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Hard bounce e soft bounce: o que são e por que você deve prestar atenção nisso

6 janeiro, 2023

Já mencionamos aqui neste blog que uma das estratégias de marketing digital mais eficientes atualmente é o e-mail marketing. Ele é uma excelente ferramenta para se relacionar diretamente com o seu público-alvo, além de manter a nutrição e o relacionamento com leads e auxiliar nas vendas de seu negócio.

Entretanto, as campanhas de e-mail marketing devem ser planejadas com atenção e conhecimento para que tragam os resultados esperados e devem, também, ser conciliadas com outras estratégias, como o marketing de conteúdo e a jornada de compras, importantes para que os objetivos sejam alcançados, como o aumento de vendas e a fidelização de clientes.

Para isso, uma questão a ser vista com prioridade em campanhas de e-mail marketing é checar se os e-mails enviados foram realmente entregues aos seus destinatários e se não houve hard bounce ou soft bounce, dois dos principais problemas que ocorrem quando os e-mails são enviados para uma grande quantidade de contatos.

Evitar que erros na entrega aconteçam, garantindo que todos os e-mails enviados cheguem às caixas de entrada dos destinatários, é muito importante para se obter os melhores resultados. Quer saber mais sobre hard bounce e soft bounce e as práticas que você pode adotar para evitar esses erros? Continue lendo este texto até o final e descubra!

Os conceitos de hard e soft bounce

Esses são termos bastante conhecidos de quem é acostumado a fazer campanhas de e-mail marketing e tenta driblar problemas de entrega, pois eles impactam diretamente no sucesso das mesmas. Basicamente, um erro de bounce acontece quando a mensagem é rejeitada devido a um erro, seja ele permanente ou temporário. Ou seja, quando um e-mail não chega devidamente à caixa de entrada do destinatário.

Erros na entrega de e-mails são comuns; é algo natural, não importando o servidor que se utilize – Gmail, Hotmail, Yahoo ou outros. Os erros temporários, como servidor fora do ar ou caixa de entrada cheia, são chamados de soft bounce. Já os erros permanentes, como e-mails inexistentes ou inválidos, são chamados de hard bounce.

Esses dois erros, na verdade, são também métricas, às quais devemos ficar atentos, da própria base de leads utilizada, pois, se as campanhas de e-mail enviadas tiverem altos índices de bounce, isso significa que a listagem de leads precisa ser revisada e, talvez, “higienizada”, ou seja, e-mails que estão dando esses erros devem ser retirados de sua lista.

Explicando o hard bounce

Quando enviamos um e-mail e, por alguma razão, o destinatário não o recebe, de forma permanente, isso significa que aconteceu um hard bounce. As principais explicações para isso é o endereço ter sido digitado incorretamente ou porque o endereço não existe mais.

Dependendo da plataforma de e-mail marketing utilizada, quando acontece um bounce, o remetente é informado se é do tipo hard ou soft. Altos índices de hard bounce podem indicar que a lista de e-mails usada foi comprada ou que ela é muito antiga ou não atualizada com frequência.

Com isso, é importante ficar de olho. Quando qualquer e-mail retornar como hard bounce, o melhor é desativá-lo ou excluí-lo da lista de destinatários para evitar que isso atrapalhe a entrega das suas campanhas e/ou, até, sua reputação. A recomendação é de que campanhas nunca tenham mais que 3% de hard bounce.

E quanto ao soft bounce?

Da mesma forma que o hard bounce, o soft bounce é um erro ocasionado por alguma dificuldade na entrega do e-mail. A diferença é que o soft bounce é um erro temporário e, na maioria das vezes, acontece quando o e-mail não pôde ser entregue no momento do envio, mas ele poderá ser entregue corretamente futuramente.

Geralmente, soft bounces acontecem, por exemplo, porque a caixa de entrada do destinatário está cheia ou porque o seu servidor de e-mails está fora do ar por algum motivo temporário, justamente no momento do disparo.

Portanto, o soft bounce é um erro temporário, considerado um problema de menor gravidade que o hard bounce. Ainda assim, a recomendação é de que as campanhas não tenham mais do que 6% desse tipo de erro.

Mesmo que um e-mail retorne sempre como soft bounce, é interessante analisá-lo: vale a pena mantê-lo ativo em sua lista? Pois a caixa de entrada do destinatário pode estar sempre cheia, e o usuário nunca limpá-la. Dessa forma, ele acabará tornando-se um hard bounce, sem você saber. Por isso, é importante remover endereços de e-mail que retornem recorrentemente como soft bounce.

Práticas para evitar que hard e soft bounces aconteçam sempre

Conforme você vai fazendo campanhas de e-mail marketing para suas bases de contato, vai percebendo que e-mails não são entregues a cada novo envio, de acordo com o que a plataforma aponta. E, se você perceber que os mesmos e-mails se repetem, mesmo que os erros sejam classificados como soft bounce, pode considerar excluí-los de sua listagem.

Mas, para e-mails que derem erro de hard bounce, o melhor é deletá-los, pois os erros são permanentes, e esses contatos provavelmente não existem mais. Já para os erros soft bounce, como citamos, nossa sugestão é que eles sejam analisados com cautela, pois são erros temporários e que podem ser resolvidos futuramente. 

Outra prática interessante para evitar que bounces aconteçam, principalmente os soft bounces, é oferecer, nos conteúdos de e-mails, links para que os destinatários possam se descadastrar de suas listas, caso desejarem.

E, por fim, mas não menos importante: faça periodicamente uma limpeza nas suas bases de contatos, eliminando todos os hard bounces que forem surgindo e avaliando os casos de soft bounce. Ou seja, você precisa estar sempre atento e manter suas listagens atualizadas.

Agora que você já aprendeu o que é hard bounce e soft bounce em campanhas de e-mail marketing, suas diferenças e a importância de analisar cada caso para manter uma boa entregabilidade de e-mails, que tal começar a analisar suas listagens? Mantê-las sempre limpas e atualizadas evitará que casos de hard bounce aconteçam e que casos de soft bounce diminuam. Não sabe por onde começar? Não se preocupe: podemos te ajudar! Entre em contato conosco.

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