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Como fazer storytelling em uma narrativa transmídia

24 maio, 2024

A arte do storytelling, ou seja, de contar histórias, possui alguns elementos importantes, que precisam estar conectados e dispostos em uma cronologia para que tudo tenha sentido. Mas engana-se quem acha que isso deve ser feito em apenas um canal. 

É possível contar uma boa história em ambientes diferentes e, ainda assim, conceber uma narrativa completa e, principalmente, cativante.

Hoje vamos te mostrar como é possível fazer storytelling utilizando uma estratégia transmídia, de forma impactante e com resultados fenomenais. Boa leitura!

O que é storytelling

Para ilustrarmos como você pode criar uma narrativa transmídia de sucesso, vamos te contar sobre o case VX e Canal Combate, uma ação emocionante realizada no último Dia dos Pais. Esse case, inclusive, foi vencedor do Prêmio Colunistas de 2023.

Mas, antes, vale voltarmos algumas páginas para relembrarmos, de forma breve, conceitos importantes, principalmente sobre o que é storytelling

Storytelling é a prática de contar bem uma história. Quando dizemos “bem”, falamos de uma narrativa cativante, que utilize todos os elementos de forma efetiva e que prenda a atenção do leitor ou ouvinte do início ao fim. 

Esses elementos são:

  • Mensagem: considerando o mundo do marketing, é a ideia que a empresa quer passar na história – seu posicionamento, seu produto ou serviço, por exemplo. 
  • Ambiente: é onde a trama se passa! É muito importante descrevê-lo para que os leitores ou ouvintes consigam situar os personagens. 
  • Personagens: são todos aqueles que estão envolvidos na narrativa.
  • Conflitos: são os desafios que os personagens enfrentarão durante a trama. 

Ah, vale mencionar que essa técnica não é apenas um trunfo na hora de vender! O storytelling é poderoso para converter, mas também é uma ferramenta incrível para engajar. Dito isso, chegou o momento de mergulharmos no case! 

VX e Combate: um case transmídia

Para homenagear os narradores do Canal Combate, grandes contadores das histórias que acontecem nos ringues e cages, narrações épicas de alguns confrontos foram ressignificadas através de uma inversão de personagens. 

A VX reuniu os familiares dos profissionais para regravar momentos marcantes de transmissões passadas. As releituras das narrações foram ao ar no fim de semana do Dia dos Pais. 

Toda essa grande história começou na TV, durante a transmissão ao vivo, e teve como homenageado Rhoodes Lima.

Dando continuidade, Luiz Prota, Bernardo Edler e Luciano Andrade receberam suas homenagens nas redes sociais do Combate, o que gerou interações com os próprios narradores, que levaram essa história para seus perfis pessoais, aumentando ainda mais a divulgação da mensagem. 

A estratégia foi abraçar os dois canais – TV e redes sociais – para somar o poder de massa das telonas à força de compartilhamento e engajamento das redes.

A surpresa e o encantamento como elementos da narrativa

Nenhum dos narradores estava esperando pelas homenagens. Aliás, tudo foi bem planejado pela equipe da VX, desde o contato com as famílias até os roteiros e edições, para que as reações fossem sinceras. E o resultado não poderia ter sido mais emocionante.

Rhoodes foi às lágrimas durante a sua homenagem! E, nas postagens com Luiz, Bernardo e Luciano, as reações mostraram ainda mais o lado paizão dos narradores e comentaristas casca-grossa do Combate, gerando interações carinhosas dos próprios profissionais e seguidores.

O tom emotivo e inesperado das homenagens mostrou-se um fator poderoso, que impulsionou a narrativa, captando primeiramente a atenção dos narradores e, em sequência, a da audiência.

“Ah, mas era de se esperar que homenagens fossem feitas no Dia dos Pais”, você pode afirmar. Mas até em momentos que parecem óbvios, é possível aproveitar oportunidades para contar histórias inesquecíveis e autênticas.

Resultados como esse, claro, começam com muito planejamento e cuidado, assim como toda boa história.

Narrativas transmídia em campanhas modernas

Temos agora diversos canais que, mesmo com propostas diferentes, podem ser conectados para oferecer uma experiência complementar, assim como no case da VX e o Combate.

Há algum tempo, era contraintuitivo pensar em conteúdos que ultrapassassem as páginas das revistas e chegassem às TVs, mídias OOH e redes sociais, por exemplo. Mas agora é mais que possível aproveitar a particularidade de cada canal para reverberar a história e aumentar o alcance e as possibilidades. 

Imagine uma história fictícia de livros em quadrinhos, por exemplo. Ela pode ganhar um capítulo extra em um vídeo com realidade virtual. E, nesse capítulo, haverá um cupom que gera um desconto em uma experiência imersiva em um stand de shopping. 

A história começa em uma mídia e ganha novas frentes em outras plataformas. Note que a estratégia transmídia não é replicar, mas gerar novas possibilidades para a narrativa, aproveitando o que cada canal tem de melhor.

Por que ficar de olho nessa estratégia?

Você, mais do que ninguém, deve saber que o usuário de redes sociais, exemplificando, possui conta em várias plataformas, frequenta diversos ambientes e assiste a incontáveis conteúdos.

Em todas essas situações, há canais de diálogo onde a sua marca pode estar, de maneira congruente, mantendo o cliente engajado ou conduzindo-o a uma jornada de conversão. 

Já que estamos em um mundo onde as atenções são disputadas, estar mais próximo do consumidor é fundamental para o sucesso, e o storytelling transmídia é um aliado irrefutável.

Vale reforçar que, além de uma maior força de engajamento, ao incluir diferentes mídias na estratégia, as chances de alcançar uma audiência ainda maior crescem bastante.

Claro que é preciso pensar em variáveis cruciais, como a seleção correta de mídia, a criação de partes da história que façam sentido dentro de cada canal, a roteirização funcional e assim por diante.

Enfim, há muito o que se pensar, mas fique tranquilo! A equipe da VX Comunicação está prontinha para ajudar você. Fale com a gente e continue aqui no nosso blog, pois há muitas histórias boas vindo por aí.

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