Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?

Negócios

Como criar uma ação de Gifting de sucesso em sua empresa?

17 outubro, 2017

Há séculos as pessoas trocam presentes como forma de fortalecer as relações interpessoais. Tal prática acabou se tornando comum em encontros políticos, religiosos e até mesmo comerciais. As empresas viram nessa estratégia uma forma de valorizar seus clientes. Mas o que é gifting?

Diferentemente da distribuição de brindes, o gifting busca entregar para clientes, colaboradores e fornecedores lembranças que possam ser guardadas por eles. Assim, saem de cena os tradicionais calendários de mesa e canetas para dar lugar aos “mimos” únicos e que trazem valor para as pessoas.

Dessa forma, o gifting exige ações criativas das empresas para se destacar frente aos seus concorrentes e, assim, melhorar a relação com os clientes. Uma ação bem-feita cria uma identidade única para o negócio e ajuda a fortalecer a percepção positiva que os consumidores têm da companhia.

Nos próximos parágrafos, vamos explicar o que é gifting e como essa estratégia deve ser usada pelo marketing. Confira!

O que é o gifting?

O gifting é uma estratégia de marketing que tem o intuito de aproximar a empresa do público de forma bem estruturada, partindo da ideia de que é preciso construir uma relação real com o cliente. A estratégia de gifting vai além do brinde em si: o que realmente faz diferença é a ação de presentear e demonstrar que a marca se lembrou, com carinho, daquele cliente. Quer dizer, não é sobre distribuir qualquer presente sem valor agregado, mas sim oferecer um presente que tenha a ver com a proposta da marca e que vai chamar atenção do público.

E por que isso atrai o público? Simples! É fácil perceber quando a marca está falando com o público exclusivamente para, em seguida, fechar uma venda. Quando a marca pensa em criar essa relação sem empurrar seus produtos ou serviços, ela mostra que realmente se importa com aqueles clientes. Além do mais, quem não gosta de ganhar um presente especial?

Para que serve o gifting?

De uma maneira geral, o gifting tem o objetivo de oferecer às pessoas algo especial, que será guardado e lembrado — isso faz com que a sua marca esteja associada a essa lembrança. Algumas empresas, inclusive, têm essa estratégia como parte importante do seu marketing, como as redes de fast food.

Quem nunca se deparou com uma ação em que você ganha, por exemplo, uma action figure ao comprar determinado lanche? A lembrança, em muitos casos, vai parar em uma prateleira e toda vez que bater os olhos nela, você se lembrará de onde a conseguiu e o significado que esse objeto tem para você.

A seguir, apontamos algumas funções importantes do Gifting:

Aproximar o público

Como já dito anteriormente, as pessoas gostam de ser lembradas e se sentirem especiais. Para isso, a empresa estuda e identifica o perfil do seu consumidor, entendendo o que realmente tem valor para ele, e o presenteia de forma exclusiva e especial. É uma forma de deixar registrada a importância que ele (consumidor) tem para o sucesso do seu negócio.

Criar laços com o cliente

O gifting é capaz de criar um laço único entre o cliente e seu negócio. Demonstrar que sua marca se preocupou em criar um presente especialmente pensado nele reforça essa ideia. A estratégia de gifting contribui justamente para aproximar e fortalecer o vínculo do seu cliente com a empresa.

Gerar brand awareness

As marcas adotam diversas táticas para gerar e elevar o índice de brand awareness, ou consciência da marca, que mede como e quão conhecida uma marca é pelos consumidores. Uma boa estratégia de gifting é uma ótima ideia para trabalhar essa métrica já que gera um impacto no público e garante reconhecimento da marca de forma marcante!

Melhorar taxa de resposta

Todas as marcas querem garantir visibilidade frente ao público. Isso gera um enorme volume de empresas tentando falar com seus consumidores e consumidores filtrando mensagens e se tornando cada vez mais difíceis de serem contactados. Uma marca que investe em um gifting bem pensado e direcionado para o seu público garante que o consumidor retorne o contato, melhorando expressivamente a taxa de resposta do negócio!

Por que usar o gifting?

Sabemos que o gifting envolve carinho, eficiência, criatividade e eficiência. A seguir, vamos falar mais sobre alguns motivos que vão te levar a adotar essa estratégia tão importante para o seu negócio.

Entre os princípios do marketing está a crença de que as pessoas respondem positivamente a estímulos também positivos. Ou seja, se são bem tratadas ao visitar uma loja, por exemplo, elas não só manterão um bom relacionamento com a empresa, como também terão mais chances de voltar para um nova compra.Esses estímulos positivos também passam pela valorização das pessoas que se relacionam com a sua marca.

É um processo que fortalece a presença da marca no mercado, atrai novos clientes, exerce um papel importante na fidelização e cativa os consumidores mais antigos. Além, é claro, de humanizar a sua empresa e aproximá-la das pessoas. O mesmo processo acontece com colaboradores e fornecedores.

Criar empatia com o público

Empatia significa ser capaz de se colocar no lugar do outro e entender realmente quais são as necessidades desse outro. Mostrar empatia com o cliente é fazer com que ele enxergue que a empresa se preocupa com as suas opiniões e entende quem ele realmente é. O gifting pode ser capaz de demonstrar empatia para o consumidor ao oferecer um presente que seja realmente adequado ao público da marca. A percepção de empatia gerada pelo gifting deixa o cliente disposto a interagir com a marca, sentindo-se mais inclinado a entrar em contato com ela, mesmo que não haja intenção imediata de compra.

