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Temas sensíveis: como não errar nas campanhas

26 setembro, 2024

O Golden Circle, conceito criado por Simon Sinek, tornou-se uma espécie de modelo para empresas que querem buscar seu diferencial no mundo dos negócios.

A camada mais profunda (e talvez a mais complexa) desse círculo dourado aponta o porquê de uma empresa existir como o ponto de partida na corrida pelo sucesso: pensar a razão do negócio antes mesmo da definição do serviço ou produto a ser comercializado.

O motivo para isso é uma expressão de autenticidade, singularidade e pertencimento. Afinal, uma empresa com um propósito vai muito além de uma empresa que vive apenas na busca de resultados positivos em suas finanças.

Esse porquê de existir, consequentemente, instiga organizações e pessoas a se conectarem com determinadas causas e, quando falamos de tudo isso como um diferencial na hora da decisão de compra entre uma marca X ou Y, o consumidor pode estar propenso a escolher aquela que vai ao encontro de seus ideais e que defenda alguma pauta importante para ele.

Pois bem, percebendo o poder desse porquê, diversas empresas no mundo inteiro começaram a fazer campanhas de posicionamento para firmar sua razão de existir e se engajar em causas alinhadas com o seu propósito. 

Todavia, tratar dessas pautas exige muito mais do que fazer uma campanha sazonal ou superficial. É preciso ter bastante cuidado, conhecimento, propriedade e uma preocupação genuína – pontos fundamentais para não cair na armadilha do “marketing oportunista”, que pode ser bastante negativo. Mas que cuidados são esses? A gente te conta neste artigo!

A importância do bom-senso nas campanhas

Outubro Rosa, Mês do Orgulho LGBTQIAPN+, Setembro Amarelo e outras campanhas tornaram-se quase que uma pauta obrigatória nas reuniões de brainstorm, e as páginas empresariais e escritórios entraram no tom dessas pautas.

Todavia, um simples post ou uma lembrancinha não reflete engajamento com a causa. Fazer uma publicação é importante? Sim! Até porque sabemos do poder de conscientização da internet, mas é fundamental ser honesto e se envolver de fato com essas campanhas, realizando ações concretas que ajudem a promover os ideais.

Ações superficiais, muitas vezes, podem soar apenas como uma demonstração vazia de virtude, e isso pode ser um risco à reputação da empresa. É fácil encontrar posts sobre a importância da saúde mental durante o Janeiro Branco no LinkedIn de uma determinada organização; mais fácil ainda é ver relatos de ex-colaboradores que saíram de uma empresa após um enorme desgaste psicológico.

Situações como essa podem ter um impacto negativo no relacionamento com clientes e no ambiente de trabalho, desmotivando colaboradores atuais e afastando futuros profissionais.

Mas engana-se quem pensa que o ônus surge apenas para organizações que demonstram sua preocupação de forma rasa. Até empresas com posicionamento bem definido e imersas em causas sociais podem sofrer consequências. Basta a utilização equivocada de alguma abordagem, de termos em desuso ou ofensivos, de colocações ambíguas ou do comportamento inadequado de algum colaborador que seja contra os princípios da organização. 

Dito isso, é preciso um longo planejamento, contratação de consultorias, investimento em conhecimento e ações práticas para evitar generalizações e estereótipos, tratamentos superficiais e desrespeitosos, sensação de oportunismo e falta de autenticidade.

Como abordar assuntos sensíveis de maneira responsável?

Dentre as várias ações para campanhas assertivas, destacamos:

  • Pesquisa e conhecimento

Reserve momentos na jornada de trabalho do seu time para isso. Traga pessoas que dominam o assunto para fazer palestras e distribua materiais informativos, por exemplo. 

  • Representatividade adequada

Há diversos profissionais extremamente capacitados que podem fazer parte do seu time. Está difícil encontrá-los? Crie oportunidades de formação desses profissionais e capacite-os para que sejam uma voz da causa. 

  • Diálogo com o público

Além de mostrar seu posicionamento, chame pessoas para participar. Criar uma comunidade em torno de uma causa positiva é fundamental para a empresa, mas, principalmente, para a sociedade.

  • Colaboração de especialistas 

Se for possível, participe da criação de pesquisas, entrevistas e apoie pessoas que desempenham o papel de massificação de uma causa.

  • Mensagens claras 

Sabemos que a criatividade é muito importante para reverberar uma ação, mas, quando o assunto é delicado, ser objetivo é prioridade. Portanto, cuidado com a utilização de textos e imagens ambíguos. 

  • Monitoramento constante 

Acontecimentos inesperados, mudanças nos termos ou novas descobertas acontecem constantemente. Por isso, é de vital importância acompanhar tudo o que esteja relacionado à sua causa, seja aqui ou no exterior.

Obviamente há muitas outras ações a serem adotadas antes de realizar uma campanha sobre uma pauta delicada. Reforçamos que é sempre necessário ter critérios rígidos sobre o que é criado e, se possível, contar com a ajuda de consultores que sejam experts no assunto, além de, é claro, reunir uma equipe que esteja preparada para assumir essa tarefa. 

Se você quiser dicas além deste artigo sobre campanhas com temas sensíveis ou a respeito de outros assuntos, o time da VX Comunicação pode te ajudar! Entre em contato conosco e assine nossa newsletter para receber nossos conteúdos.

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