Seeding: experiências que conectam
16 abril, 2025Aprenda a criar campanhas de seeding marketing para gerar engajamento e aumentar a visibilidade da sua marca de forma orgânica e encantadora!
Já pensou em ver sua marca com altas taxas de engajamento e visibilidade de maneira orgânica? Bem, esse é o sonho de diversos gestores! E, em meio a diversas estratégias para alcançar esse feito, o seeding marketing se destaca como uma ferramenta poderosa, capaz de trazer resultados incríveis através de conteúdos espontâneos gerados por influenciadores digitais.
Se você deseja fortalecer a imagem da sua empresa, levando seus produtos ou serviços a grandes públicos com a autoridade dos creators, este texto é para você!
Neste artigo, vamos te explicar como o seeding marketing pode impulsionar seus resultados, com conceitos, passo a passo e cases de sucesso que vão turbinar a sua criatividade.

O que é seeding?
Seeding é uma estratégia de marketing que consiste em criar uma experiência memorável e inovadora com o envio de produtos para influenciadores digitais. Uma vez encantados, os influencers se sentirão impulsionados a criar conteúdos espontâneos para seus seguidores nas redes sociais, gerando exposição e reforço da marca de forma orgânica, ou seja, sem o investimento em “publis”.
Além da divulgação natural do produto, o que aumenta as chances de venda, é possível alcançar outras vantagens, como:
- Reconhecimento
- Confiança
- Credibilidade
Outro ponto-chave é entender que o seeding é muito mais do que o envio de um kit para o influenciador. Ele deve ser percebido como uma oportunidade de proporcionar experiências únicas e personalizadas ao destinatário.
A ideia é provocar, tanto no influenciador quanto na sua audiência, uma sensação mais genuína, já que o envio dos produtos é feito sem contrato e de forma voluntária, ou seja, não se trata de uma parceria paga – o influenciador se sentirá reconhecido e, caso goste dos itens, fará uma recomendação para a sua audiência sem receber por isso, funcionando com uma prova social.
Como fazer um seeding marketing perfeito?
Sabemos que criar uma experiência memorável exige estratégia e atenção aos detalhes. Por isso, para facilitar sua jornada, organizamos os principais passos que tornam uma ação de seeding realmente impactante, da escolha dos influenciadores até o momento do encantamento.
1. Conheça bem o seu público
Saber quem são os seus compradores ideais e potenciais clientes é uma etapa imprescindível. É a partir daqui que a estratégia de seeding marketing, assim como qualquer outra, vai ganhar um rumo, afinal conhecendo o seu público profundamente, fica mais fácil identificar influencers que dialoguem com eles.
2. Tenha um produto forte
Certifique-se de que o seu produto é de fato de qualidade. Se ele não estiver totalmente em conformidade, não espere milagres, até porque o influenciador não colocará sua credibilidade em risco divulgando espontaneamente um item duvidoso. É preciso analisar bem o design do produto e a forma de consumi-lo.
Fazer um checklist com todas essas variáveis é inegociável para que a experiência do influencer seja positiva, e ele esteja inclinado a falar bem de você.
3. Selecione bem os influenciadores
Nesta etapa, verifique se o influenciador que você está considerando tem fit com o seu produto e o posicionamento da sua empresa.
Confira quais tipos de posts ele cria, quais são suas bandeiras, sua linguagem e como ele se porta dentro e fora do ambiente digital, por exemplo.
A quantidade de seguidores é um dentre vários fatores que precisam ser ponderados, os pequenos profissionais da influência até os maiores podem ser relacionados na estratégia.
Depois que você selecionar os melhores influenciadores para a sua campanha de seeding, pesquise sobre a vida deles mais um pouco, seus históricos e momentos para que você não faça o envio do produto em um período delicado.
4. Crie um kit instigante
O foco da experiência é apresentar o produto e, por isso, a maneira como ele chega até o influenciador conta muito. Por isso, coloque-o em uma embalagem chamativa e personalizada e, claro, seja criativo.
A logística precisa ser analisada! Conte com boas empresas de entrega para garantir que o envio aconteça no período idealizado e evitar que o pacote chegue amassado ou com alguma avaria.
A parte exterior merece tanta atenção quanto a parte interior: além do produto principal, dedique uma mensagem ao influenciador com o nome dele, escreva um texto legal que mostre como o seu produto é interessante e benéfico à rotina dele e proporcione um unboxing que ele nunca irá esquecer.
Vale lembrar que cada influenciador é único, comunica-se de uma forma particular e mantém um universo ímpar com seus fãs, portanto nada de ser generalista, quanto mais íntima a mensagem for, maior a chance de êxito.
Se você quiser incluir mais algo no kit que agregue valor à experiência, considere! É importante encantar o destinatário desde o recebimento até o uso.
Quando a experiência vira história
Ao longo da nossa trajetória, entendemos que o segredo do seeding é enxergá-lo como uma ação que vai além do envio de itens a profissionais da influência. Trata-se de uma chance ímpar de gerar conexão, proximidade e diálogo com ele e, consequentemente, com seus fãs.
Confira alguns cases aqui da VX Comunicação, nos quais aplicamos todo esse raciocínio e proporcionamos experiências criativas e memoráveis, que conectaram influenciadores à essência dos nossos clientes e suas respectivas campanhas.
Stanley: Quencher Tie Dye
Para divulgar a coleção inédita de copos Quencher da Stanley lançada em março de 2024, desenvolvemos uma campanha de seeding completa: estratégia, narrativa, mapeamento dos influenciadores, criação, montagem e envio dos kits.
O desafio foi apresentar a coleção, reforçando seu espírito criativo. Para isso, idealizamos uma ação que fugisse do básico e gerasse um momento interativo alinhado à mensagem da campanha.
O ponto alto do projeto foi o convite à experimentação e à expressão pessoal, chamando os criadores a colocarem as mãos na massa, ou melhor, na tinta!
Montamos um kit que instigava o influencer a viver um momento lúdico e de cocriação. Nele, foi colocada uma Quencher Tie Dye, tintas com as cores Tie Dye e uma ecobag para personalizar, trazendo a ideia do “faça você mesmo” e o conceito da linha: hidratar a sua melhor versão de forma divertida.
Os influenciadores selecionados para a ação tinham a sinergia com os valores da Stanley e aderência à vibe da linha Tie Dye.
Juntamos criatividade e storytelling para inserir o produto à vida cotidiana dos creators, com personalização, autenticidade, lifestyle e autocuidado.
Dentre os resultados impactantes desse projeto, destacamos as mais de 1 milhão de impressões, os 80% de taxa de aderência no seeding e os conteúdos gerados com grande valor simbólico para a marca.

