muito por aqui, sendo realizadas em praticamente todas as regiões do país. São consideradas atrações religiosas e multiculturais e homenageiam três santos populares: Santo Antônio, São Pedro e São João. As tradições em torno desses festejos incluem músicas com quadrilhas e danças, comidas e bebidas típicas, decoração, vestimentas e muitas brincadeiras.

Mesmo que o segmento do seu negócio não tenha a ver com as tradições das festas juninas, é possível vincular sua marca a esse período para atrair sua audiência e engajá-la ainda mais. Tudo vai depender das estratégias que você utilizar para interagir com o público-alvo do seu negócio.

No mês de maio já começa a surgir entre os consumidores o interesse por assuntos relacionados aos festejos juninos e a busca por itens típicos já se faz presente. Hora em que aparece a oportunidade de melhorar os resultados de suas campanhas e alavancar suas vendas.

Por que talvez deva investir na época das festas juninas?

Praticamente qualquer negócio pode se beneficiar dessa época. Setores alimentícios, de vestuário e de decoração são os que mais aproveitam a oportunidade (com lançamentos de produtos, promoções e estratégia de branding, entre outras), mas você pode investigar como tirar proveito do momento.

Além de alavancar suas vendas e ganhar reconhecimento de marca, fazendo bom uso da criatividade para desenvolver campanhas com mensagens divertidas e de impacto, você, certamente, deixará uma lembrança na mente do consumidor. Para isso, não tenha medo de sair do lugar-comum: faça algo que seja diferente, de fato, e que atraia a sua audiência.

Mas atenção: é preciso estar ciente das suas possibilidades e entender que essa época traz muitas vantagens, mas também algumas desvantagens, para qualquer tipo de negócio.

Vantagens e desvantagens do período junino

Listamos aqui algumas das vantagens e desvantagens que a época oferece, caso você resolva investir no período junino para promover sua marca.

Vantagens

– Há mais pessoas fazendo buscas por produtos relacionados aos festejos juninos;

– É uma boa chance de mostrar para o seu público que sua marca está por dentro das tendências do momento;

– É possível despertar a curiosidade da sua audiência com campanhas relacionadas às festas juninas;

– Engajamento do público com a criação de ações promocionais e lives que apresentam brincadeiras, perguntas e memes; e

– Aumento do “awareness” da sua marca através da criação de campanhas com foco nas festas juninas.

Desvantagens

– Perder o “timing” para desenvolver suas campanhas com temas juninos;

– Não conseguir engajar sua audiência porque o assunto não é interessante para o seu público;

– A grande concorrência nesse período, que quer chamar a atenção da mesma audiência que você;

– Fazer campanhas que não tenham nada a ver com o seu negócio pode acabar “assustando” seu público; e

– Não se planejar com antecedência e criar campanhas que acabarão trazendo prejuízo ao invés de lucro.

Como aproveitar o São João para beneficiar seu negócio

São João é uma das tantas datas comemorativas existentes em nosso calendário, como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Páscoa, Natal… E todas trazem objetivos, linguajares e decorações específicas, tanto nos sites como nas redes sociais das empresas.

Ser criativo com imagens, vídeos e textos relacionados aos festejos juninos poderá trazer ótimas oportunidades para a sua marca. Pesquisar notícias e acontecimentos do momento ajudará bastante na criação de boas campanhas, como, por exemplo, aproveitar o clima de inverno para vender itens como roupas de frio e alimentos quentes. Mas é claro que você deve avaliar se ações desse tipo fazem sentido para o seu negócio.

Dicas para aproveitar o clima de São João

Por fim, trazemos algumas dicas para que você possa aproveitar da melhor forma a época das festas juninas em seu negócio. Agora que estamos no período pós-pandemia e que o distanciamento social não é mais obrigatório, será mais fácil proporcionar ao seu público ações temáticas presenciais impulsionadas pelo ambiente on-line.

Portanto, você pode pensar em algumas táticas durante esse período para que suas campanhas se destaquem. Por exemplo:

– Mudar a identidade visual do seu site e das suas redes sociais utilizando o tema junino;

– Sem fugir do layout da sua marca, usar uma paleta de cores quentes e vibrantes, que tenham a ver com os festejos;

– Utilizar um linguajar “caipira”, do sertão” (sem exageros), em sua comunicação sem fugir do tom de voz da sua marca

– Pesquisar os assuntos do momento relacionados ao tema, inserindo-os em suas campanhas;

– Realizar promoções e sorteios descomplicados, incentivando seu público a participar;

– Estudar a concorrência e pensar em formas diferentes para se destacar; e

– Entrar na brincadeira e relacionar suas campanhas e mensagens com elementos tradicionais.

Agora que você já conferiu nossas dicas de como aproveitar a época das festas juninas para alavancar suas vendas e a visibilidade do seu negócio, não perca tempo! Planeje-se, pesquise e coloque a mão na massa para fazer campanhas criativas, que engajem o seu público. Precisa de auxílio para começar? Conte com a gente!

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