Publicidade online: 6 dicas para alavancar suas vendas
7 fevereiro, 2019Certamente você já deve ter ouvido que anunciar na internet é muito caro, certo? Mas pode se tranquilizar, porque isso é um mito! Se formos comparar com os meios tradicionais de veiculação de anúncios, o custo pode chegar a metade ou até menos que isso!
Facebook, Instagram, Google, Youtube, Twitter e outros, possuem plataformas de anúncios digitais que podem te ajudar a chegar de forma mais fácil até o seu público-alvo, especialmente utilizando o poder de segmentação dessas mídias.
Em anúncios digitais, você consegue otimizar seus resultados, a cada dia, melhorando cada vez mais o custo-benefício envolvido. Por isso, a publicidade online tem ganhado cada vez mais espaço.
Acompanhe esse post e entenda como a criação de uma boa campanha online te ajuda a aumentar o retorno sobre o investimento, mesmo que ele seja pequeno.
Mas o que é essa tal de publicidade online?
Antes de mais nada, você precisa entender e encarar o gasto com publicidade online, seja com ações de marketing ou anúncios, como um investimento que apresenta retorno para o seu negócio. É hora de deixar de lado a mentalidade obsoleta de que anúncios online são um gasto, porque na verdade, eles são um investimento importante para o seu negócio.
Existem inúmeras formas de anunciar na internet. A escolha de qual usar vai depender do seu objetivo e de onde está o seu público-alvo. Por exemplo, se a persona do seu negócio está no Facebook e o seu objetivo é aumentar as suas vendas com uma promoção, uma boa ideia é separar uma parte do seu orçamento para investir em um anúncio de link que leve seu potencial consumidor para a sua página de compra.
Mas esse não é o único investimento que você deve fazer. Na internet, você consegue dividir o seu orçamento como preferir, levando em consideração, a eficiência e a eficácia de acordo com o seu público. Então, outra sugestão de anúncios para sua campanha, são os da rede de Display do Google Ads
Além disso, se combinar com seu público-alvo, você pode escolher outros tipos de anúncios das plataformas citadas acima, bem como pode eleger outros meios como Twitter, Youtube, sites especializados, Instagram, Waze, publi-editoriais ou até mesmo ações com influenciadores.
Existe mesmo vantagem em anunciar na internet?
Primeiramente, antes de falarmos das vantagens propriamente ditas de anunciar na internet, qual seria o sonho de qualquer empresa? Poder chegar ao consumidor a hora em que ele estiver disponível, realizando uma pesquisa, ou quando ele estiver navegando nos seus sites preferidos ou até mesmo em uma plataforma de relacionamento.
É exatamente isso que a publicidade online oferece: 24h por dia e 7 dias por semana! Mas é claro que essas configurações vão depender diretamente das características de cada persona.
Difundir o conhecimento da marca
Com a internet, é muito mais fácil ganhar mais espaço, de forma segmentada, e chegar até onde seu público-alvo está, fazendo sua marca ficar ainda mais conhecida.
Geração de leads
Para poder vender, você precisa de gente interessada em seu produto ou serviço. Certo? Então gerar leads e encaminhá-los para a área de vendas aumenta ainda mais as chances de conversão. Colocá-los em fluxos de automação também garantem sua nutrição e o avanço de cada um deles em sua jornada de compra.
Geração de tráfego
Se você pretende tornar sua marca mais conhecida e gerar mais vendas, automaticamente é preciso atrair mais gente, não é mesmo? Se o seu site tiver vendas online então, além de branding, você deverá realizar a conversão ali mesmo!
Maior abrangência
Atingir diferentes e grandes praças pode ser muito caro para a mídia offline. Porém, no digital, sabendo segmentar muito bem o seu público, pode ser uma maneira muito mais viável, além também de ser financeiramente muito mais barato.
Mais controle
Conseguir controlar uma campanha do começo ao fim é tudo o que um gestor quer. Certo? E quando se trata de marketing online, isso é muito mais fácil. A análise também pode ser apurada de forma mais ágil do que nas mídias offline.
Mais possibilidades
O que o mercado chama de inteligência de marketing quando se refere ao marketing digital é sua capacidade de ser mais acertivo e contar com métricas mais ágeis e precisas do que as mídias tradicionais.
Métricas mais precisas
Quando você anuncia na internet, você consegue saber exatamente onde e de que forma gastou cada centavo. Além disso, também é possível monitorar e entender quais anúncios trouxeram mais tráfego para o seu site, assim como, com algumas configurações simples, você consegue saber de onde vieram as conversões de compras online. Maravilhoso, não acha?
