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Live Blogging: o que é e tudo que você precisa saber

18 março, 2021

O avanço tecnológico, principalmente após o advento da internet, gerou profundas mudanças na sociedade, especialmente quanto a forma de consumo e a velocidade de propagação de notícias e informações.

A popularização de grupos de mensagens instantâneas e redes sociais permitem que uma mensagem seja atualizada em poucos segundos e faz com que veículos de comunicação como o rádio e a televisão pareçam atrasados.

Se antes o consumo de informações aguardava as atualizações em jornais impressos ou telejornais, atualmente é impensável que a troca existente entre público e canais de comunicação levem mais do que 10 ou 15 minutos para serem disponibilizadas ao público por meio digital.

O mercado publicitário é, de uma forma geral, um espelho da sociedade. Em um passado não tão remoto, campanhas de marketing poderiam ser baseadas em peças rígidas. Porém, a crescente exigência do público passou a impor uma geração de conteúdo integrado ao que acontece no mundo, não apenas no dia ou na semana seguinte, mas em tempo real. É preciso gerenciar interações sociais e engajamento à medida que os fatos acontecem.

É justamente nesse contexto que o “Live Blogging” se apresenta ao mercado como uma evolução do formato tradicional. Com o acréscimo de ferramentas atuais que permitem o compartilhamento de informações em tempo real com um público, essa prática passou a ser, portanto, uma ferramenta ideal para coberturas de eventos e comunicação instantânea, gerando conteúdo e engajamento e trazendo uma série de benefícios para a estratégia de marketing digital.

Neste post você vai entender melhor esse conceito e sua importância, conhecer as suas vantagens e entender o que é preciso saber para começar a implementá-lo.

O que é Live Blog?

Em tradução livre para o português, “Live Blog” remete ao conceito de “blog” ao vivo. É, portanto, uma versão atualizada do formato tradicional de “blog”, na qual as informações e estratégias de engajamento são exploradas de forma mais objetiva e passadas ao público em tempo real.

O conceito mais tradicional de “blog” surgiu na década de 1990, utilizado como uma espécie de diário online, onde seus escritores compartilhavam opiniões, acontecimentos da sua vida pessoal e coisas que consideravam relevantes.

Rapidamente começou a ser utilizado de formas diversas, servindo para abordagens mais específicas, como viagens, análise de produtos tecnológicos, cosméticos e afins. À medida em que o conceito foi sendo popularizado, outros formatos foram surgindo, com novas ferramentas e possibilidade, até que o conceito foi integrado às redes sociais.

Atualmente, a estratégia de “Live Blogging” segue um padrão semelhante ao que encontramos em “feeds e timelines” de redes sociais tradicionais. Uma das mais utilizadas para essa prática é o Twitter, que permite a interação imediata entre marca e usuários, através de texto, imagem e gifs.

Quais são os principais benefícios existentes na adoção de estratégias de Live Blogging?

Antes de sua popularização, o “Live Blogging” era utilizado como uma ferramenta com objetivos quase que exclusivamente informativos. Entretanto, após sua ampla disseminação, e estimulada especialmente pela inclusão de instrumentos interação do público com as postagens, as grandes empresas começaram a analisar e testar novas possibilidades para atingir objetivos mais amplos, como: aproximação com a audiência, conhecimento da marca, aumento significativo do tempo de permanência na página e o engajamento que toma uma proporção ainda maior.

 Assim, dentre as diversas vantagens dessa estratégia, podemos destacar:

 1) A associação da marca aos assuntos do momento.

O formato permite estabelecer um bate-papo em tempo real com o público-alvo sobre algum assunto relevante no momento, associando, de forma inconsciente, a sua marca em um contexto desse momento atemporal.

Como exemplo, podemos destacar determinadas ativações que podem ser exploradas de forma concomitante aos eventos esportivos relevantes, como Olimpíadas, jogos do Brasil na Copa do Mundo ou final de campeonatos locais.

Os assuntos selecionados para o “Live Blogging” serão de extrema importância para impactar diretamente no engajamento, na geração de leads e no alcance com o seu público-alvo.

 2) Geração de Leads

Ao trabalhar estratégias de “Live Blogging”, deve-se ter em mente que a cobertura de eventos e notícias não é a sua finalidade, ou seu objetivo, mas apenas um mecanismo para alcançar engajamento, podendo ser revertido em leads poderosos.

É possível, desta forma, inserir QR Codes, CTA’s e aproveitar os momentos de atenção durante as transmissões ao vivo para trabalhar suas conversões. Todo o engajamento que você obter ao fazer o live streaming pode ser direcionado para a geração de leads.

 3) Aumentar o Engajamento

Fazer as pessoas se sentirem pertencentes a um momento ou a uma situação é a forma mais relevante para engajar um público, e esse formato permite tal possibilidade com sucesso.

As possibilidades de interações são incontáveis e podem partir de curtidas, compartilhamentos, comentários e discussões em tempo real, até mesmo a participação em enquetes, a concessão de vantagens vinculadas a metas atingidas pelo público. São possibilidades para que empresas não apenas possam chamar a atenção das pessoas, mas criar conexões valiosas com elas.

Como utilizar o Live blogging na prática?

Uma das principais vantagens da utilização dessa estratégia é a versatilidade e a diversidade de seu aproveitamento em uma estratégia de produção de conteúdo. A escolha do caminho a ser seguido, entretanto, dependerá de diversas variáveis.

A depender do seu nicho de mercado e do nível de engajamento que você pretende gerar, a utilização de um determinado formato poderá ser mais adequado do que outros.

Além disso, é preciso ter em mente o perfil do público com que você pretende dialogar, o nível de investimento que será realizado na ativação, seja pela disponibilização de equipe e equipamentos para uma cobertura ou quanto às estratégias que serão utilizadas diretamente com os usuários.

A cobertura direta de eventos pelo qual o seu nicho de mercado se interessa ou possa estar associado, com transmissão em seu site também pode ser uma ótima ideia. A disponibilização de pessoas consideradas referências no assunto em debate é uma importante medida de atração e engajamento.

Em estratégias mais genéricas, relacionadas com a cobertura de eventos esportivos ou culturais, como a cerimônia do Oscar, eventos esportivos, eventuais programas de televisão que possuem grande amplitude com o público comum, torna-se interessante iniciativas de discussão sobre o que acontece em tempo real.

Nesse sentido, é importante ter a consciência de como o seu produto pode se relacionar com o evento em destaque, para definir que tipo de abordagem será adotada com o público.

Já imaginou estratégias de “Live Blogging” sendo exploradas por sua empresa? Quer saber qual estratégia se adequa melhor ao seu negócio?  A VX Comunicação pode te trazer as respostas necessárias para potencialização dos seus negócios!


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