Tendências de marketing para 2025
25 novembro, 2024Estamos prestes a arrancar a última folhinha do calendário. Afinal os dias derradeiros de dezembro de 2024 estão dando adeus e, com um ano novo, novas tendências chegam com tudo.
Ter essas informações em mente logo nos primeiros dias de 2025 pode fazer total diferença na sua performance e te colocar na frente na corrida pelo sucesso.
Pensando nisso, listamos as principais tendências de marketing para 2025 nas quais deve ficar ligado. Boa leitura!
Tendências de marketing que se consolidaram em 2024
Antes de partirmos para a lista em si, vale a pena relembrarmos algumas tendências deste ano que se consolidaram e que vão impactar aquelas previstas para o próximo ciclo.
Em 2024, as inteligências artificiais dominaram a cena. Como grande ferramenta de crescimento dos negócios, elas foram vistas como uma importante aliada no aumento de produtividade, redução de custos e geração de novos serviços.
Os UGCs (User Generated Contents) também estiveram no topo. Conectados como nunca, os consumidores demandam conteúdos mais autênticos e que tenham uma história por trás contada por seus pares. Então, dar o protagonismo ao comprador também esteve entre uma das principais preocupações das marcas.
Outra tendência que pegou neste ano foi a adoção de canais diretos para promover a comunicação e a conexão com os consumidores. Alguns desses canais foram o Instagram e o WhatsApp, que, combinados aos bots conversacionais, foram impulsionados por clientes que buscavam conversas mais privadas.
As principais tendências de marketing em 2025
Depois dessa breve recapitulação, você tem o contexto ideal para entender os próximos insights e utilizá-los na sua estratégia! Então vamos ao que interessa!
Inteligência artificial aplicada em mídia
As inteligências artificiais seguem de vento em popa nos times criativos, seja para dar uma força na criação, seja para brainstorms e assim por diante.
E, agora, chegou a hora do time de mídia, que verá essa ferramenta cada vez mais próxima das suas atividades ao longo do ano.
À medida em que as dificuldades de aplicação dessas tecnologias vão sendo superadas, diversas oportunidades podem ser aproveitadas, como:
- Planejamento de cenários para otimizar o orçamento a partir de um conjunto de dados mais rico e acurado.
- Geração antecipada das percepções sobre os públicos, alcançando assim planos de mídia mais precisos e ainda mais alinhados à jornada de compra.
- Otimização de tarefas em tempo real nos canais para aumentar o impacto do projeto e tirar proveito de insights sobre o desempenho da campanha, o que permite, inclusive, aprimoramento continuado. Assim será possível diminuir o tempo gasto do time, reduzir custos e aumentar as vendas.
Para superar a volatilidade que alguns públicos podem apresentar, as ferramentas de IAs prometem isentar os profissionais de realizar a tarefa de ajustar as campanhas manualmente.
As campanhas poderão ter cada vez mais a automação para combinar segmentação, prospecção e propensão.
Primeiro, a abordagem maior para obter o máximo de alcance no topo do funil; em seguida, a IA poderá prospectar com um alcance ainda mais elevado de interessados no produto ou serviço; e, por fim, definir o conteúdo ideal que possua maior chance de converter cada lead.
Parceria com streamers, influenciadores e creators
O mundo experimenta um crescente interesse em nicho e fandons, gerando uma excelente oportunidade para marcas de diversos setores contarem suas histórias em 2025.
Além disso, com o investimento crescente em live streaming, os streamers se tornam cada vez mais peça-chave para as empresas que adotam o storytelling como ferramenta.
O ambiente on-line mostrou que o conteúdo gerado pela própria audiência, como vimos acima nos UGCs, são uma grande força de alcance.
Considerando os influenciadores e criadores, que concentram maior audiência do que usuários casuais, sua atuação tende a se tornar ainda mais valiosa para as marcas no ano vindouro.
Nas mídias de massa, como a TV, ainda há uma dificuldade considerável em conquistar uma conexão autêntica e próxima, o que é facilmente contornada com a atuação dos influenciadores.
Em países como os Estados Unidos, a geração Z tem se tornado muito mais propensa a adquirir algo divulgado pelas suas personalidades favoritas da internet do que as gerações anteriores.
Mas não basta contar com os influencers na estratégia; é preciso considerar cada vez mais a influência dos algoritmos, para que a mensagem evolua de um storytelling para resultados comerciais.
Para ilustrar tudo isso, o mais recente relatório de trends de mídia para 2025 da Dentsu mostrou que:
- 85% dos CMOs agora pretendem manter ou aumentar seus investimentos em conteúdo de formato curto;
- 82% indicam o aumento em marketing de influência; e
- 81% pretendem investir em transmissão ao vivo nos próximos 12 meses.
