Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?

Tecnologia

O que é o Metaverso? Entenda sobre esse novo conceito que está sendo falado

29 abril, 2022

Vivemos rodeados pela tecnologia e já nos acostumamos com as facilidades que ela nos proporciona, não é mesmo? Hoje, praticamente tudo é feito com o auxílio dela e da internet: compras on-line, conexão com pessoas do outro lado do mundo, tarefas domésticas e do dia a dia, entretenimento e uma infinidade de outras coisas. Não se pode negar que a vida é muito mais prática com o uso da tecnologia!

E, conforme o tempo passa, a tecnologia só nos surpreende. Novas possibilidades surgem e, a partir de testes diversos, funcionalidades são criadas e implementadas em nossa sociedade. Um exemplo é o metaverso, tecnologia que proporciona uma realidade virtual paralela. O conceito é relativamente novo e ainda pouco conhecido do grande público.

Essa nova tecnologia está cada vez mais próxima de nossas vidas: diversas empresas estão investindo nela e sua expansão já é uma realidade entre nós. Mas ainda há muitas dúvidas com relação ao metaverso; por isso, vamos falar um pouco a respeito desse tema. Acompanhe o texto até o final e saiba mais sobre o assunto!

A realidade do metaverso

Desde o final de 2021, tem-se falado muito dessa terminologia e, certamente, você já ouviu a respeito. O termo metaverso se refere a um mundo virtual que replica a realidade através de dispositivos digitais onde as pessoas podem interagir entre si e realizar diferentes atividades. É um espaço coletivo e virtual compartilhado, que constitui uma realidade virtual e aumentada proporcionada pela internet.

A ideia é representar uma realidade paralela: o indivíduo tem uma experiência de imersão em um ambiente virtual, como se estivesse nesse ambiente fisicamente. O metaverso busca proporcionar essa “realidade”. A pessoa está em um lugar, mas se vê em outro, pode sentir frio ou calor, tocar em coisas e interagir com outras pessoas – sensações “reais” em um mundo virtual.

Como surgiu o metaverso?

O conceito ficou mais em evidência quando o Facebook anunciou a mudança de seu nome para Facebook Meta, em outubro de 2021, com o objetivo de tornar-se uma “empresa de metaverso”. A notícia gerou dúvidas no público em geral, pois o termo ainda era pouco conhecido. Tanto que o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, publicou que a mudança marcava uma nova fase da empresa, agora focada em construir um metaverso. Isso despertou a curiosidade do público, que começou a pesquisar avidamente sobre a terminologia.

Entretanto, o termo não surgiu agora. A ideia de realidade virtual foi inspirada na década de 1980, com o movimento literário cyberpunk, gênero de ficção científica focado em baixa qualidade de vida e alta tecnologia. E, após o lançamento do livro “Snow Crash” (famoso romance do movimento cyberpunk), de Neal Stephenson, em 1992, a existência teórica virtual do metaverso começou a ser pensada.

O livro conta a história de personagens que se situam em um mundo virtual paralelo, acessado por uma rede de computadores. Eles podem interagir entre si através de uma figura representativa virtual: o avatar. Muito semelhante ao que o metaverso representa, não é? Uma revolução! Lembrando que foi exatamente em meados da década de 1990 que a internet começou a evoluir, até chegar ao que é hoje para nós.

A definição de metaverso também foi usada no filme “Ready Player One” (no Brasil, Jogador Número 1), dirigido por Steven Spielberg e lançado em 2018. A história se passa no futuro e mostra a humanidade usando a realidade virtual com o metaverso em um jogo chamado Oasis.

E como o metaverso funciona, de fato?

A novidade ainda não está clara para todos; nem disponível. O metaverso é acessado através de óculos especiais 3D e de outros equipamentos tecnológicos aliados à internet que proporcionam a experiência de uma realidade virtual paralela. Na verdade, o metaverso é considerado um ambiente de jogos on-line – é como um jogo mesmo, onde podemos viver personagens.

Ao colocar os óculos de realidade virtual, equipados com fones de ouvido e sensores, adentramos em um mundo virtual on-line que também incorpora realidade aumentada, com avatares, objetos em 3D e outras coisas. São espaços virtuais fictícios, mas que proporcionam experiências muito realistas. Dentro desses ambientes, o céu é o limite e tudo é possível.

Mas não podemos descrever com exatidão como o metaverso funcionará na prática. O que se sabe é que os usuários teriam seus próprios avatares e poderiam trabalhar, manter contato com colegas de trabalho e amigos, fazer compras, ir a shows e ao cinema, construir e decorar uma casa e até viajar. Tudo de maneira virtual.

O grande objetivo do metaverso é vivenciar momentos de forma virtual acessando um site através do computador ou do smartphone. E, nesse ambiente, ser e fazer o que quiser lá dentro: voar, dançar, interagir com outras pessoas, jogar futebol com o seu ídolo, comercializar e comprar itens, entre tantas outras coisas que fazemos no mundo real. Demais, não é mesmo?

As expectativas das empresas com o metaverso

As empresas que já estão experimentando essa tecnologia afirmam que as pessoas podem interagir, aprender, colaborar e jogar nos espaços virtuais do metaverso. Tudo isso de forma completa e imersiva. A expectativa para utilizar essa tecnologia no ambiente de trabalho e de negócios é grande.

Reuniões e encontros virtuais, palestras, realização de tarefas, experimentação de produtos e serviços… Imagina fazer todas essas coisas em um espaço virtual, com muito mais interação e sensações realísticas, sem sair de casa! O metaverso promete muitas facilidades em nosso dia a dia, tanto no trabalho como no lazer. Experiências incríveis e uma nova forma de viver nos aguarda!

E quando o metaverso estará entre nós?

Estamos todos ansiosos para experimentar o universo do metaverso, é claro! No entanto, esse cenário ainda não é possível para todos. Muitas das tecnologias necessárias para a sua implementação estão em desenvolvimento e os equipamentos para isso precisam tornar-se mais acessíveis e disponíveis para a população em geral.

Por enquanto, um dia de trabalho ou a realização de alguma outra ação no metaverso ainda não são possíveis. Especialistas dizem que esse não é um sonho para curto prazo, mas a tecnologia 5G, por exemplo, já será uma grande ajuda para a conectividade necessária para que o metaverso seja implementado. Outro detalhe são os equipamentos, como os óculos de realidade virtual, ainda pouco acessíveis no Brasil: hoje, podem custar mais de R$ 4.000.

Agora que você já sabe o que é metaverso e as expectativas em torno dessa nova tecnologia, bateu uma ansiedade para experimentá-lo, não é mesmo? Bem, aguardemos! E, enquanto isso, você pode aprimorar seu conhecimento sobre o assunto e apreender as possibilidades que podem surgir para o seu negócio. Nós podemos te ajudar. Entre em contato conosco agora mesmo!


Newsletter VX Comunicação

Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?

Aumente seus resultados agora