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Marketing Verde: o que é e como se tornar uma empresa ecologicamente correta

26 dezembro, 2022

O avanço da tecnologia tem trazido mudanças significativas para a sociedade, seja em atividades comuns do dia a dia, seja no trabalho, nos estudos ou na forma como nos relacionamos uns com os outros. Assuntos sociais também têm vindo mais à tona e se tornaram temas importantes e relevantes abordados em 2022, como saúde mental, mundo pós-pandemia, possibilidades que a internet proporciona, trabalho remoto, aulas on-line, e questões ambientais, entre outros.

Hoje em dia, as empresas, independentemente do segmento, têm se mostrado mais participativas com relação a assuntos sociais, como sustentabilidade e responsabilidade socioambiental, cada vez mais debatidos devido aos crescentes problemas ambientais no mundo. A necessidade de práticas sustentáveis e a importância de respeitar e preservar o meio ambiente é um assunto que está sendo levado bastante em conta pela sociedade.

Com isso, os consumidores vêm se conscientizando sobre questões ambientais e passaram a exigir que as marcas também façam o mesmo e que comecem a buscar meios alternativos sustentáveis, demonstrando que são ecologicamente corretos em seus negócios. Tudo isso está envolvido em uma estratégia recente: o Marketing Verde. Quer saber mais sobre esse assunto? Acompanhe este texto até o final e descubra porque essa estratégia é tão importante atualmente e porque sua empresa também deve investir nela.

O que é o Marketing Verde?

Marketing Verde, também conhecido como marketing ambiental, ecomarketing ou marketing ecológico, é uma estratégia que prioriza ações sustentáveis e ecológicas que beneficiam o meio ambiente, demonstrando a preocupação das empresas com atitudes “verdes”. E isso significa mais do que transmitir uma imagem de consciência ecológica: quer dizer investir em meios que utilizem soluções sustentáveis em seus produtos e serviços.

Com o aumento da cobrança dos consumidores pela responsabilização de questões ambientais, o Marketing Verde surgiu como uma maneira de responder às expectativas da população e, dessa forma, as empresas se posicionam como responsáveis ecologicamente tendo atitudes sustentáveis com ações voltadas ao meio ambiente.

Podemos identificar empresas que possuem práticas ecologicamente corretas quando encontramos frases como “valorizamos a biodiversidade”, “nossos produtos não agridem a natureza” ou “nossos produtos são 100% naturais” em embalagens de produtos ou em comunicados de serviços.

Como surgiu o termo Marketing Verde?

Termo relativamente novo, surgiu na década de 1960, com o despertar da população da Europa e dos EUA sobre a conscientização ecológica. Mas foi somente nos anos 1990 que o Marketing Verde ganhou força e começou a ter mais importância, sendo, de fato, implementado pelas indústrias.

A partir do avanço da tecnologia, da internet e da maior disseminação das informações na década de 1990, além de problemas como escassez de recursos naturais, poluição e desperdícios de matéria-prima, entre outros, os consumidores passaram a pressionar as empresas para que mudassem sua postura.

No Brasil, o Marketing Verde também ganhou importância nessa mesma época, com a vinda de multinacionais europeias e norte-americanas ao país, aumentando a movimentação do terceiro setor, fazendo com que consumidores enxergassem a importância dos princípios do Marketing Verde.

Os princípios do Marketing Verde

Existem alguns princípios que uma empresa deve seguir para mostrar que está de acordo com o Marketing Verde. São eles:

1.     Ecologicamente correta: significa não agredir a natureza e respeitar o meio ambiente, evitando o consumo de substâncias que sejam prejudiciais e que possam esgotar os recursos naturais, tendo um equilíbrio do que é retirado da natureza e o que é oferecido em troca.

2.     Economicamente viável: procurar meios para crescer economicamente sem que prejudique o meio ambiente.

3.     Socialmente justa: relacionado a questões de ética, boa conduta, respeito ao próximo, compreensão e empatia. Prestar atenção nas nossas ações que também geram impactos na vida dos outros.

4.    Culturalmente diversa: mostrar que se importa com a valorização da diversidade e promover a igualdade, criando relações de respeito com todos, sem discriminação.