Stanley: Aerolight Fast Flow
A linha Aerolight Fast Flow traz atributos essenciais para quem quer se hidratar de maneira autêntica – com estilo e praticidade.
Na campanha para o lançamento destas garrafas térmicas da Stanley, o desafio foi expor todas as características do produto em uma ação de seeding marketing que gerasse desejo e awareness nas redes sociais.
Para alcançarmos as expectativas do cliente, criamos uma narrativa compatível da linha Aerolight Fast Flow: ser leve, moderna e feita para o dia a dia.
Fugindo mais uma vez da obviedade, e colocando nossa veia criativa em jogo, apostamos em um unboxing lúdico: ao abrir a caixa, um balão flutuante revelava o novo produto, com frases-conceito, que representavam um dos elementos centrais das garrafas Aerolight Fast Flow: a leveza. Uma surpresa simples, mas marcante.
É importante pontuar mais uma vez a atuação ágil da VX Comunicação em todas as etapas: desenvolvimento criativo da estratégia, curadoria criteriosa de influenciadores com maior fit com a marca, criação e montagem dos kits, o planejamento logístico para manter a campanha no ar em alto nível, flexibilidade para contornar imprevistos e garantir a entrega com qualidade no prazo.
Alcançamos com esse seeding 1.6 milhão de impressões, 79% de taxa de aderência e alta produção de conteúdo espontâneo.

Agora é a sua vez de fazer história
Bom, já deu para perceber como o seeding marketing é poderoso e capaz de gerar excelentes resultados de forma orgânica, a partir de experiências reais que tocam e se conectam com influencers e seus fãs. Com as informações desse artigo, você está a poucos passos de desenvolver uma campanha fenomenal.
Trazendo criatividade, bom planejamento e atenção em todos os passos, você criará conexões emocionantes e poderá ter de retorno conteúdos genuínos de influenciadores que vão dar um up no engajamento da sua marca.
E, claro, se você quiser uma força na aplicação do seeding, nós, da VX Comunicação, podemos ser seus parceiros no projeto. Temos um histórico muito legal neste tipo de trabalho e, com certeza, vamos te auxiliar nessa tarefa. Então, na próxima, fale com a gente!
Esperamos que a sua leitura tenha sido bastante proveitosa e te convidamos para conferir os outros conteúdos do nosso blog. Inscreva-se na nossa newsletter para não perder os próximos textos.