Estimular conversões no funil de vendas

O gifting ajuda a gerar interesse e estimula a abertura natural do possível cliente para a marca. De início, ele possivelmente não estará interessado em realizar uma compra, mas essa inclinação para interagir melhor com o seu negócio garante que, se bem trabalhado, esse potencial cliente de fato torne-se um cliente.

Gerar entendimento da marca sobre o consumidor

Nenhuma informação é mais importante para uma marca do que as necessidades do seu consumidor. O gifting torna o potencial cliente ainda mais inclinado a ter um diálogo com a marca e isso gera informações valiosas sobre como o consumidor se comporta, facilitando que a marca o guie pelo funil de vendas.

Criar relevância da marca

O gifting pode gerar uma conexão emocional surpreendente e isso certamente cria relevância da marca na vida do cliente. Se o gifting for pensado em gerar utilidade para o cliente, a marca também ganha com relevância, especialmente se a utilidade estiver diretamente ligada às soluções oferecidas por ela.

Como funciona a estratégia?

O planejamento de uma ação de gifting depende muito de qual imagem a empresa pretende construir. Se o que se deseja é, por exemplo, associar a marca a um modelo sustentável, é interessante investir em brindes construídos com materiais biodegradáveis ou realizar alguma intervenção que eduque as pessoas nesse sentido. Pode ser que, no caso, busque-se criar um valor sentimental que conecte a pessoa emocionalmente a marca também. As opções são infinitas e garantem uma ótima resposta do consumidor quando bem definidas.

Para desenvolver essa estratégia de acordo com os objetivos da sua marca, são levados em consideração alguns fatores importantes como:

    • Budget disponível: sempre é preciso considerar o total possível para o investimento na ação de gifting, que deve compreender confecção, distribuição, promoção etc.
    • O objetivo da ação de gifting: ele é fundamental para entender todos os outros fatores. Se não há um objetivo definido, a ação provavelmente será pouco eficaz e acarretará em custos sem nenhum retorno.
    • Para quem será enviado: o seu público está definido? Se sim, ele foi corretamente estudado? Certifique-se que sua equipe sabe exatamente para quem o gift é direcionado e lembre-se de ter esse público sempre em mente.
    • O que enviar: é preciso ser realista e adequar o gift ao público;
    • Quando será enviado: em que momento esse gift será entregue? É uma data especial? Um evento da marca? Considere isso na sua estratégia sempre!
  • Quanto tempo será necessário para desenvolvê-lo: qual o tempo necessário para produzir o gift e toda a estratégia de comunicação da marca?

Além de definir claramente os objetivos da estratégia, é importante conhecer bem o perfil de público que se pretende alcançar. Isso permitirá definir qual modelo de gifting será usado, a linguagem adotada na campanha e a forma como a ação será apresentada para as pessoas.

Considerando esses fatores e avaliando-os corretamente, o planejamento da sua ação de gifting certamente será um sucesso!

Quando usar o gifting?

O gifting pode ser usado em diversos momentos e campanhas para aproximar o público de sua marca. Normalmente, associamos o gifting a datas especiais, como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, mas ele pode ser utilizado também em divulgações de novos produtos ou serviços. É muito comum hoje ver blogueiras e influenciadoras digitais recebendo em primeira mão lançamentos de marcas acompanhados de “mimos” especialmente produzidos para elas.

Assim, não há um momento ideal para que se invista em uma estratégia de gifting. Com um planejamento devidamente direcionado, é possível fazer giftings incríveis nos mais diversos tipos de campanhas.

Cases de gifting: a estratégia na prática

A estratégia de gifting promove uma experiência de exclusividade, agregando valor à marca e fidelizando clientes. Quem não gosta de ser agraciado com brindes personalizados? Surpreender e encantar é uma arte, por isso, é preciso que sua estratégia esteja alinhada com a identidade e o propósito da sua empresa!

A VX coleciona diversos cases de ótimo resultado de gifting. Na estreia do filme Minions na rede Telecine, com a intenção de promover uma experiência descontraída e atrelada ao enredo do filme de forma original, produzimos um presskit divertido e funcional. O material era composto por uma bolsa térmica amarela, um card explicativo com algumas informações sobre o filme, e seis bananas representando os personagens do filme. O material foi um sucesso e deu retornos incríveis para a rede Telecine!

Em outra ação de gifting, produzimos um presskit para o canal Megapix, que nos solicitou brindes personalizados para presentear os influenciadores digitais parceiros. Sendo assim, criamos um mascote abraçável do Megapix e elaboramos uma camisa com hashtags enaltecendo os principais gêneros de filmes e, por fim, uma hashtag especial relacionada ao canal: #amomegapix. Um cartão carinhoso por parte do Megapix explicava a ação, parabenizando os influenciadores por seu trabalho.

Também tivemos um incrível case de gifting com a divulgação do filme Minha Mãe é uma Peça 2, com dois kits diferenciados: um para jornalistas e influenciadores e outro para os fãs dos filmes. Seguimos a paleta de cores usada nos filmes e a personagem principal aparecia em diversos materiais em uma pegada pop art bem bacana!

Destinar uma estratégia para o público errado pode ter o efeito contrário ao desejado com a campanha de gifting. Por isso, é preciso sempre realizar um planejamento detalhado que entenda exatamente a quem se destina o presente e por qual motivo ele está sendo enviado.

Ainda sobrou alguma dúvida? Então, confira agora 4 motivos para integrar o gifting na sua estratégia de marketing.

Newsletter VX Comunicação

Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?