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Influenciadores digitais: saiba quais métricas entregar para os clientes

9 agosto, 2018

Pelo visto, o marketing de influência é uma prática que veio para ficar. Mas, para entregar bons resultados é preciso saber mensurar os resultados alcançados na campanha e também entregar aos clientes todos os efeitos que a mesma surtiu.

Mas afinal, como está o crescimento desse novo mercado que já vem se tornando tão popular entre as marcas nas redes sociais? Se você quiser saber mais sobre esse ramo do marketing, vem com a gente e descubra.

Influenciadores digitais: quais métricas usar

Um mercado em crescimento

Não é novidade que a internet vem ganhando cada vez mais força junto ao crescimento das novas tecnologias, né? Com isso, muitas marcas já entraram no meio digital e as que ainda não fizeram, já sentem essa necessidade. Com essa mudança do offline para o online, uma nova tendência surgiu com força total. O chamado Marketing de Influência deixou de ser uma aposta das grandes marcas para virar uma realidade, pois além de rentável, essa prática também vem mostrando excelentes resultados, muita das vezes, até a curto prazo.

O mercado de influenciadores digitais teve um crescimento considerável nos últimos anos e isso ocorreu graças à relação estabelecida entre o influenciador e seu público. É mais vantajoso para uma marca mostrar seus produtos e serviços através de um influenciador digital que possua muitos seguidores e possa fazer recomendações, do que a própria marca que ainda não tem uma relação sólida com os consumidores fazer isso. O crescimento desse mercado tem sido tão expressivo, que já existem diversos cursos de especialização na área, no qual explora-se desde o surgimento desse trabalho até os  ensinamentos de como ser um bom criador de conteúdo para atrair as marcas. Hoje, para ingressar nesse meio, é preciso lidar com alguns pilares, como por exemplo, gerar engajamento com seu público, saber a linguagem certa para cada canal e nicho e por último mas não menos importante, saber mensurar os resultados e apresentá-los ao cliente de forma clara e objetiva.

A importância de mensurar os resultados

Para saber se a campanha está realmente gerando um bom resultado, é necessário ter objetivos bem alinhados com o cliente antes mesmo da campanha estar no ar. O que o cliente pretende com essa campanha? Atrair mais visibilidade para o seu negócio? Aumentar o número de vendas? Conseguir mais leads qualificados? Não importa qual seja o objetivo, é muito importante que ele esteja bem representado em um KPI (Key Performance Indicator ou Indicador-Chave de Desempenho). É através dele que você vai conseguir mensurar os resultados e avaliar se realmente essa foi uma campanha de sucesso.  

Quem já é um influenciador ou pretende entrar para esse meio, é essencial saber medir todos os pontos, negativos e positivos do trabalho realizado e passar todos esses dados para o cliente. Para isso, você pode considerar pontos de comparação, ver quais foram os resultados obtidos em um período de tempo anterior e comparar com os resultados que a campanha trouxe para a marca. É importante também ficar de olho na taxa de conversão para saber quanto do público impactado realmente completou uma ação. Se a campanha tem o objetivo de vender um produto ou serviço, quantas foram as vendas resultantes dessa campanha? A forma como você interage com o público realmente gera o resultado esperado? É preciso alinhar a linguagem? Tudo isso você vai saber na hora de medir os resultados.

Fique de olho nas métricas

Com todas as métricas estipuladas, mesmo depois do start da campanha, é preciso ficar de olho nos resultados gerados durante e após. E como fazer isso? Através de relatórios.

Todas as redes sociais já oferecem relatórios, alguns mais detalhados que outros, nos quais é possível medir a relevância de cada campanha. Preste atenção nessas dicas e não deixe de colocar em prática na hora de montar os relatórios para seus clientes.

  • Métricas de Facebook

No Facebook, você consegue acompanhar algumas métricas super importantes, como alcance, impressões, taxa de cliques, engajamento, alcance pago, crescimento no período e outras que mostram exatamente se o caminho seguido foi bem sucedido e o que pode melhorar para campanhas futuras.

Para saber todas essas métricas, é só ter acesso ao Gerenciador de Negócios e Anúncios da ferramenta. E o próprio Facebook tem alguns tutoriais bem explicativos sobre como seguir com esse relatório.

Modelo Facebook

  • Twitter

O próprio site da rede social direciona o usuário para a tela de estatísticas e as informações são facilmente encontradas para análise dos dados da campanha. No Twitter Analytics você consegue informações como impressões, visitas no perfil, menções e aumento de seguidores. Tudo isso fazendo comparações com outros períodos.

Modelo Twiiter

  • Instagram

Fazer relatório no Instagram pode ser um pouco mais complicado, já que a rede social não oferece resultados completos. Mas fazendo um relatório manual, ainda assim você consegue acompanhar o crescimento de seguidores no período da campanha, quantas postagens foram feitas e qual post teve maior engajamento.

  • Youtube

Quando se trata dessa rede tão popular, é possível monitorar os resultados de campanhas através do Youtube Analytics. Nessa ferramenta, você consegue uma enorme quantidade de dados para deixar o relatório ainda mais completo, tais como: tempo de exibição, origens de tráfego e até informações demográficas.

Modelo Youtube

Como entregar os resultados das campanhas

Preparou um relatório completo? E agora, o que fazer com esses resultados quando a campanha terminar? O cliente espera saber qual foi o ROI gerado e se realmente valeu a pena investir em uma campanha de marketing de influência. Para mostrar que o seu trabalho realmente gerou bons resultados, alinhe com o cliente todos os dados obtidos durante o tempo em que a campanha esteve no ar.

Com o público bem alinhado e um bom planejamento, será muito difícil ter um resultado negativo nas campanhas de marketing de influenciadores.

Então, para ter uma carreira como influenciador digital de sucesso, fique sempre de olho nos resultados de cada campanha realizada. Seja um post compartilhado no Instagram ou uma campanha de meses envolvendo várias mídias, certifique-se que a estratégia traçada trouxe bons efeitos para o seu cliente e também para você. Use os benefícios que o meio digital te oferece para quantificar resultados com alta precisão e não deixe de aproveitar os frutos gerados para aperfeiçoar o seu trabalho.

Agora que você já sabe de tudo que precisa ter no relatório dos seus clientes, vamos executar?

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