Segmentação
Uma das vantagens de anunciar na internet é a segmentação que esse meio permite! Você pode ir além da escolha de idade, sexo e geolocalização. É fato que cada cada plataforma conta com peculiaridades específicas que permitem maior ou menor capacidade de segmentação. Mas geralmente é possível chegar de formas mais aproximadas às características mais distintas que combinem da melhor forma com a sua persona.
6 pontos importantes que você deve saber antes de anunciar na internet
Agora que você já sabe quais são as vantagens de anunciar online, certamente já está cheio de gás para começar a utilizar essa técnica, né?
E certamente, você não está sozinho nessa! Pois a publicidade na internet já movimenta milhões de dólares pelo mundo. Mas para que ela seja eficaz, é necessário garantir que você não cometa erros primários que podem custar muito dinheiro para o seu negócio.
Acompanhe a lista que preparamos abaixo para te ajudar a não errar!
Crie bons CTAs
Se você espera que alguém tome alguma ação, você precisa direcioná-la. Afinal, ninguém vai adivinhar o que você espera. Por isso, os anúncios devem contar com um CTA, ou call-to-action, direto e eficiente. Portanto, se você quer que a pessoa clique, compre, peça uma amostra, visite seu site, deixe isso bem claro.
Defina seu orçamento
Antes de colocar a mão na massa, separe o dinheiro que você tem disponível para realizar essa ação. É claro que anunciar na internet é mais barato do que nas mídias convencionais. Porém, uns meios podem ser mais baratos do que outros. Além disso, dependendo do seu objetivo, você pode ter que focar em um tipo de anúncio em detrimento de outro. Por isso, saiba exatamente quanto você pode gastar para que seu plano seja bem feito e executado.
Deixe seu objetivo bem claro
Quando você vai anunciar uma coisa você tem um objetivo principal, seja reconhecimento de marca, aumentar o seu número de seguidores ou até mesmo realizar mais vendas diretas. Assim, para que a sua campanha possa ser certeira e eficiente, no começo do planejamento, é preciso saber exatamente qual é o objetivo da ação.
Escolha muito bem as imagens
Escolher um bom layout faz toda a diferença para chamar a atenção do seu público-alvo ou a até mesmo para que ele se identifique. Por isso, nesse momento, prefira confiar no que os especialistas estão indicando ao invés de prevalecer seus gostos pessoais. Afinal, será que você faz parte do seu público-alvo?
Foco no seu público
É claro que você pode fazer o passo a passo de fazer um anúncio com um layout lindo, escolher o meio para anunciar, fazer uma boa segmentação e separar um bom budget para isso. Mas se você mostrar para as pessoas erradas não vai adiantar de nada. Ou se você até mostrar para as pessoas certas, mas o anúncio não tiver a pegada da sua persona, também não vai funcionar. Certo?
Então, estude muito bem a sua persona, saiba do que ela gosta, o que ela espera e onde ela está.
Monitore
Um erro que muitas pessoas podem cometer é esquecer de acompanhar e medir o desempenho das campanhas. Assim, você não sabe se seus anúncios funcionaram, se podem melhorar em alguma coisa ou ainda se você pode melhorar o processo.
Assim, os relatórios podem te mostrar para onde ir e quais devem ser os próximos passos a serem dados.
Tipos de anúncios
Nesse momento, depois de conhecer as vantagens e entender que erros não cometer na hora de anunciar na internet, é finalmente a hora de conhecer quais são os principais tipos de anúncios na internet.
Google Ads
O Google Ads é o canal de publicidade do Google. Ele conta com campanhas na Rede de Display e em sua Rede de Pesquisa. Além disso, também é possível escolher adotar a novidade do Smart Display, que ajuda a otimizar ainda mais os recursos.
Assim, você pode escolher entre:
- Rede de pesquisa: Sabe aqueles anúncios de links patrocinados que aparecem quando você faz uma pesquisa no Google? Seu negócio também pode aparecer ali, de acordo com as palavras-chave que fazem sentido para ele. É isso que você quer? Então peça para incluí-lo no seu plano.
- Rede de Display: Você também pode aparecer na rede de parceiros do Google, sejam sites ou até mesmo blogs. Aqui você pode escolher entre banners e peças gráficas que atraiam a persona para o seu site.
- YouTube: Se você quer aparecer como anúncio no YouTube, você também pode realizar toda a configuração, segmentação e escolha do tipo de anúncio através da sua conta do Google Ads.
Facebook Ads
De acordo com a Revista Exame, o Brasil conta com 125 milhões de usuários ativos, se tornado uma das redes mais influentes no país. Então, se o seu público está lá, é hora de aproveitar o que os anúncios tem a oferecer.
Lá você pode realizar a segmentação da forma que quiser, contando com várias possibilidades além das convencionais. Além disso, você também pode escolher o tipo de anúncio que você quer de acordo com a sua finalidade. Por exemplo, se você quer aumentar o engajamento na sua página, escolha as campanhas de envolvimento com a publicação para impulsionar seus posts. Agora, se o que você precisa é fazer com que seus fãs cliquem em um link, escolha os anúncios de tráfego.
