Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?

Marketing

Saiba o que é Marketing de Guerrilha e como usá-lo em seu negócio

17 fevereiro, 2023

Um dos meios mais importantes para divulgar produtos e serviços e chamar a atenção do público-alvo é a criatividade. E, mais do que nunca, inovar é preciso, pois a concorrência no mercado é grande, em todo e qualquer segmento, e é necessário se destacar para impactar a audiência.

Uma dessas ideias inovadoras é o Marketing de Guerrilha, que tem ganhado bastante espaço no mercado como uma boa alternativa para atrair leads e clientes gastando pouco.

Quer saber mais sobre o Marketing de Guerrilha e como ele pode ajudar no seu negócio? Continue a leitura deste texto até o final e descubra!

O que é o Marketing de Guerrilha

O Marketing de Guerrilha é uma estratégia considerada de baixo custo que tem como foco a publicidade criativa e não convencional de um produto ou serviço.

O termo surgiu na década de 1970, criado pelo publicitário Jay Conrad Levinson, tendo como inspiração a Guerra do Vietnã, onde os vietnamitas usavam táticas e métodos incomuns para derrotar seus adversários.

Uma das características mais marcantes dessa estratégia é o impacto que ela pode causar sem a necessidade de grandes investimentos.

A importância do Marketing de Guerrilha

Ressaltamos que essa é uma estratégia que vem crescendo mais e mais a cada dia, já que a promessa é fazer mais com menos. E os resultados têm sido bastante expressivos se comparados com outras ações de marketing, mas é importante entender e saber como utilizar o Marketing de Guerrilha.

Comparando com o marketing tradicional, não há muitas diferenças relacionadas aos aspectos técnicos. O diferencial entre ambos está na abordagem – fator importante na hora de atrair o cliente, que é, literalmente, bombardeado de informações a todo momento e, por conta disso, acaba sendo mais seletivo na hora de escolher uma marca.

O Marketing de Guerrilha dificilmente é ignorado pelo público, pois ele cria uma impressão duradoura na mente do consumidor, provocando nele uma reação e fazendo-o reavaliar suas prioridades e hábitos pessoais. Além disso, é uma estratégia que também provoca, diretamente, a concorrência.

Como funciona o Marketing de Guerrilha?

O Marketing de Guerrilha funciona como uma forma de promover uma marca, gerando um impacto no público-alvo – que pode ser positivo ou negativo. Por isso, é importante tomar alguns cuidados para que a campanha não provoque uma reação ruim.

Uma ação bem pensada e estruturada pode trazer muitos benefícios, como esses que citamos:

– Aumento do reconhecimento da marca;

– Aumento de leads e clientes;

– Destaque da concorrência;

– Conexão emocional com o público;

– Parcerias novas e mais fortes;

– Baixo investimento e melhores resultados.

Como colocar a estratégia em prática?

Para aproveitar os benefícios do Marketing de Guerrilha, saber como colocar a estratégia em prática da melhor forma é fundamental. Trazemos algumas dicas:

1.       Saiba adaptar a sua comunicação

Você não precisa seguir uma fórmula ou uma receita única; pelo contrário: é preciso inovar e ser criativo. Para isso, é interessante pesquisar e encontrar referências de ideias que casem com a sua marca.

Mas fique atento ao contexto da comunicação e saiba trabalhar os tipos de mensagens, avaliando se o segmento do seu negócio permite uma linguagem mais descontraída ou mais formal.

2.       Seja autêntico

Outro ponto importante é buscar ser autêntico: copiar estratégias de outras organizações pode ser um “tiro no pé”. 

É claro que cases de sucesso são sempre boas referências, e você pode se inspirar pesquisando ideias que tenham a ver com o seu negócio, mas, para que uma campanha seja bem-sucedida, ela precisa ser original.

3.       Preste atenção às emoções

Como citamos, o principal objetivo do Marketing de Guerrilha é provocar emoções, mas, antes de começar a trabalhar essa estratégia, é importante saber que emoção você deseja despertar no seu público. 

Você pode fazer uso de assuntos sérios, engraçados e até mesmo chocantes, dependendo do que deseja abordar. Saiba que o consumidor será atraído pelos sentimentos que sua marca despertará nele e, caso seja algo negativo, a tendência é que ele se afaste em vez de ser atraído.

4.       Conheça bem os seus clientes

Um detalhe importante para o sucesso de qualquer estratégia de marketing: independentemente do estilo das campanhas a serem criadas, você deve conhecer muito bem os seus clientes. Afinal, serão eles os impactados por elas.

Então, é necessário estudar o seu público de forma ampla, observando o comportamento dos atuais clientes e dos potenciais clientes também. Dessa forma, você entenderá melhor como construir suas campanhas, sabendo para quem irá transmiti-las.

5.       Saiba executar

Além de todo o planejamento, do estudo do público a ser atingido e da comunicação a ser empregada, é preciso saber executar as campanhas.

Para pôr em prática de forma profícua o que foi planejado, a dica que damos é definir qual será a melhor ação a ser executada para o seu público, pensando em todos os detalhes, em cada etapa, pois cada fase será determinante para o sucesso da estratégia.

Caso julgue necessário, você pode contar com um parceiro para dividir as tarefas, e decidirem, em conjunto, como as campanhas irão funcionar.

6.       Não deixe de avaliar os resultados

Como toda estratégia de marketing, o Marketing de Guerrilha também precisa ter seus resultados avaliados. Algumas empresas acabam pulando essa importante etapa por acharem que as ações espontâneas sempre dão certo. Entretanto, essa avaliação é fundamental.

Saber como as ações estão repercutindo, utilizar boas ferramentas de monitoramento para acompanhar o impacto das campanhas nas redes sociais, analisar quais são as métricas importantes para o seu negócio – tudo isso é importante para o sucesso do Marketing de Guerrilha.

Resumindo: o Marketing de Guerrilha é uma estratégia inteligente e criativa, que pode trazer ótimos resultados. Agora que você já sabe o que ele é, como funciona e como pode ajudar no seu negócio, que tal implementá-lo? Não sabe como fazer? Não se preocupe, que te ajudamos! Entre em contato conosco.

Newsletter VX Comunicação

Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?