Marketing cinematográfico: 4 estratégias que você precisa conhecer
1 fevereiro, 2018Sem dúvidas, a indústria do cinema precisa se reinventar para manter a sua força diante das atraentes plataformas digitais. Então, com o objetivo de continuar captando o interesse do público para as salas de cinema, esse mercado investe pesado em novas tecnologias de marketing cinematográfico.
O maior desafio talvez seja conquistar os mais jovens, tendo em vista que eles fazem parte da geração “on demand”. O entretenimento a domicílio se transformou na melhor maneira de ter acesso a grandes obras e, consequentemente, a experiência de ir ao cinema perde espaço na era pós-digital.
Dessa forma, a indústria cinematográfica, assim como outros setores, enfrenta vários desafios na conquista do seu público. As ações de marketing tradicional já não são mais suficientes para gerar resultados satisfatórios. Por esse motivo, compartilhamos, a seguir, as 4 tendências que prometem alavancar esse mercado!
O que é o Marketing Cinematográfico
No começo, tudo era mais prático e menos complicado. A procura era maior que a oferta e logo o produto era produzido e comercializado, sem contar com muita concorrência. Com o passar do tempo, o mundo foi se globalizando até chegarmos ao tempo do famoso “boom” de informações, notícias, produtos, empresas e marcas todos os dias.
Isso, claro, ocorreu com diversos setores, inclusive com o meio cinematográfico. Uma infinidade de novas produções é lançada todos os anos e não é fácil acompanhar. Para isso, surge o Marketing Cinematográfico, garantindo destaque às super produções e também dando reconhecimento a produções menores que querem garantir que seu público seja atingido.
Marketing Cinematográfico é caracterizado por um grande investimento que os produtores fazem para divulgar os filmes, com ações promocionais e pesquisas. Com isso, têm como objetivo buscar a aproximação do público e de forma instantânea, elevar a audiência do filme. Quanto mais pessoas assistindo, mais lucros e retorno a produtora terá.
Para a indústria cinematográfica, é essencial conhecer a realidade do cinema na internet para criar novas e melhores estratégias de marca; segundo pesquisa de 2016 do IBGE.
Alguns fatos interessantes do mercado surgem desta pesquisa. Por exemplo, foi constatado que mais da metade dos consumidores já fazem buscas de reviews e trailers de filmes pela internet, ou seja, investir em uma divulgação focada nas plataformas mobile já é um grande avanço. Outra lição tirada é que divulgar um novo filme pela internet é tão importante quanto divulgá-lo pela televisão, já que mais da metade da população está conectada no meio digital.
4 estratégias que você precisa conhecer
Para compreender um pouco mais sobre o marketing cinematográfico é necessário estar por dentro das estratégias indispensáveis para conquistar o seu público e obter o sucesso nesse mercado. Por esse motivo, compartilhamos, a seguir, as 4 tendências que prometem alavancar esse mercado!
1. Brand Content, indispensável no marketing cinematográfico
Hoje, em vez de estarem sempre associadas à publicidade interruptiva, as marcas começam a criar conteúdos relevantes por meio do Brand Content. Uma marca pode, por exemplo, criar uma série de vídeos no YouTube para divulgar as opções de lazer em uma determinada região, de forma leve e descontraída.
A utilização dessa estratégia é comumente associada ao que chamamos de storytelling, que consiste na habilidade de contar histórias que criem uma conexão emocional entre marcas e consumidores.
Além de gerar engajamento na internet, criar histórias relevantes faz o público se identificar e se relacionar cada vez mais com a empresa — especialmente se as narrativas estiverem coerentes com as preferências desse público.
Resumindo, é preciso criar um conteúdo que engaje — ainda que não venda, necessariamente, no primeiro momento. Afinal, a visibilidade que a marca alcança é um componente indispensável para atrair cada vez mais espectadores.
2. Realidade virtual, uma tendência forte
Promover a imersão absoluta do público por meio da realidade virtual é uma boa alternativa para captar o interesse das pessoas. Trata-se de uma maneira emocionante de engajar os espectadores e mantê-los ainda mais próximos das narrativas.
Imaginemos, por exemplo, que uma marca utilize a realidade virtual para transportar o público para uma experiência totalmente interativa. Nesse caso, as chances de as pessoas terem ainda mais interesse por esse tipo de produção, em vez de ficarem em casa, são enormes.
Sendo assim, a RV é uma estratégia que cria uma experiência única ao espectador. E, com certeza, nos próximos anos essa tecnologia vai se intensificar, especialmente pelo fato de as interações com o universo digital estarem cada vez mais presentes em nosso dia a dia.
3. Acessibilidade de conteúdo, um dos componentes do marketing cinematográfico
Mais do que cumprir uma legislação, a indústria cinematográfica precisa democratizar o acesso à arte. Tanto que as adaptações que visam a inserção de tecnologias assistivas para deficientes visuais e auditivos já são uma determinação da ANCINE.
Os recursos que possibilitam a leitura de legendas e fones de ouvido que amplificam o som do filme, além de softwares que conectam as salas de exibição a aplicativos, são algumas das apostas tecnológicas a serem adotadas nesse sentido.
Além do mais, os consumidores de hoje valorizam as marcas que apoiam causas e defendem minorias de forma sincera e coerente. Portanto, a adesão à inclusão não é apenas uma questão legal, mas faz parte do marketing 4.0.
4. O Big Data em alta
Muito se fala da utilização da tecnologia para promover experiências incríveis aos consumidores. E o Big Data é um exemplo disso, pois é uma ferramenta que pode ser aplicada para fortalecer o cinema como um canal de entretenimento entre os brasileiros.
Informações sobre o estilo de filme preferido, por exemplo, podem auxiliar (e muito) na criação de anúncios mais segmentados e personalizados de acordo com interesse de cada pessoa. Em vez de criar maneiras para divulgar as produções em massa, é possível filtrar ainda mais os telespectadores e, assim, obter maior sucesso na comunicação.
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