Instagram Ads
Se você quer apostar numa rede que também cresce cada vez mais no Brasil, é hora de pensar no Instagram para diferenciar seu mix de propaganda.
Então, seja para alcançar mais pessoas, focar em branding, aumentar as vendas, você pode apostar no instagram, se a sua persona estiver lá, claro.
LinkedIn Ads
Agora se a sua empresa é B2B e o seu foco é o LinkedIn, não deixe de anunciar na rede social.
Aqui, é possível gerar vantagem competitiva e qualificada até mesmo pelo cargo ou alguma outro tipo de segmentação. Assim, você pode realizar somente campanhas para CEOs de determinado segmento, por exemplo. Legal, né?
Twitter Ads
Se o seu público está no Twitter, além de estar presente nessa rede, também é importante anunciar, uma vez que você pode atingir exatamente com quem você precisa falar. Então aproveite a oportunidade!
Waze
Nada melhor do que anunciar seu produto ou serviço para alguém que está por perto e ainda está dentro do perfil de persona que se encaixa em seu negócio, não é mesmo? Por isso, utilizar o waze pode ser uma ótima alternativa para shoppings, lojas, restaurantes e até mesmo determinados tipos de serviços.
Então, se esse é o seu caso, pode pensar em experimentar.
Afiliados
Você já ouviu falar em afiliados? Plataformas como o Hotmart, ClickBank e Eduzz, por exemplo, permitem que o seu infoproduto seja revendido pelos seus afiliados em seus blogs. E você pode pagar uma comissão sobre cada venda.
Uma grande vantagem de escolher esse tipo de anúncio é que na maioria das vezes os conteúdos são criados pelos próprios afiliados.
Alavanque suas vendas agora mesmo!
Se o seu intuito é aumentar as suas vendas, antes de colocar tudo o que você já leu nesse artigo em prática, anote todas as dicas abaixo:
Aproveite a otimização e o SEO
Utilize o Search Engine Marketing (SEM) ou Marketing de Motores de Busca. O mais utilizado é o Google. Seus anúncios, especialmente os realizados no Google, podem te ajudar a galgar posicionamentos melhores na busca paga, em especial se você adotar técnicas de otimização e de SEO. Então já sabe: peça para adicionar esse toque no seu planejamento.
Anuncie nas redes sociais
Acima, vimos vários tipos de anúncios que podem ser escolhidos de acordo com a sua persona. Seja para promover seu conteúdo dentro da plataforma para os seus seguidores ou então para conseguir novos fãs, existem uma gama de tipos de anúncios nas mídias sociais que você pode fazer. Esse tipo de publicidade ganha cada vez mais adeptos e sua eficiência é comprovada. Então, na hora de montar seu plano, leve essa dica em consideração.
Crie seu próprio blog
Ao escolher utilizar a abordagem de inbound marketing, é muito importante que sua estratégia conte com um blog. Então adote um planejamento eficaz, que conte com textos para topo e meio de funil que irá ajudar a nutrir seus leads.
Faça um plano de e-mail marketing
Muita gente pensa que contar com uma estratégia de e-mail marketing é perda de tempo, mas isso, com certeza, é mito. Por isso, é extremamente importante contar com uma estratégia bem definida e que faça sentido para o seu negócio e para a sua persona.
Não adianta nada você enviar e-mails indiscriminadamente. Além de encher a caixa da pessoa, ela vai te bloquear ou marcar como spam. Por isso, contar com um planejamento ajudará a você ter certeza de como deve trabalhar.
Por isso, é muito importante ressaltar que não se deve comprar uma lista de e-mails, mas conquistar essas assinaturas e uma boa forma de consegui-las é através do seu blog.
Remarketing
Seja sua empresa pequena, média ou grande, o remarketing pode ser um poderoso aliado para atrair um cliente com alto grau potencial de conversão.
Esse recurso permite que você envie anúncios do seu site, produto ou serviço para pessoas que já o visitaram anteriormente, mas não realizaram nenhuma compra ainda.
Utilize pop-ups
Aproveite o espaço do seu site para contar com alguma pop-up importante ou um call-to-action relevante para o seu negócio e a sua persona. Por isso, saiba muito bem como utilizar esse espaço importante.
Vídeo
Um dos conteúdos que melhor performam na internet é o conteúdo em vídeo, tendo em vista os grandes acessos aos canais do YouTube.
Por isso, se faz sentido para a sua marca, não deixe de investir nesse tipo de conteúdo!
Agora que você já por dentro de todas as dicas, coloque-as em prática e nos conte os resultados! Quer ficar por dentro dos nossos conteúdos? Então assine nossa newsletter!