6 segredos para um lançamento cinematográfico de sucesso – Desvendando os bastidores da estratégia digna de Oscar
24 novembro, 2023Com a constante evolução da comunicação e a ascensão do streaming, a indústria cinematográfica enfrentou o desafio de se adaptar aos novos tempos, alinhando-se às preferências do público contemporâneo.
Hoje, o êxito nas bilheteiras vai além do simples lançamento; exige a integração efetiva nas redes, a capacidade de viralização e, acima de tudo, a conquista do público.
Essa demanda exige um planejamento estratégico minucioso, e é nesse contexto que desvendamos os segredos por trás de campanhas bem-sucedidas para longas-metragens. Confira!
1. Conhecimento profundo da audiência:
Entender com precisão com quem desejamos dialogar é a chave para o sucesso – uma lição que aprendemos e aperfeiçoamos ao longo dos anos.
No lançamento de “Medida Provisória“, a estratégia envolveu o estabelecimento de conexões com personalidades alinhadas à mensagem da obra, criando interações valiosas com fã-clubes e artistas renomados.
Em “Minha Mãe É Uma Peça 2“, a abordagem técnica e criativa resultou em anúncios assertivos, impactando diretamente o público-alvo e alcançando mais de 37 milhões de potenciais espectadores.
2. Conteúdo sob medida para cada plataforma:
Cada plataforma digital possui identidade, dinâmica e abordagem específicas. Na VX, compreendemos essa diversidade, criando conteúdo que impacta de maneira única em cada uma delas. Conhecer e explorar as particularidades de cada canal resulta, sem dúvidas, em números impressionantes.
No lançamento de “Pluft, O Fantasminha“, alcançamos não apenas milhões de pessoas em diversas plataformas, mas também proporcionamos experiências memoráveis que transcendem as telonas. No Instagram, foram alcançados 19 milhões de usuários; no Facebook, foram 18 milhões; já no TikTok e no YouTube, foram 6 e 12 milhões de visualizações, respectivamente; e no X, o resultado foi de 500 mil impressões.
Para “Minha Mãe É Uma Peça 3“, que, ao fim de 2019, quebrou todos os recordes do cinema brasileiro, apostamos na exploração das funcionalidades e ferramentas dos diferentes canais de divulgação, criando brincadeiras, jogos, figurinhas e filtros que estimularam a participação e o envolvimento do público com a temática do filme.
3. Parcerias com influenciadores: alinhando valores e essência
Em meio a tantos caminhos e possibilidades, o marketing de influência surge como uma ferramenta essencial para a divulgação de um lançamento cinematográfico de sucesso.
A VX reconhece a importância de parcerias autênticas com influenciadores, observando não apenas o alcance de cada um, mas também o alinhamento de valores, interesses e narrativas, pois, dessa forma, é possível que a essência do filme seja transmitida de maneira autêntica, criando, assim, uma conexão automática com o target.
4. Utilização estratégica de múltiplos canais:
Expansão além das redes sociais é a essência de uma campanha integrada, e a VX vai além, criando filtros personalizados, stickers de WhatsApp, mídia paga, landing pages envolventes, brindes que encantam, ativações, mídias OOH e parcerias estratégicas.
Segundo Danielle Baranowski, Gestora de Atendimento, “Acompanhar um lançamento cinematográfico é sempre uma grande emoção. Ver o planejamento saindo do papel e tomando forma, o engajamento aumentando a cada teaser e a cada post trabalhados, um meme viralizando ou uma contagem regressiva para a estreia… Todo o processo é muito animador! Cada passo da estratégia do lançamento é cuidadosamente planejado para contribuir com o sucesso do filme”.
5. Criação de storytelling envolvedor:
A essência de campanhas publicitárias bem-sucedidas reside no storytelling. A técnica permite que as pessoas se sintam conectadas às narrativas, gerando interesse e capturando a atenção de forma mais profunda. É uma abordagem altamente persuasiva e receptiva para promover um filme, por exemplo.
Embora não haja uma fórmula mágica para criar um storytelling eficaz, é possível identificar alguns padrões na produção de trailers impactantes, que estimulam a curiosidade e motivam o público a vivenciar a experiência cinematográfica. A veiculação digital amplifica o alcance desses trailers, capturando uma audiência ainda maior e de maneira instantânea.
6. Incorporação da inteligência artificial (IA):
Além das plataformas e mídias off-line, a inteligência artificial (IA) é uma aliada poderosa na estratégia digital para o audiovisual. Da análise de dados em tempo real à personalização precisa do conteúdo, essa ferramenta aumenta consideravelmente as chances de sucesso da campanha.
Vanessa Gonçalves, Diretora Executiva da VX, destaca a importância de inovação constante para despertar a curiosidade da audiência-alvo: “Quando você pensa na divulgação de um filme, série ou produção audiovisual, você precisa planejar em 360º, estar sempre antenado às últimas novidades do mercado e utilizar isso a seu favor. Trazer inovação é sempre a chave que vai despertar a curiosidade, especialmente em canais como a internet”.
A VX não é apenas uma agência; é uma parceira na trajetória de lançamentos cinematográficos de sucesso. Sabemos que, quanto mais inovadora e fora da caixa for a campanha de divulgação, maiores serão as chances de êxito nas telonas!
Quer ficar por dentro das novidades cinematográficas e fazer o seu filme decolar? Entre em contato com a gente! Ficaremos felizes em ajudar você a conquistar números incríveis e a quebrar recordes de bilheterias.