Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?

Negócios

Como calcular o Share of Voice de sua marca?

3 maio, 2018

Você já se perguntou o quanto a sua marca é conhecida nas redes sociais? Já quis saber o volume de assuntos relacionados ao seu negócio? Se sim, você precisa aprender mais sobre Share of Voice (SOV), umas das métricas de marketing de importância da área.

A tradução literal para o português é “Fatia de Voz”, ou seja, corresponde ao quanto dos temas que são tratados em seu mercado envolvem o seu produto, serviço ou marca. Isso em relação ao ambiente competitivo em que sua empresa está inserida. Simples, não é?

Quer saber mais sobre como funciona, como se faz o cálculo e qual a importância desse indicador para suas estratégias de marketing e branding? Então, continue lendo e veja o que preparamos!

Como funciona o processo de análise e monitoramento?

Antigamente, o Share of Voice era mensurado de acordo com a quantidade relativa do espaço publicitário de um setor ou categoria. No entanto, hoje em dia, o alcance das mídias e redes sociais entrou na conta por causa de sua relevância entre o público de praticamente todos os segmentos.

Por causa disso, a medição do SOV envolve esses espaços virtuais, considerando o quanto um produto, marca ou serviço é citado pelos usuários em comparação aos demais concorrentes. Isso quer dizer que essa métrica busca analisar a posição da empresa em relação à comunicação geral que envolve o seu setor nas mídias digitais.

Vale destacar também, que descobrir o seu SOV  é importante para fazer um bom planejamento de mídia, nos quais os meios que mais agregam audiência devem receber o devido destaque. Afinal, quanto mais eles contribuem para a sua marca ter destaque na web, melhor!

Como funciona o cálculo e que cuidados ter com ele?

A maneira de calcular o SOV pode ter ligeiras modificações, dependendo do segmento de atuação da sua companhia e da mídia a ser analisada. Nas redes sociais, por exemplo, o modo mais prático é acompanhar o quanto de menções sua marca recebe.

Além disso, você poderá usar a fórmula original dessa métrica, que está adiante, com ligeiras modificações:

  • Share of Voice = publicidade da sua marca ÷ publicidade total do mercado.

É indicado adotar uma plataforma de automação para monitorar as menções, pois o acompanhamento manual não costuma ser prático por causa do grande volume de dados e interações gerados nas redes sociais. Já imaginou ficar contando cada comentário, marcação ou post relacionado à sua empresa em grupos, páginas e perfis do Facebook? Muito trabalhoso, não é?

Quanto mais fãs e seguidores o seu negócio ganhar, maior tende a ser o esforço necessário para isso, o que só aumenta se a empresa também tiver contas em outras redes sociais.

Qual a importância de um sistema de monitoramento de menções?

Um sistema automático não só faz o trabalho de acompanhar menções à marca, como agrega maior segurança e confiança aos dados obtidos. Alguns rastreiam citações de sua empresa em múltiplas plataformas, incluindo Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Só lembre-se de verificar se a solução desejada atende a todas as redes sociais em que sua companhia está presente, já que as mídias incluídas podem variar de acordo com a ferramenta de rastreamento escolhida. Ficou interessado, mas não sabe onde achar um sistema assim? Não se preocupe! Fizemos uma pequena lista com alguns exemplos, veja:

  • Mention — permite monitorar em tempo real as menções, encontrar influenciadores digitais e estudar os concorrentes;
  • Hootsuite Pro (módulo ‘Compare keywords’) — possibilita gerenciar vários perfis de uma vez, monitorar as redes em tempo real, agendar postagens automáticas e fornece integrações ilimitadas de RSS;
  • Socialmention — também monitora em tempo real o que as pessoas estão dizendo sobre a sua marca;
  • Buzzmonitor – possibilita encontrar influenciadores digitais, monitorar campanhas e filtrar tweets de modo a achar menções e respostas relacionadas.

Como aplicar a fórmula do SOV?

Você conseguirá usar as ferramentas acima para monitorar as menções diárias dos seus concorrentes em determinadas redes sociais e comparar com o resultado da sua empresa. A partir disso, poderá calcular o SOV dessas citações de usuários seguindo um simples passo a passo:

  • some a quantidade de menções da sua marca com o total dos seus concorrentes para encontrar a quantidade geral do segmento. Por exemplo, digamos que sua marca teve 2 mil menções em um mês, enquanto que todos os seus concorrentes juntos tiveram 8 mil. O total será de 10 mil;
  • divida a sua quantidade de menções pelo total do segmento (2.000/10.000);
  • multiplique por 100 o resultado para encontrar a participação, em porcentagem, do SOV da sua marca (0,2 X 100). Nesse caso, o Share of Voice será de 20%, nesse mês.

Como mencionado, a maneira de calcular varia de acordo com a mídia. Por exemplo, no caso da medição de audiência de programas de televisão, o SOV pode ser calculado da seguinte forma:

  • Share of Voice = GRPs da marca / GRPs da categoria.

No caso, GRP — Gross Rating Points, ou Pontos de Audiência Bruta — corresponde à audiência domiciliar multiplicada pela quantidade de inserções de uma programação de televisão. Por exemplo, se um programa conta com 20 pontos de audiência e tem 10 inserções, então teremos 200 GRPs.

Quais os processos envolvidos no Share of Voice?

Formulação de novas estratégias de marketing

Entender o Share of Voice vai otimizar a sua visão sobre os seus concorrentes e sobre a comunicação existente em seu segmento de atuação. Também permitirá a você entender como é a ligação da sua empresa com o público, quais os termos que eles mais relacionam com a sua marca e de que forma utilizar isso em suas estratégias de conversão.

Você ainda saberá qual a parcela que o negócio ocupa na comunicação do setor e o quanto de diálogo existe nas mídias sociais sobre ele, de forma a planejar abordagens de sucesso para elevar o SOV da marca.

Branding

O resultado do SOV da empresa reflete o nível de êxito da sua gestão da marca. Por exemplo, quanto maior a sua parcela no volume de menções, melhor é a atuação do branding da sua empresa nas redes sociais.

Ter um bom controle sobre o quanto de atenção do público a sua empresa tem pode ajudar você a analisar o valor e o reconhecimento da marca do seu negócio e o envolvimento do público-alvo. Avaliar o SOV constantemente possibilitará descobrir quem perdeu ou ganhou espaço entre os consumidores-alvo do seu segmento. Legal, não é?

Outra dica: o SOV também pode demonstrar uma tendência de crescimento ou diminuição no Market Share (Participação de Mercado) impulsionada por um aumento ou uma redução do interesse dos consumidores na marca. Lembrando que isso está ligado ao volume de investimentos em estratégias de marketing online e offline, já que a publicidade pode deixar a marca em maior evidência, elevando a atenção dos usuários nela.

Para finalizar, vale destacar a necessidade de avaliar constantemente o SOV dos seus concorrentes. Afinal, é importante acompanhar a evolução deles para melhorar as suas estratégias de marketing e ganhar espaço em seu segmento. Quanto maior for o Share of Voice deles, mais riscos sua empresa corre de perder mercado. Por isso, não se descuide deles e invista em um bom processo de benchmarking.

Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe este post em suas redes sociais e difunda essas dicas e informações para que mais pessoas aprendam a calcular o SOV!

Newsletter VX Comunicação

Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?