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Automação de marketing: saiba quando ela é necessária

20 dezembro, 2018

A automação de marketing é capaz de melhorar a interação com o cliente e de aprimorar a condução de sua jornada de compra por parte da empresa, enquanto facilita a produção de conteúdo. Portanto, se estava em busca de uma solução assim, você chegou ao artigo certo!

Antes de explicar mais sobre ela, seguem algumas curiosidades: em média, 51% das organizações empregam a automação de marketing. Além disso, 58% das companhias business to business (B2B), ou empresa para empresa, planejam adotar esse tipo de solução. Se considerarmos as agências, normalmente as responsáveis pelas campanhas das organizações, o número chega a 64,3%.

Um dos motivos que explica o interesse e a grande adoção desse tipo de automação é que ela corresponde à reunião de processos e tecnologias de marketing e de vendas, com intuito de elevar a eficiência e os resultados de ambas áreas.

Para não ficar de fora de suas potencialidades, é recomendado avaliar bem essa solução e, se possível, implementá-la em seu negócio! Ou prefere perder todas as oportunidades que a automação de marketing é capaz de proporcionar?

Se não ficou convencido, confira adiante, algumas das vantagens e resultados desse tipo de solução que podem fazer você mudar de ideia!

Automação de marketing: saiba como essa técnica pode te ajudar

Diminuição do custo de aquisição de clientes

Para otimizar seu budget de marketing (orçamento) é importante reduzir o Custo de Aquisição de Clientes (CAC), isto é, o quanto de receita é preciso para conquistar um consumidor para a empresa.

Nesse sentido, existem vários elementos que podem ampliar o CAC, como campanhas ineficientes e a atração de leads pouco qualificados. Em outras palavras, um público que provavelmente só chegou de curiosidade ou “sem querer”, e que dificilmente comprará algo.

Com a automação de marketing dá para atrair e nutrir clientes e potenciais clientes de forma eficiente e constante, ampliando a qualificação deles e, ainda, a chance de convertê-los. Consequentemente, pode-se gerar mais dinheiro com menos investimento.

Aumento das vendas

O aumento das vendas é um dos potenciais reflexos da maior eficiência na nutrição e na condução adequada do cliente por sua jornada de compra. Com pessoas melhor informadas sobre os produtos ou serviços da empresa, fica mais fácil para seus vendedores fecharem negócios assim que elas chegarem até eles!

Elevação no ROI e na geração de leads

Devido ao crescimento das vendas, o Retorno Sobre o Investimento (ROI) de suas campanhas de marketing também melhora. Além disso, os materiais utilizados para a atração, captação e nutrição de leads já estarão prontos, podendo ser replicados na busca por mais consumidores.

Para tanto, é indicado incluir uma ferramenta de automação de disparo de e-mails e outra de gerenciamento de redes sociais. Elas facilitarão o trabalho nessas mídias, pois permitem segmentar a base e enviar mensagens em grande quantidade e, o melhor, de forma personalizada!

A alimentação contínua de conteúdos também qualifica os que recebem esses materiais, aumentando a geração de leads para o negócio.

Ganho de escala

Um dos grandes desejos de quem gerencia um negócio é fazer com que ele cresça, ou melhor, cresça muito! Para tanto, precisa ganhar escala. Mas também deve-se ter cuidado para que seus custos não aumentem mais, em proporção, do que o percentual de elevação das vendas.

Nesse caso, a automação de marketing colabora, pois permite à empresa fazer mais com menos recursos. Afinal, ela amplia as oportunidades de negócios em diversas frentes, fornecendo suporte para o time comercial converter mais leads!

A automação ajuda a atender uma base maior de leads com apenas alguns cliques, disseminando conteúdos em grande quantidade de maneira rápida e simples.

Elevação da qualidade e frequência do conteúdo

Você já ficou empolgado ao começar a produzir conteúdo para campanhas de marketing? Já fez planos para atrair e engajar o seu público-alvo enquanto interagia em mídias sociais ou enviava e-mails?

Esses são cenários comuns quando se inicia uma estratégia de marketing em busca de sucesso no meio virtual ou físico. Contudo, à medida que o tempo passa, pode bater um desânimo quando se pensa na necessidade rotineira de produzir conteúdo. Pior, a qualidade dele também pode cair, especialmente se precisar desenvolver muitos materiais todo dia e, ainda por cima, ter de enviá-los individualmente para cada lead.

A automação de marketing consegue melhorar esse “clima”, pois ajuda a manter a frequência e a qualidade dos materiais produzidos até os resultados aparecerem — o que pode levar certo tempo. Além disso, ao permitir a criação de fluxos de nutrição que são abastecidos com conteúdos rapidamente, por meio de alguns cliques, isso se torna ainda mais fácil.

Muitas ferramentas já trazem modelos prontos ou simplificam o disparo de e-mails marketing, por exemplo, para bases com centenas ou milhares de endereços eletrônicos. Outras soluções permitem enviar postagens a diferentes redes sociais com apenas alguns ajustes. Se forem utilizados sistemas automatizados de comunicação, como chatbots, também dá para atender vários clientes ou potenciais clientes ao mesmo tempo.

Graças a esses recursos, manter uma produção contínua de materiais, com qualidade, torna-se um objetivo mais palpável. Não será preciso fazer um esforço sobre-humano para isso.

Identificação de potenciais clientes

Podemos dizer que atrair novos clientes é um dos grandes desafios de uma empresa. Quem do comercial nunca se perguntou como fazer isso, não é? Pois saiba que a automação de marketing colabora para esse objetivo!

Sabe como? Existem várias formas, uma delas com a ajuda de softwares Customer Relationship Management (CRM), ou de Gestão de Relacionamento com o Cliente. Esse tipo de ferramenta automatiza vários processos envolvendo o consumidor, como o levantamento de dados e a análise de históricos de interações com cada potencial cliente.

As informações obtidas possibilitam identificar aqueles consumidores mais propensos a comprar com a organização. Uma ajuda e tanto para a equipe comercial!

Há ainda as soluções de remarketing. Por exemplo, quando um internauta navega pelo e-commerce da empresa atrás de um produto, mas sai das páginas, o sistema pode enviar uma mensagem (por e-mail ou notificação) “lembrando” a ele sobre a mercadoria que pesquisou. Dá até para oferecer um desconto para ele fechar a compra!

Melhora nos índices de produtividade

Com mais conteúdos produzidos e enviados, mais vendas e maior eficiência, os índices de produtividade tendem a aumentar. Cada benefício gera ou reforça outro.

Seus colaboradores também poderão se dedicar a atividades de maior valor agregado enquanto as tecnologias de automação executam as tarefas mais repetitivas e monótonas.

Graças a isso, diminui-se os erros humanos devido a cansaço e ainda se possibilita que os funcionários se dediquem a ações que exigem maior raciocínio e criatividade. Além do mais, os sistemas utilizados também melhoram o controle das campanhas e ações, graças a dados mais precisos sobre o desempenho delas.

Portanto, caso sua empresa deseje reduzir custos, aumentar as vendas e ainda reter mais clientes, a automação de marketing é uma solução a se considerar. Por fim, se ficou interessado nela, lembre-se de procurar uma agência especializada nesse tema para auxiliar você a implementar essa solução em sua empresa. Dessa forma, você maximiza as chances de obter resultados positivos com ela desde o princípio!

Agora que já sabe sobre os benefícios desse conjunto de tecnologias, que tal descobrir a influência da jornada de compra do cliente no planejamento das campanhas de automação!

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