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Desvendando o futuro da publicidade com Leonardo Cianella, CEO da VX!

13 março, 2024

Em um mercado em constante transformação, a VX se destaca pela capacidade em se adaptar às novas tecnologias e tendências. Nessa entrevista feita pelo VoxNews, o CEO Leonardo Ciannella fala sobre como a agência está se preparando para o futuro da comunicação e da publicidade, cada vez mais impulsionadas pela inteligência artificial. Leia abaixo na íntegra!

O VoxNews conversou com Leonardo Ciannella, CEO da VX Comunicação, que experimentou um aumento de 120% no faturamento da agência nos últimos três anos e tem como meta a expansão dentro dos setores farmacêutico, varejista e de entretenimento.

Atualmente, a VX Comunicação mantém um portfólio diversificado, composto por 25 clientes, incluindo players do mercado de entretenimento, como os canais Combate, Canal Brasil, Telecine, bem como outros canais de destaque do Grupo Globo, Globoplay e Disney. Recentemente, foi a agência vencedora da concorrência promovida pela Ecoponte para assinar a campanha comemorativa dos 50 anos da Ponte Rio-Niterói.

Além disso, Ciannella compartilha insights sobre o papel crescente da inteligência artificial no processo de criação de campanhas publicitárias. Ele discute como a integração de tecnologias avançadas tem ampliado a eficácia das estratégias de comunicação da VX Comunicação, permitindo abordagens mais personalizadas e impactantes para os clientes. Confira abaixo.

VoxNews – Como você descreveria os principais fatores que contribuíram para esse crescimento da VX nos últimos anos?

Leonardo Ciannella – Nos últimos anos, a VX Comunicação experimentou um crescimento notável, duplicando o tamanho de sua equipe. Com mais de duas décadas de experiência, a inovação se tornou um pilar central de nossa cultura. Nosso compromisso com a inovação se manifesta em nossa estratégia de criar operações que suportem os times internos de marketing de nossos clientes, além de oferecer serviços tradicionais. Nos especializamos em CRM, UX/UI, Aquisição e Engajamento, listening, entre outras áreas, todas geridas internamente sem a necessidade de terceirização. Esse modelo nos permitiu garantir resultados excepcionais, focando em receitas recorrentes e agregando valor aos nossos clientes. Complementarmente, a expansão de nossos clientes pós-pandemia nos desafiou a escalar nossas operações para atender suas crescentes demandas.

VoxNews – Sobre a expansão internacional da VX para Portugal, como foi o processo de implementação dessa operação e quais desafios foram enfrentados ao longo do caminho?

Leonardo Ciannella – A expansão da VX para Portugal apresentou desafios, principalmente culturais, com o objetivo de não nos limitarmos a Portugal, mas expandir nossa presença por toda a Europa, já atendendo clientes na Alemanha e na França. A oportunidade surgiu de um desafio proposto por um cliente brasileiro com necessidades na Europa, levando-nos a estabelecer uma operação robusta no Brasil e uma presença pontual na Europa. Nosso trabalho recente inclui campanhas para a Riberalves, um nome de peso no mercado de bacalhau, evidenciando nossa capacidade de navegar novos mercados.

VoxNews – São 170 funcionários no total. Como manter a coesão e a eficiência de todos os departamentos para atender às demandas dos clientes?

Leonardo Ciannella – Gerenciar uma equipe de 170 funcionários é desafiador, exigindo processos rigorosos e uma estrutura organizacional clara. A VX investe em ferramentas de eficiência e está explorando consultorias de IA para otimizar o desempenho do time. Destaco nossa plataforma de EAD personalizada para cada cliente, facilitando a integração de novos colaboradores.

VoxNews – A VX tem um olhar forte para o setor farmacêutico. Quais são os principais objetivos e planos de crescimento da VX nos próximos anos nesse segmento específico?

Leonardo Ciannella – A VX criou uma divisão dedicada ao setor de saúde, buscando entregar soluções mais sinérgicas em tempos reduzidos. Nosso objetivo para os próximos dois anos é expandir nossa atuação neste segmento em até 20%, com estratégias direcionadas e consultorias especializadas. Um case que posso citar foi feito para a Herbarium, o desenvolvimento da linha de produtos Musquée onde atuamos desde a criação das embalagens, plano de mídia chegando a redes sociais. Obviamente não atuamos apenas neste setor. Temos raízes muito fortes no entretenimento e o streaming atendendo clientes como o Telecine, Globoplay, Multishow, GNT, ESPN além de sermos desde 2015 a agência responsável pelo lançamento da Stanley (Os famosos copos e garrafas) no Brasil.

VoxNews – Quais são os principais desafios que as agências enfrentam para se adaptarem à velocidade da inovação digital e da inteligência artificial? E como lidar com os desafios legais, principalmente, em setores mais regulamentados da indústria da propaganda?

Leonardo Ciannella – A resistência à IA, especialmente entre decisores, representa um desafio significativo. Nossa estratégia envolve romper preconceitos e demonstrar como a IA pode transformar positivamente o trabalho e os resultados. A regulamentação desse campo ainda está em evolução, e acreditamos na importância de uma supervisão humana nas entregas de IA, especialmente em setores altamente regulados.

VoxNews – Quais novas habilidades e competências serão necessárias para os profissionais de publicidade e marketing se destacarem em um ambiente cada vez mais impulsionado pela tecnologia e pela IA?

Leonardo Ciannella – Profissionais de publicidade e marketing precisam adaptar-se às novas demandas tecnológicas, aprendendo a maximizar o potencial da IA enquanto mantêm foco nas habilidades que a tecnologia não pode replicar, como a criatividade, a empatia, a tomada de decisões complexas baseadas em fatores emocionais e sociais, e a capacidade de inovar e pensar criticamente. À medida que a IA se torna mais integrada em nossas vidas, a habilidade humana de complementar a tecnologia, trazendo insights únicos e o toque humano às interações e decisões, se torna cada vez mais valiosa. A VX vê o futuro da comunicação como uma fusão entre tecnologia e a essência humana, visando criar campanhas altamente personalizadas e eficazes.

VoxNews – Qual é a visão da VX Comunicação para o futuro da comunicação e publicidade? E quais as perspectivas da agência para 2024?

Leonardo Ciannella – Achamos que estamos em um caminho de fusão entre tecnologia/IA e a essência humana como mencionei acima. Juntando isto, conseguiremos criar campanhas ultrapersonalizadas e impactantes em pouco tempo, usando dados e mais dados para enxergar o target enquanto mantemos a ética e a privacidade no centro das nossas estratégias. Ainda há muito por vir, e estamos muito animados por fazer parte desta nova revolução.

Estamos entusiasmados com o futuro, planejando expandir nossa atuação nos setores de entretenimento/streaming e saúde. A fusão entre IA e a humanidade promete revolucionar a comunicação e publicidade, e a VX estará na vanguarda dessa transformação.

Fonte: VoxNews

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