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Marketing

O verão e as campanhas publicitárias

15 fevereiro, 2024

Além de datas importantes como Páscoa, Black Friday e Natal, as estações do ano, mais precisamente o verão, costumam trazer chances quentíssimas para campanhas publicitárias.

A temperatura, as atividades ao ar livre e a disposição das pessoas criam o ambiente perfeito para deixar aquela marquinha na lembrança dos consumidores. 

Se você quer saber como aproveitar esse momento e conferir exemplos para se inspirar, esse texto é todo seu!

A importância do marketing sazonal

A sazonalidade é uma importante aliada dos profissionais de marketing. Afinal, é possível divulgar marcas, produtos e serviços de maneira personalizada, aproveitando o clima, o aumento da demanda por determinados produtos e a possibilidade de evidenciar itens que só ficam disponíveis por um curto intervalo de tempo, deixando aquele gostinho de exclusividade. 

A ideia é utilizar esses períodos para equilibrar as vendas, dar uma turbinada nas conversões, criar experiências que fidelizam e garantir novos leads.

Por que ficar atento às ações de marketing no verão?

O verão, em especial, tende a ser uma época bastante estratégica, porque os clientes viajam, vão à praia e ao parque, praticam esportes, curtem shows e afins. Além disso, o período coincide com os meses de férias de muitas pessoas. 

Por conta desses comportamentos, vale refletir sobre como aproveitar os pontos de contato para promover sua marca em diversos ambientes, como praias, shoppings, aeroportos, mídias OOH, eventos e outros.

A época mais quente do ano também é associada a momentos de alegria e de descontração, gerando muitas oportunidades.

As pessoas costumam se concentrar em determinadas localidades, como nas orlas, o que permite atingir um grande público através de ações estratégicas. 

Tudo isso parece maravilhoso, mas há alguns pontos de atenção. Confira-os a seguir!

Desafios do live marketing no verão

Você viu acima que há diversos motivos para investir em ações durante as altas temperaturas, só que existe um pequeno detalhe: se você notou a importância desse período, seus concorrentes também perceberam. Por isso, o planejamento é a palavra da vez! Com ele é possível:

Antecipar-se àqueles que competem com sua empresa

Sabe aquele lugar que tem uma ótima visibilidade ou está situado em um ponto ímpar, onde é possível impactar um grande número de pessoas? Provavelmente ele será bem disputado. Portanto, fique atento e saia na frente para garanti-lo.

Definir os objetivos e o que será necessário para alcançá-los

Você vai lançar um novo produto ou uma versão inédita dele? O foco será o reforço da marca ou a divulgação de uma nova identidade visual
Os objetivos são diversos; então delimite-os. Assim fica mais fácil pensar em como alcançá-los e medir os resultados depois.

Entender qual será a melhor ação

Depois de definir o objetivo, é necessário reunir algumas informações cruciais da campanha, pois, com elas, você terá uma noção clara de que ação tem mais chances de bombar. Então defina:

  • O público-alvo
  • A linguagem que será usada
  • O local das ações
  • A duração da campanha

Conhecendo esses e outros detalhes fundamentais, você e seu time poderão ter ideias mais direcionadas, aumentando a chance de êxito! Após documentá-los, junte a equipe e faça um bom brainstorm.

Ah, caso o seu planejamento permita, aqui vai uma sugestão: aguçar os sentidos das pessoas é uma excelente maneira de criar uma forte lembrança. Por isso, vale a pena apostar nas ações de brand sense.

Ações publicitárias que bombaram no verão

Agora que você assimilou alguns insights e dicas importantes sobre o assunto, é hora de ver exemplos práticos!

VX e o reforço de marcas da Herbarium

O primeiro case de sucesso é da casa: a parceria entre a VX Comunicação e a Herbarium.

Lembra que te falamos que é possível realizar um reforço de marca pensando estrategicamente nas características do verão ou de qualquer outra estação do ano? Foi isso que aconteceu com a campanha das linhas Musquée e Clássicos e as marcas Herbage e Isoflavine.

Com uma comunicação totalmente pensada para o verão, os produtos de cada uma das marcas da Herbarium foram apresentados como essenciais para curtir as temperaturas mais quentes, sem se preocupar com problemas comuns como inchaço e desidratação da pele.

A Herbarium realizou ações de marketing on e off com diversas peças, desenvolvidas a partir de KVs e conceitos criados para cada produto, uma etapa crucial levantada pela Vitória Garcia, Atendimento da Herbarium na VX:

“A construção em si foi o mais legal. Foram muitas peças, desde o KV até os desdobramentos, e contar toda essa história para cada produto dentro do contexto verão foi desafiador. O destaque da campanha off-line foram os anúncios em revistas, elaborados exclusivamente para o projeto e que geraram um resultado muito interessante”.

Sorveterias Granado Verão

Esse case uniu gastronomia e perfumaria para criar uma experiência sensorial única

As fragrâncias já conhecidas da Granado inspiraram sabores exclusivos de sorvete e sorbet, produzidos a partir de frutas refrescantes e sem a utilização de corantes ou aromas artificiais.

Os clientes da loja Granado Ipanema puderam degustar um cardápio especial graças a essa ação, que se propôs a divulgar as colônias da Granado para 2024.

Para tornar a experiência ainda mais completa, uma linha de acessórios também esteve disponível para aquisição: bolsas térmicas, jogos americanos, livros de receitas e pins.

A colab da Havaianas, Mate Leão e Biscoitos Globo

Chinelo no pé, ecobag para levar a toalha de banho e um biscoitinho para curtir o mar. 

O jeitinho carioca de aproveitar a praia foi o estímulo para a colaboração entre as três marcas, que resultou em uma linha de produtos inédita para o verão de 2022 e que foi além das fronteiras do Rio de Janeiro.

A linha contou com 11 itens exclusivos e visou alcançar novos públicos, gerando reações orgânicas entre os clientes.

O projeto foi criado a partir de estratégias de marketing de influência e se concentrou no digital, mas isso não impediu que a loja Havaianas da Rua Oscar Freire, em São Paulo, ganhasse uma ambientação especial.

Os clientes que visitaram a loja foram impactados por uma decoração inspirada no verão e pelos produtos das marcas parceiras, Leão e Biscoitos Globo, que estiveram disponíveis para degustação.

E aí, curtiu as dicas? 

Apostamos que você já sabe os caminhos para criar uma ação inesquecível, mas é sempre bom conhecer mais conteúdos para turbinar seus projetos. Por isso, assine nossa newsletter e receba os conteúdos mais quentes da VX!

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