Mídia de varejo ainda mais forte
Depois de realizar vendas durante anos, as gigantes varejistas acumularam um amontoado de informações, que depois viraram dados e um ativo valioso: as informações dos seus compradores, histórico de aquisições, tendências de compra e afins.
Tudo isso combinado transformou os compradores, agora, em públicos! As varejistas, que, com um banco de dados robusto, tinham o que era necessário para oferecer a anunciantes segmentações de público extremamente refinadas.
Essa mina de ouro, aliada ao próprio e-commerce das varejistas, deu início à forte tendência do retail media, ou mídia de varejo, que, resumidamente, trata-se de mais um espaço para publicidade onde as empresas de varejo oferecem aos anunciantes suas mídias atreladas aos seus bancos de dados.
A Amazon, que talvez seja o maior case de retail media, alcançou mais de US$ 50 bi em receita com o negócio de publicidade nos últimos quatro trimestres. Entretanto, a gigante americana estará diante de novos players nesse mercado.
A Disney Advertising firmou parceria com o líder de comércio da América Latina – o Mercado Livre – para permitir que os anunciantes usem os recursos de segmentação de público das duas empresas.
O TikTok, por sua vez, não pretende ficar de fora dessa tendência. A plataforma, que está entre as empresas que buscam desenvolver seus próprios recursos de comércio, já tem mais de 15 milhões de comerciantes em todo o mundo.
Além dessas, as empresas de processamento de pagamento também enxergam um enorme potencial na mídia de varejo.
O PayPal já está destinando esforços para construir a sua plataforma de publicidade; o banco americano Chase também lançou uma rede de anúncios em que as marcas podem aproveitar os dados financeiros primários do banco sobre os padrões de gastos de seus clientes; e a Paramount Advertising tem um acordo de parceria com a Mastercard para ajudar os anunciantes que querem medir o desempenho de seus gastos com mídia.
Inteligência artificial, privacidade e regulamentações
Por fim, a última tendência que vale destaque, mas que não nos permite ter um plano de ação concreto – afinal, não sabemos o que acontecerá no futuro: as discussões legais envolvendo as big techs e suas ferramentas de IA.
Trazendo um recorte para o nosso país, com a preocupação com a privacidade dos cidadãos e até mesmo com a segurança nacional, as autoridades brasileiras têm tomado algumas atitudes que podem chocar com os interesses das plataformas.
Recentemente, a ANPD – Autoridade Nacional de Proteção de Dados – expediu uma medida preventiva que impedia a Meta de usar dados pessoais dos usuários para o treinamento da sua IA generativa.
A suspensão foi baseada no entendimento de que a prática poderia ocasionar “dano grave e irreparável ou de difícil reparação” aos usuários. No entanto, após a empresa apresentar um plano de adequação, o qual foi aprovado pela a ANPD, a Meta foi autorizada a utilizar tais dados, com a devida anuência dos usuários.
Diante disso, é bem provável que temas como esse sejam recorrentes nos meses que estão por vir.
Insights de marketing para 2025 que também merecem atenção
Listamos acima os principais insights para você considerar no seu planejamento estratégico e de negócios para 2025, mas ainda há outras tendências que valem algumas linhas. Entre elas estão:
A evolução do SEO e o aumento dos esforços de UX – Experiência do Usuário
Constantemente, os motores de busca, principalmente o Google, têm lançado atualizações que visam melhorar a navegação do usuário, e aquele que melhor se adequar ganhará as primeiras páginas de pesquisa.
Portanto, esforços de SEO já conhecidos, como otimização do carregamento da página, navegação intuitiva e criação de conteúdo de alta qualidade, seguem sendo indispensáveis.
Micro e nano influenciadores como protagonistas
Como você viu nos parágrafos anteriores, os influencers serão parceiros importantes nos esforços das marcas em 2025, e vale lembrar que os pequenos profissionais da influência ganharão ainda mais holofotes.
Com um público altamente engajado, eles podem fazer parte de diversas campanhas e não devem ser negligenciados nas ações de marketing.
O social commerce mais forte
Assim como as empresas varejistas perceberam uma fonte lucrativa de publicidade nos seus próprios canais, as plataformas de mídias sociais também enxergaram um solo fértil para negócios dentro dos seus ecossistemas.
As vendas dentro das redes sociais prometem bombar com a união estratégica de e-commerce e social media, então não se espante ao ver cada vez mais o nome do Instagram Shopping ou do Facebook Shops em 2025.
Bom, chegamos ao fim de mais um artigo! Temos certeza de que você está mais afiado do que nunca para aproveitar as novas oportunidades de marketing. Claro que, tendo a VX Comunicação como parceira, você terá tudo para unir esses insights a ações concretas que vão fazer seu negócio voar. Portanto, estamos à disposição e esperamos o seu contato.
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