Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Marketing

Novas estratégias de marketing: 4 tendências que você precisa saber

14 novembro, 2017

O marketing é uma das áreas que mais apresentaram inovações nos últimos anos. O avanço da tecnologia e as mudanças de comportamento do consumidor explicam a quantidade de novas estratégias que foram criadas pelas empresas. Para se destacar da concorrência e garantir um bom faturamento, é importante estar atento às novidades do mercado. Neste artigo, vamos mostrar as 4 estratégias de marketing que são tendência. Acompanhe!

1. Gifting

Oferecer brindes é uma ação realizada há bastante tempo pelas empresas, mas o conceito de Gifting vai além. Essa estratégia tem como objetivo entregar lembranças que realmente despertem sentimentos e sejam únicas para os clientes. Ela estimula o senso de reciprocidade nas pessoas, que, ao receberem algo que consideram valioso, estarão dispostas a oferecer sua atenção à marca.

As empresas de fast food investem nessa prática com sucesso. Quem nunca viu uma ação em que o consumidor recebe, por exemplo, uma action figure ao comprar o lanche? Esse objeto desperta memórias da infância, criando sentimentos positivos no cliente e um relacionamento duradouro com a empresa.

Em vez de investir em calendários ou pendrives, faça uma análise dos seus clientes e use a criatividade para presenteá-los com itens diferenciados e que destaquem a sua empresa. Por exemplo: se a sua companhia é de tecnologia, escolha objetos inovadores, que possam otimizar o dia a dia das pessoas.

2. Transmissões ao vivo

Nos últimos tempos, com o surgimento do Snapchat e de novas funcionalidades do Facebook e Instagram, tivemos um crescimento no consumo de vídeos. De acordo com uma pesquisa realizada pela Cisco, até 2020, esse formato de conteúdo será responsável por 85% do tráfego de internet no Brasil.

As marcas estão utilizando essas novas ferramentas para produzir vídeos rápidos e estimular a interação com os clientes. Um exemplo de estratégia é fazer stories dos bastidores da empresa, mostrando o lançamento de novos produtos ou, até mesmo, o dia a dia dos colaboradores.

Outra dica é realizar transmissões ao vivo com especialistas dando dicas que vão ao encontro dos interesses do público-alvo. “Dar rostos” à empresa é uma forma de tornar a marca mais humana e aproximar o consumidor.

 

3. Marketing de experiência

Cada vez mais, as pessoas valorizam as marcas que se preocupam em oferecer mais do que produtos/serviços. Com certeza você se lembra de alguma empresa que superou suas expectativas e ficou marcada na sua memória como uma boa experiência de compra, não é mesmo?

O marketing de experiência (ou marketing sensorial) utiliza os sentimentos para conquistar, engajar e fidelizar os clientes. Entrar em uma loja e sentir um aroma agradável, emocionar-se com uma campanha ou vivenciar um momento alegre relacionado à marca são exemplos de marketing de experiência.

O avanço da tecnologia tem ajudado as empresas a investirem em estratégias de marketing cada vez mais interativas e personalizadas, oferecendo aos consumidores uma experiência inesquecível.

4. Chatbots

Os aplicativos de conversas instantâneas revolucionaram a forma como as pessoas se comunicam na internet. Diante dessa nova realidade, muitas empresas estão investindo nos Chatbots. Trata-se de softwares de comunicação automatizada que possibilitam a troca de mensagens instantâneas entre empresas e consumidores.

Geralmente, eles funcionam por meio de comandos específicos, mas já existem tecnologias mais avançadas que fazem o uso de inteligência artificial. Essa estratégia pode ser utilizada para ajudar o consumidor durante uma compra, responder dúvidas, enviar notificações importantes, entre outras ações.

Agora que você conferiu quais são as tendências de marketing, veja como criar uma ação de gifting de sucesso em sua empresa.

Newsletter VX Comunicação

Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?