Saiba o que é Marketing de Guerrilha e como usá-lo em seu negócio
17 fevereiro, 2023Um dos meios mais importantes para divulgar produtos e serviços e chamar a atenção do público-alvo é a criatividade. E, mais do que nunca, inovar é preciso, pois a concorrência no mercado é grande, em todo e qualquer segmento, e é necessário se destacar para impactar a audiência.
Uma dessas ideias inovadoras é o Marketing de Guerrilha, que tem ganhado bastante espaço no mercado como uma boa alternativa para atrair leads e clientes gastando pouco.
Quer saber mais sobre o Marketing de Guerrilha e como ele pode ajudar no seu negócio? Continue a leitura deste texto até o final e descubra!
O que é o Marketing de Guerrilha
O Marketing de Guerrilha é uma estratégia considerada de baixo custo que tem como foco a publicidade criativa e não convencional de um produto ou serviço.
O termo surgiu na década de 1970, criado pelo publicitário Jay Conrad Levinson, tendo como inspiração a Guerra do Vietnã, onde os vietnamitas usavam táticas e métodos incomuns para derrotar seus adversários.
Uma das características mais marcantes dessa estratégia é o impacto que ela pode causar sem a necessidade de grandes investimentos.
A importância do Marketing de Guerrilha
Ressaltamos que essa é uma estratégia que vem crescendo mais e mais a cada dia, já que a promessa é fazer mais com menos. E os resultados têm sido bastante expressivos se comparados com outras ações de marketing, mas é importante entender e saber como utilizar o Marketing de Guerrilha.
Comparando com o marketing tradicional, não há muitas diferenças relacionadas aos aspectos técnicos. O diferencial entre ambos está na abordagem – fator importante na hora de atrair o cliente, que é, literalmente, bombardeado de informações a todo momento e, por conta disso, acaba sendo mais seletivo na hora de escolher uma marca.
O Marketing de Guerrilha dificilmente é ignorado pelo público, pois ele cria uma impressão duradoura na mente do consumidor, provocando nele uma reação e fazendo-o reavaliar suas prioridades e hábitos pessoais. Além disso, é uma estratégia que também provoca, diretamente, a concorrência.
Como funciona o Marketing de Guerrilha?
O Marketing de Guerrilha funciona como uma forma de promover uma marca, gerando um impacto no público-alvo – que pode ser positivo ou negativo. Por isso, é importante tomar alguns cuidados para que a campanha não provoque uma reação ruim.
Uma ação bem pensada e estruturada pode trazer muitos benefícios, como esses que citamos:
– Aumento do reconhecimento da marca;
– Aumento de leads e clientes;
– Destaque da concorrência;
– Conexão emocional com o público;
– Parcerias novas e mais fortes;
– Baixo investimento e melhores resultados.
Como colocar a estratégia em prática?
Para aproveitar os benefícios do Marketing de Guerrilha, saber como colocar a estratégia em prática da melhor forma é fundamental. Trazemos algumas dicas:
1. Saiba adaptar a sua comunicação
Você não precisa seguir uma fórmula ou uma receita única; pelo contrário: é preciso inovar e ser criativo. Para isso, é interessante pesquisar e encontrar referências de ideias que casem com a sua marca.
Mas fique atento ao contexto da comunicação e saiba trabalhar os tipos de mensagens, avaliando se o segmento do seu negócio permite uma linguagem mais descontraída ou mais formal.
2. Seja autêntico
Outro ponto importante é buscar ser autêntico: copiar estratégias de outras organizações pode ser um “tiro no pé”.
É claro que cases de sucesso são sempre boas referências, e você pode se inspirar pesquisando ideias que tenham a ver com o seu negócio, mas, para que uma campanha seja bem-sucedida, ela precisa ser original.
3. Preste atenção às emoções
Como citamos, o principal objetivo do Marketing de Guerrilha é provocar emoções, mas, antes de começar a trabalhar essa estratégia, é importante saber que emoção você deseja despertar no seu público.
Você pode fazer uso de assuntos sérios, engraçados e até mesmo chocantes, dependendo do que deseja abordar. Saiba que o consumidor será atraído pelos sentimentos que sua marca despertará nele e, caso seja algo negativo, a tendência é que ele se afaste em vez de ser atraído.
4. Conheça bem os seus clientes
Um detalhe importante para o sucesso de qualquer estratégia de marketing: independentemente do estilo das campanhas a serem criadas, você deve conhecer muito bem os seus clientes. Afinal, serão eles os impactados por elas.
Então, é necessário estudar o seu público de forma ampla, observando o comportamento dos atuais clientes e dos potenciais clientes também. Dessa forma, você entenderá melhor como construir suas campanhas, sabendo para quem irá transmiti-las.
5. Saiba executar
Além de todo o planejamento, do estudo do público a ser atingido e da comunicação a ser empregada, é preciso saber executar as campanhas.
Para pôr em prática de forma profícua o que foi planejado, a dica que damos é definir qual será a melhor ação a ser executada para o seu público, pensando em todos os detalhes, em cada etapa, pois cada fase será determinante para o sucesso da estratégia.
Caso julgue necessário, você pode contar com um parceiro para dividir as tarefas, e decidirem, em conjunto, como as campanhas irão funcionar.
6. Não deixe de avaliar os resultados
Como toda estratégia de marketing, o Marketing de Guerrilha também precisa ter seus resultados avaliados. Algumas empresas acabam pulando essa importante etapa por acharem que as ações espontâneas sempre dão certo. Entretanto, essa avaliação é fundamental.
Saber como as ações estão repercutindo, utilizar boas ferramentas de monitoramento para acompanhar o impacto das campanhas nas redes sociais, analisar quais são as métricas importantes para o seu negócio – tudo isso é importante para o sucesso do Marketing de Guerrilha.
Resumindo: o Marketing de Guerrilha é uma estratégia inteligente e criativa, que pode trazer ótimos resultados. Agora que você já sabe o que ele é, como funciona e como pode ajudar no seu negócio, que tal implementá-lo? Não sabe como fazer? Não se preocupe, que te ajudamos! Entre em contato conosco.