Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?

Marketing

As Eras do Marketing: entenda sua evolução

22 agosto, 2019

A forma como o marketing é praticado tem se transformado muito ao longo dos anos. Já parou para pensar nas diversas evoluções pelas quais o vimos passar? Com o avanço da tecnologia, da globalização e do desenvolvimento do comportamento do consumidor, o mercado tem-se adaptado para atender essas diferentes demandas. Criação de novos tipos de produtos e mudanças nas estratégias de marketing são algumas das soluções em que o objetivo é encontrar novas formas e meios de comunicação para gerar vendas.

Quer entender a cronologia de evolução do marketing? Então continue acompanhando nosso post e fique por dentro de todas as fases.

Marketing 1.0: a Era dos Produtos

A primeira era do Marketing, chamada de Marketing 1.0, é também conhecida como a Era dos Produtos e surgiu logo após a Revolução Industrial.

Nesse cenário, o foco exclusivo era do produto e nada mais. Especialmente popular até meados da Segunda Guerra Mundial, era caracterizado como um marketing de massa, no qual as empresas tinham como objetivo o grande número produtivo, ignorando qualquer variedade ou desejo da sua audiência. Era um modelo de transação baseado em “de um para muitos”, ou seja, um produto, para muitos consumidores.

Esse tipo de pensamento de negócio é chamado de Fordismo e foi muito difundido por Henry Ford, seu criador. Existe uma frase dele muito conhecida que é capaz de exemplificar exatamente o contexto do que estamos explicando: “Qualquer cliente pode ter o carro da cor que quiser, desde que seja preto”. Ou seja, a padronização dos produtos era o objetivo central, não havia uma preocupação com produtos altamente elaborados e variedades, mas sim com o alto número de produção e padrão, a fim de que se pudesse eliminar desperdícios e, então, oferecer um preço mais acessível a todos que quisessem comprar.

Pode parecer surreal, mas ainda hoje existem empresas que mantêm esse tipo de pensamento. Está se perguntando quem são elas? Pois bem, são todos aquelas que lotam suas caixas de correio ou e-mail com produtos e serviços que nada tem a ver com o seu fit.

Marketing 2.0: a Era da Informação

Com a evolução econômica do século XX, surgiu o Marketing 2.0, também chamado de Era da Informação.

Nesta época, o foco deixou de estar nos produtos e foi transferido para o comportamento do consumidor, permitindo, então, que ele passasse a demonstrar suas necessidades e desejos.

Essa mudança de foco ocorreu devido a todos os avanços tecnológicos proporcionados pela era da informação, que gerou facilidades de acesso ao conhecimento. Os consumidores passaram a comparar produtos, preços, marcas e qualquer outros fatores que os ajudassem a satisfazer suas necessidades.

Foi nesta etapa que as pessoas deixaram de ser meras compradoras e passaram a ser vistas como clientes, ou seja, passaram a ser a base das ações publicitárias e comerciais de cada empresa. A massa já não se satisfazia com produtos básicos e genéricos.

A estratégia tinha como foco a apresentação de diversas linhas de produtos, com o objetivo de melhor se adaptar às necessidades do cliente. Foi ainda nessa era que a qualidade passou a ser vista como um diferencial competitivo que merece atenção e investimento.

Com todo esse panorama e o cliente como foco de tudo, as empresas passaram a se preocupar com o conceito de segmentação e definição de público-alvo, ou seja, começaram a pensar em ações específicas para cada necessidade e tipo de cliente. Foi então, na década de 90, que começaram a surgir alguns conceitos como CRM, por exemplo.

Marketing 3.0: a Era dos Valores

No Marketing 3.0, o foco permanece no consumidor, porém, passa também a ser relacionado às aspirações, valores e espírito humano. 

Nesta fase, as empresas deixam de dar valor apenas aos desejos e necessidades pessoais dos clientes, e passam também a oferecer soluções para os problemas da sociedade. É a partir daí, que os conceitos de missão, visão e valores passam a ganhar importância dentro das estratégias. Empresas adeptas do Marketing 3.0 oferecem esperança a problemas do mundo e, assim, conseguem levar a experiência do consumidor a um outro patamar.

São por estas questões que essa era ficou conhecida como a Era dos Valores. Esse conceito foi influenciado por três forças:

  • A era da participação: marcada pela grande expansão das mídias sociais. Os avanços tecnológicos permitiram uma maior conexão e interação entre as pessoas, e hoje, as informações e notícias circulam de forma bem mais ampla. Antes as pessoas eram somente receptores de ações, e a partir desse momento, elas passaram a produzir ideias, notícias e entretenimento.
  • A era do paradoxo da globalização: foi quando as decisões empresariais passaram a ser fortemente influenciadas pelo comportamento do consumidor e eles começaram a participar de questões sócio-ambientais.
  • A era da sociedade criativa: marcada pela ideia de autorrealização. A preocupação está em fornecer serviços e produtos nos quais as pessoas podem ter muito mais do que um bem material. A ideia é deixar seus clientes realmente felizes e realizados, gerando uma experiência positiva.

Mas e o Marketing 4.0?

Podemos dizer que hoje vivemos na era descrita como Marketing 4.0. Por mais que a teoria do Marketing 1.0, 2.0 e 3.0 seja extremamente atual, Philip Kotler foi além e lançou o Marketing 4.0.

Para Kotler, a sociedade vem evoluindo juntamente com as relações de comércio, no qual, cada vez mais, as empresas estão tendo que se readaptar ao novo ambiente.

No Marketing 4.0, o público não tem tempo para perder, e dessa forma, prender a sua atenção e conectá-la ao seu produto são os grandes desafios atuais. Basicamente, é o marketing tradicional adaptado ao mundo digital, já que este mudou a forma como a comunicação é feita, obrigando todos os comunicadores a se manterem a par das tendências que viram realidade todos os dias.

O desafio agora é navegar num mundo cada vez mais interligado e numa paisagem de consumo em mudança para alcançar um maior número de clientes de uma maneira mais eficaz.

Agora que você já está por dentro de toda a evolução do Marketing, que tal aprender um pouco mais sobre uma estratégia que vem dando muitos resultados? Saiba mais sobre o Inbound Marketing através do nosso conteúdo.

Newsletter VX Comunicação

Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?

Aumente seus resultados agora