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Tecnologia

Promover um programa de TV: saiba como e quais redes sociais utilizar

16 novembro, 2017

Com o crescimento do consumo de mídia em meios digitais e também o aumento dos índices de utilização de dispositivos móveis, assistir à TV nos dias de hoje é uma experiência bastante diferente do que acontecia anos atrás, sendo fundamental que as emissoras se adaptem a essa nova realidade.

Um dos elementos que demonstram essa mudança é o fenômeno da segunda tela, que nada mais é que o uso concomitante de smartphone, tablet ou notebook com a televisão.

Se você deseja alcançar resultados nesse mercado cada vez mais conectado, é fundamental compreender essa interação. Explicamos como promover um programa de TV nas redes sociais e usá-las da forma correta. Confira!

Redes sociais para promover programa de TV

Apesar de muitos dizerem que o crescimento das redes sociais e, mais do que isso, das mídias digitais seria o fim das emissoras e programas de televisão tradicionais, o que se percebe, no Brasil e no mundo, é que o telespectador passou a consumir as duas fontes de informação de forma conjunta.

Por isso, as estratégias de promoção de um programa de TV devem considerar as redes sociais como parceiras para atrair a atenção do público e também para interagir com o usuário (muitas vezes em tempo real), aumentando a convergência da sua atenção.

Confira algumas ideias para usar as redes sociais a favor do seu programa:

Conversão da audiência digital em audiência para o programa

Segundo pesquisa recente da Nielsen, 25% dos telespectadores se informam a respeito da grade de programação de seus canais favoritos por meio das redes sociais.

Por isso, ninguém melhor que o próprio canal de TV para promover os programas e atrações, utilizando plataformas e perfis sociais próprios para informar e interagir com os seus espectadores.

Uma estratégia eficiente, e que deve ser adotada pelo seu canal ao promover um programa de TV, consiste em anunciar as estreias, os detalhes da programação diária e também os destaques da semana e do mês, visando converter a audiência digital em audiência para o programa em questão.

Uso da segunda tela para interação em tempo real

Já mencionamos o fenômeno da segunda tela e como ele cresceu nos últimos anos e, por isso, emissoras que se aproveitam dessa plataforma digital de forma ativa passam a ter papel de influência nos hábitos de consumo do telespectador.

Diversos canais de televisão utilizam as redes sociais para realizar interações com o público, em tempo real, por meio de comentários da atração que está sendo exibida, com enquetes, perguntas ou exibição de mensagens dos internautas no programa.

Engajamento por meio das redes sociais

Outra dificuldade enfrentada pelas emissoras de televisão é manter o telespectador engajado em uma atração, já que são muitas as possibilidades de conteúdo disputando a sua atenção.

Redes sociais para estratégia digital de emissoras de TV

Existem muitas opções de redes sociais disponíveis no mercado atualmente, indo desde as mais conhecidas, como Facebook, Instagram e Twitter, até redes de nicho, como Pinterest, Behance e Twitch, e, por isso, é comum ficar em dúvida sobre quais redes sociais usar.

A dica de ouro para solucionar essa questão é avaliar quais são as redes sociais que mais se encaixam no perfil do seu telespectador e também no tipo de conteúdo oferecido, testando os resultados de cada uma delas para obter métricas concretas.

Gostou de saber mais sobre como promover um programa de TV nas redes sociais? Então se liga em 6 estratégias com apps multitela!

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