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Saiba como se tornar uma verdadeira autoridade no LinkedIn

18 julho, 2024

Estar presente no LinkedIn é fundamental, tanto para o seu crescimento pessoal e profissional quanto para fazer sua marca brilhar e atrair mais clientes. Com boas estratégias de marketing, você pode se tornar uma verdadeira autoridade on-line.

Se você quer saber como explorar, construir e consolidar sua autoridade no LinkedIn, confira o post completo!

Evolução do LinkedIn no Brasil ao longo dos anos

De acordo com a ISTOÉ Dinheiro, em 2024 o LinkedIn bateu a marca de 75 milhões de usuários no Brasil, o que representa 7,5% dos 1 bilhões ao redor do mundo. O nosso país é o terceiro maior mercado do mundo, atrás da Índia e dos Estados Unidos (2º e 1º lugares, respectivamente).

O diretor-geral do LinkedIn para América Latina e África, Milton Beck, afirma que “quem não está no LinkedIn hoje está quase invisível para o mundo corporativo.”

Mudança de público e de conteúdo no LinkedIn

Outra transformação observada ao longo dos anos foi o tipo de pessoas presentes no LinkedIn. Se no começo havia a presença forte de gerentes e analistas, hoje o cenário é diferente: pessoas do operacional e lideranças de empresas também estão produzindo conteúdos.

Falando em conteúdos, esses também mudaram. Postagens de texto agora dividem o holofote com artigos mais longos, vídeos, carrosséis e outros tipos de mídias.

Essa diversidade de possibilidades que o LinkedIn traz para transformar trabalhadores em verdadeiras autoridades em suas áreas se reflete nos diferentes tipos de profissionais e de gerações presentes na rede. A geração Z, que em 2010 representava 2,5% dos perfis, hoje já soma 40%.

Existem até mesmo os perfis Top Voices do LinkedIn (especialistas que são convidados pela plataforma), os influenciadores da rede. Esse selo traz para o seu perfil – e consequentemente para a sua marca – mais alcance e credibilidade.

Como construir a sua autoridade no LinkedIn

Existem dicas efetivas que podem fazer com que tanto o seu perfil quanto o da sua marca se destaquem e ganhem mais alcance na plataforma. Confira!

Otimize seu perfil pessoal e o da sua Company Page

Sabe aquele ditado “A primeira impressão é a que fica”? Ela é crucial no LinkedIn. 

Para otimizar seu perfil pessoal:

  • Tenha atenção às fotos que utiliza. Não se esqueça de que você está trabalhando a sua imagem na rede;
  • Escreva títulos que destaquem suas habilidades e especializações;
  • Preencha a seção “Sobre” com uma biografia concisa, destacando suas experiências e realizações. Não deixe de atualizá-la sempre que houver alguma conquista marcante;
  • Adicione experiências relevantes, habilidades e recomendações de colegas;
  • Utilize palavras-chave – elas serão importantes para que seu perfil apareça nas buscas;
  • Adicione o selo de verificado ao seu perfil;
  • Veja a possibilidade de se tornar uma Top Voice do LinkedIn.

Para a Company Page:

  • Utilize a marca da empresa e uma imagem de capa que transmita a identidade da marca;
  • Escreva uma descrição detalhada, incluindo missão, visão e valores;
  • Publique atualizações regularmente sobre conquistas, eventos e novidades da empresa;
  • Busque parceiros com autoridade que possam ajudar a promover sua marca.

Tipos de conteúdos

O mercado do marketing digital está recheado de pessoas que vendem uma imagem falsa de quem são, lideranças que não lideram coisa alguma, coachs que vendem cursos sem conhecimento relevante e muito mais. E, no LinkedIn, não é diferente.

Para se destacar na plataforma, você deve definir personas que querem acompanhar e que irão engajar seus conteúdos e busque focar as suas conexões nesses tipos de perfis.

Crie conteúdos diversos que gerem engajamento, que reforcem sua autoridade e que tragam informações que as pessoas possam agregar nas carreiras delas ou que as inspirem de alguma forma.

É essencial entender a formatação do seu conteúdo, porque existem aqueles que performam melhor em texto, em texto junto com imagem, em vídeo… Tire um tempo para pensar no seu conteúdo com carinho.

As hashtags são ótimas ferramentas, mas especialistas recomendam pegar leve no uso delas. A recomendação é de 3 a 5 hashtags por post.

Outro ponto que merece atenção é a marcação de pessoas em suas publicações. Essa estratégia é importante, mas tenha certeza de que quem foi marcado é relevante para o conteúdo e que vai engajá-lo.

Além disso, saiba o melhor horário em que a sua rede “funciona”. Cada nicho pode ter conteúdos que performam melhor em determinados horários, e você pode tirar proveito disso para aumentar o engajamento das suas publicações.

Em resumo, muitas pessoas erram e não conseguem aumentar sua autoridade porque não sabem como a sua rede funciona!

Networking e engajamento: criando conexões verdadeiras

Construir uma rede de contatos sólida e estratégica no LinkedIn é fundamental. Além de definir as personas que podem engajar com seu conteúdo, você deve:

  • Conectar-se com essas personas e participar de discussões relevantes;
  • Participar de grupos específicos da sua área e contribuir com insights e experiências;
  • Interagir bastante com comentários em publicações e também através das mensagens.

A interação genuína e constante ajuda a fortalecer sua presença, a aumentar sua autoridade e a construir relacionamentos duradouros, que podem gerar oportunidades de negócios e parcerias.

A importância da mensuração de resultados

Não adianta produzir conteúdos para o LinkedIn sem saber como anda o alcance deles. Para avaliar o impacto de suas ações na plataforma, é importante monitorar algumas métricas-chave, como:

  • Visualizações de perfis que indicam o interesse das pessoas em conhecer mais sobre você;
  • Engajamento com o seu conteúdo, como curtidas, comentários e compartilhamentos – eles mostram o quão relevante é seu conteúdo para a audiência;
  • Conexões: o crescimento da sua rede de contatos reflete a expansão do seu alcance e influência.

Próximos passos: como continuar fortalecendo sua autoridade no LinkedIn

Construir e manter a autoridade no LinkedIn é um processo contínuo. É importante continuar aprendendo e adaptar-se às mudanças na plataforma.

Invista tempo na criação de conteúdos relevantes, na construção de relacionamentos e na análise de resultados.

Ao investir na construção da sua autoridade, você cria um relacionamento duradouro com o seu público e impulsiona o sucesso da sua marca! A VX Comunicação é especialista nisso e pode te ajudar. Entre em contato!

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