Como vimos, para que uma empresa seja considerada consciente ecologicamente, ela não somente deve ter responsabilidade ambiental, mas também econômica, social e cultural. Além disso, outro aspecto importante que a empresa deve levar em conta são os chamados 3 Rs da sustentabilidade:

Reduzir: diminuir a quantidade de lixo produzido.

Reutilizar: utilizar várias vezes a mesma embalagem, desenvolvendo produtos que possam ser reutilizados.

Reciclar: transformar o lixo produzido em materiais novos.

Quais são os benefícios do Marketing Verde para as empresas?

De uma maneira geral, os principais benefícios que o Marketing Verde proporciona para as empresas são a ampliação do mercado consumidor e a consolidação da marca no mercado. Aplicar estratégias de Marketing Verde é uma forma de demonstrar preocupação com o meio ambiente e com a sociedade, posicionando-se no mercado e criando um diferencial em relação à concorrência.

Empresas que possuem atitudes em prol do meio ambiente passam a ganhar mais credibilidade, agregando valor e se consolidando no mercado, criando uma forma de apreço e respeito por parte da população, atraindo ainda mais consumidores para os seus negócios. Dessa forma, indicações para outras pessoas começam a aparecer, e elas também optam por marcas que sejam ecologicamente conscientes.

Assim, podemos destacar alguns dos benefícios que o Marketing Verde pode trazer para a sua empresa:

– Diferencial em relação à concorrência;

– Credibilidade e valor à marca;

– Atração de novos consumidores;

– Atendimento às exigências do mercado;

– Lucro e redução de gastos;

– Conquista da simpatia da população.

A importância de investir no Marketing Verde

Uma empresa ter consciência ecológica não é apenas uma estratégia de marketing. É também uma maneira de atender às demandas dos consumidores, cada vez mais exigentes com relação a esse assunto. As pessoas deixam de comprar de empresas que não possuem atitudes ecológicas e optam por marcas que demonstram ser conscientes e que investem em ações sustentáveis.

Dessa forma, torna-se fundamental se adaptar a esse novo cenário para atender às demandas do mercado consumidor e para, também, lucrar financeiramente.

Casos de “greenwashing” ​​– o que é isso?

Pode acontecer de as empresas passarem um posicionamento sustentável, mas, na verdade, não praticarem nenhuma ação que, de fato, contribua para a diminuição dos impactos ambientais. Isso é chamado de “greenwashing”: a empresa possui um discurso que não condiz com suas ações, levando o consumidor a pensar que seus produtos são sustentáveis, quando, na verdade, não são, e ela nem adota uma prática sustentável.

Esse tipo de atitude pode ser considerada, literalmente, como uma propaganda enganosa e manchar a reputação da empresa, pois o grande intuito do Marketing Verde é, na verdade, gerar benefícios ao meio ambiente. Por isso, é imprescindível que a empresa adote mesmo práticas sustentáveis reais e que tragam impactos positivos ao planeta, contribuindo, também, para minimizar o impacto negativo sobre a natureza.

Como inserir o Marketing Verde na sua empresa?

Para começar, as atividades da sua empresa devem, a partir do momento em que você for implementar a estratégia, contribuir para reduzir os impactos ambientais negativos ao meio ambiente.

Para isso, é possível substituir produtos usados (que geralmente agridem o meio ambiente) por produtos que não agridem ou que agridem o menos possível. Mas, além disso, os donos e gestores devem ter valores e pensamentos alinhados com essas atitudes e, posteriormente, repassá-los para os colaboradores da empresa.

Depois de incluir essas mudanças nas atividades da empresa e nas atitudes de todos os envolvidos, é hora de divulgar para os consumidores que sua empresa é ecologicamente sustentável. Isso agregará valor à marca, gerando simpatia da população e ainda mais consumidores.

Com isso, trazemos algumas dicas para que você implemente o Marketing Verde na sua empresa:

– Investir em reciclagem e reaproveitamento de materiais;

– Economizar água e energia;

– Evitar ao máximo utilizar produtos que poluem o meio ambiente;

– Separar e descartar o lixo adequadamente;

– Investir em fontes de energias alternativas;

– Não fazer testes em animais;

– Evitar usar materiais que não sejam biodegradáveis.

Agora que você viu e entendeu o que é o Marketing Verde e como ele é eficiente, podendo ajudar sua empresa a ganhar reconhecimento, que tal investir nessa estratégia? Não sabe por onde começar? Entre em contato conosco, que ajudamos você!

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