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Como elaborar estratégias de gifting para c-Level sem comprometer o compliance?

16 fevereiro, 2018

A troca de presentes é um pilar social que funciona fortalecendo relacionamentos desde os primórdios da humanidade. Ofertar um item para simbolizar um acordo entre duas populações, por exemplo, é tão comum que deu origem ao feriado americano do Thanksgiving. No marketing, estratégias de gifting buscam resultados positivos para uma marca porque se aproveitam do sentimento bom que um presente costuma causar.

Mas se entender estratégias de gifting do ponto de vista emocional é fácil, apontar exemplos de como ela aumenta as vendas de um negócio pode não ser. Talvez porque essa tendência ainda seja recente no Brasil. Embora a prática de oferecer brindes aos clientes seja comum, o gifting vai um pouco além disso.

Em geral ele é um presente criativo que é realmente capaz de fazer com que um cliente lembre-se do seu negócio. No lugar de um pen drive ou um porta-cartões, o gifting entrega algo que seja a cara da sua empresa ou que seja capaz de representar bem uma ação.

Presentes corporativos são utilizados para aumentar as vendas, pois seguem um script que visa entender como os executivos de uma empresa se sentirão ao recebê-los. São criados com base em pesquisa, muito planejamento e sempre analisados ao fim de uma campanha, para entender como impactam a performance de uma organização. E porque eles têm um valor para o recipiente, tendem a incentivar a aquisição dos seus produtos ou serviços, trazendo retornos.

Um grande desafio do gifting, todavia, é considerar as políticas empresariais com relação ao recebimento de itens. Para fugir disso é preciso entender que não se deve criar uma expectativa de reciprocidade com o gifting, que é preciso adequar o material ao nível hierárquico do funcionário que o receberá e que timing pode ser um dos fatores mais importantes em uma estratégia bem-sucedida.

Por isso, hoje mostraremos a você como elaborar uma estratégia de gifting para executivos que não fere as normas de compliance!

Como planejar estratégias de gifting?

Dentre tudo que deve ser considerado para o desenvolvimento de uma estratégia de gifting bem-sucedida temos de olhar primeiro para o planejamento. Afinal, como mencionamos no começo do texto, aliado a pesquisa, é este recurso que determinará seu sucesso.

Será preciso responder que tipo de relação o gifting pretende alimentar. Dar presentes pode ser uma forma de entrar em contato pela primeira vez com os executivos de um negócio, de retribuir anos de parceria ou de celebrar ocasiões especiais.

Quando essa questão estiver clara será possível começar a pensar no tipo de gifting a se fazer. Então existirá a necessidade de compreender como o seu cliente se sente e que objeto poderia transmitir uma boa impressão do seu negócio ao mesmo tempo em que é marcante o suficiente para ser considerado um presente.

Itens tradicionais como canetas e pen drives são facilmente aposentados em uma gaveta ou perdidos. Já bolsas, mochilas e kits de papelaria personalizados estarão sempre por perto, servindo como uma lembrança agradável da sua marca.

Que recursos devem ser utilizados para um gifting bem-sucedido?

Encontrar o material mais adequado para representar a sua empresa é um dos pontos mais importantes de um gifting bem-sucedido. A melhor forma de fazer isso é pensar em objetos que podem ser úteis para o seu público-alvo. Como estamos falando em executivos c-Level itens de papelaria exclusivos são sempre bem-vindos.

Mas cumprir bem a etapa anterior e conhecer melhor seus clientes dará a você a resposta certa para essa pergunta. Independentemente do objeto escolhido há algumas certezas com que podemos trabalhar. Estratégias de gifting funcionam melhor quando os brindes oferecidos pela sua empresa são de boa qualidade.

Mesmo porque tudo que você entrega para terceiros reflete na imagem da sua organização. Então se o seu orçamento permite fazer 10 presentes incríveis para os seus clientes mais especiais ou 100 produtos de qualidade inferior, opte pela primeira opção.

Gastar com uma embalagem única e cartões personalizados também são formas de tornar o seu gifting ainda mais memorável. Essas duas coisas refletem o quanto você valoriza o relacionamento que tem com um cliente e podem fazer uma grande diferença.

A ideia do gifting é influenciar positivamente um cliente. Por isso, sempre que for possível, aproveite para levar os brindes pessoalmente.

Quais considerações devem ser feitas com relação ao compliance?

Mas provavelmente a parte mais importante do gifting para executivos é considerar as normas de compliance. Na fase de planejamento a sua equipe sempre pode investigar melhor as regras de uma organização para não feri-las ao longo de uma campanha. Porém, como é muito difícil que essas orientações sejam divulgadas publicamente é melhor trabalhar com alguns direcionamentos generalistas.

A ética de dar e receber brindes pode ser confusa, mas há uma linha tênue que separa o gifting de ações menos nobres. Um brinde não é um brinde quando a sua intenção é a de influenciar o comportamento de quem o recebe, por exemplo. Se tratar de um item caro o bastante para que seja esperado algo em troca dele é muito provável que o brinde fira o compliance.

Outro ponto a se considerar é o nível hierárquico de quem é presenteado. Talvez um brinde não seja adequado para um funcionário júnior, mas possa ser recebido por um executivo sênior.

A consideração mais importante que diferencia o brinde costuma ser o timing. Naqueles momentos em que a sua empresa está prestes a fechar um grande negócio o gifting pode ser recusado. Mas em datas comemorativas, como o aniversário de uma empresa, o mesmo item poderia ser visto como algo normal.

Leve os pontos citados aqui em consideração. E avalie sempre a reciprocidade. Se receber um determinado presente não seria algo bem-visto na sua empresa é melhor não oferecê-lo a alguém.

O que é social gifting?

Hoje, uma grande tendência é o social gifting. Trata-se de uma maneira de oferecer brindes que não exige necessariamente conhecimento a respeito de quem os receberá.

No social gifting utiliza-se uma plataforma para presentear pessoas com base nas informações que elas compartilham em redes sociais. O presente pode ser um serviço, um produto ou um cartão de presente que dá direito a adquirir produtos em uma loja online.

O diferencial aqui é que todas as marcas podem oferecer o gifting, já que clientes preferem enviá-los quando estão atrelados a um estabelecimento em específico. E uma das grandes companhias que aposta no recurso é a Starbucks.

Com social gifting os produtos e serviços que a sua empresa vende podem se tornar brindes. Ele aumenta o engajamento dos clientes com um negócio, promove a marca e gera novas vendas. O futuro do social gifting ainda é desconhecido, mas só no Facebook ele já se transformou em uma indústria que vale mais de um bilhão de dólares.

Quer a sua empresa opte pelo social gifting ou por estratégias de gifting tradicionais uma coisa é certa: planejar-se levando em consideração o compliance é a única forma de ser bem-sucedido. Afinal, quando opta pelo gifting uma organização quer vender mais e tornar sua marca reconhecível. Mas ignorar normas éticas pode pôr tudo a perder.

Desenvolver um gifting de sucesso é muito mais fácil quando a sua empresa conta com a ajuda de uma agência especializada. É ela que tem o conhecimento legal e estratégico para garantir que tudo correrá bem.

Ficou empolgado agora que você já sabe como as estratégias de gifiting devem ser usadas para alavancar seus resultados? Entre em contato agora mesmo com a VX Comunicação e encontre as melhores ideias para cada ocasião!

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