Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?

Marketing Tecnologia

Brand Experience: o que é, exemplos e como aplicar

1 dezembro, 2023

Há diversas estratégias de marketing utilizadas para reter clientes e chamar a atenção de consumidores em potencial.

Uma delas, extremamente poderosa, é capaz de fazer tudo isso e ainda revolucionar o relacionamento com as pessoas: trata-se da Brand Experience.

Se você quer saber mais sobre esse tema, seu conceito, exemplos e aplicações, confira o artigo completo que a gente preparou!

O que é Brand Experience?

Brand Experience, ou experiência de marca, é uma estratégia imprescindível para fortalecer a interação com os consumidores através de táticas que aguçam os sentidos e provocam sensações e sentimentos únicos.

Mais do que nunca, suas ações vêm sendo retomadas, reacendendo uma tendência que esteve em queda entre 2020 e 2021.

Após os anos de isolamento por conta da pandemia, profissionais e empresas de experiência de marca provam que o mercado está aquecido novamente.

O Anuário Brasileiro de Live Marketing aponta um crescimento de 60% no primeiro trimestre de 2022 em comparação a todo o período dos dois anos anteriores. Dados como esse mostram que quem busca o sucesso precisa ficar de olho nisso.

Benefícios da experiência de marca

Essa é uma ferramenta que, se trabalhada da maneira correta, é capaz de trazer muitos resultados. Dentre eles, destacamos:

  • Fidelização de usuários
  • Satisfação dos consumidores
  • Fortalecimento da imagem e posicionamento da marca
  • Obtenção de novos leads
  • Reforço nas vendas
  • Lembrança como referência no mercado

Como implementar a Brand Experience

As sensações que o cliente experimenta ao se envolver com uma marca não estão limitadas ao meio, seja on-line, seja off-ine; muito menos ao ambiente, que pode ser uma loja, uma ação de rua, um show…

As possibilidades são inúmeras e várias delas devem ser consideradas.

De antemão, aqui vai uma dica: não se preocupe em criar uma experiência gigantesca e queimar os recursos de uma só vez.

A consistência pode ser o melhor caminho!

Provoque os sentidos

Como você viu lá no início, esse é um dos pilares para criar uma boa memória e ser lembrado sempre.

Cheiros, texturas, sons, imagens, a disposição dos produtos e como são mostrados, a organização da loja e muitas outras opções podem ser aplicadas.

Considere os eventos

Shows de música, peças teatrais, exposições de arte e afins costumam ter longa duração e podem ser um momento de contato duradouro.

Caso não seja possível criar o seu próprio evento, insira a sua marca e gere experiências em eventos que já existam e que façam sentido para o seu negócio.

Fique atento e tire proveito do que está rolando

As famosas trends podem ser aproveitadas como uma forma de se inserir no dia a dia do usuário, e de forma mais natural.

Isso não se resume às dancinhas do TikTok ou a criar postagens com um filtro do momento.

Fique atento ao que o seu cliente assiste atualmente, que moda está aderindo, que banda ou artista de infância dele está de volta ao cenário, como está a relação dele com o trabalho e a muitas outras situações que merecem atenção.

Abuse da criatividade

Não copie o que o seu concorrente está fazendo ou aposte nas experiências mais conhecidas. Esteja sempre disposto a criar momentos ímpares e que se destaquem.

Hoje já encontramos marcas que não esperam os clientes irem até as suas lojas; elas enviam os seus produtos para que os consumidores experimentem em casa e, caso queiram, efetuem a compra no conforto do lar. O Fashion Delivery é um pequeno exemplo de como tornar a experiência do cliente melhor e inovadora.

Exemplos na prática

Agora você vai ver algumas ativações recentes para se inspirar, reinventar e aplicar!

L’Oréal Paris e o combate ao assédio

A marca francesa esteve no Rock The Mountain, que aconteceu no início de novembro na cidade de Petrópolis (RJ).

O evento foi protagonizado por grandes estrelas da música feminina, como Maria Bethânia, Pitty e Daniela Mercury.

Sabendo da conexão do seu público com o festival, a L’Oréal Paris dedicou um espaço para tratar de assédio e importunação sexual, oferecendo, inclusive, um treinamento para identificar situações de perigo.

As pessoas presentes no festival também tiveram a oportunidade de se manifestar através de textos, relatos e mensagens de encorajamento.

Singleton e uma experiência exclusiva

Ainda no Rock The Mountain, a marca de uísque montou o Jardim Secreto, um bar que ofereceu um momento exclusivo para os participantes. Um dos destaques foi o cardápio montado com drinks elaborados a partir do produto.

Personalização de compra dos tênis Redley

O Rock The Mountain teve outra ativação bem interessante. Dessa vez, da Redley, que apresentou uma loja pop-up com alguns de seus produtos à venda.

O que tornou esse momento exclusivo – e, com certeza, memorável – para o seu público foi a possibilidade de comprar e personalizar os tênis com estilos criados por artistas convocados pela marca.

Tendências para ficar de olho em 2024

Se você quiser alcançar o sucesso nas interações com o seu público, tenha em mente algumas áreas de interesse. Confira:

●    Rotinas híbridas no trabalho

Muitas empresas estão apostando no retorno ao presencial, mas sem descartar totalmente o home office.

O modelo híbrido vem sendo o ponto de equilíbrio para muitas organizações e profissionais que, mesmo não trabalhando na mesma cidade do escritório, possuem viabilidade de deslocamento.

Também há aquelas organizações que identificaram que o remoto total pode funcionar para a maioria dos integrantes do time.

Essas situações abrem margem para a atuação de marcas do setor hoteleiro, que devem estar atentas àqueles que viajam em dias específicos para trabalhar alocados, mas também àqueles que trabalham de maneira remota, que exploram a famosa independência geográfica e precisam de espaços propícios ao trabalho.

●    Acessibilidade on e off

De acordo com a ONU, mais de 1 bilhão de pessoas convivem com deficiência intelectual ou física.

Aqui no Brasil, segundo o IBGE e MDHC, a população com deficiência é estimada em 18,6 milhões de pessoas.

Rampas, estacionamentos próprios, portas largas, por exemplo, já são uma necessidade antiga, mas agora precisamos incluir, também, mais legendas, intérpretes e linguagem de sinais no ambiente digital.

●    Inteligência Artificial

Esse foi o ano do ChatGTP, Bard, Midjourney e outras IAs. O campo de aprendizado é imenso e, obviamente, as funcionalidades dessas tecnologias são grandes.

Elas prometem causar um impacto positivo nas corporações, desde a produção até o contato com o consumidor.

Por isso, as inteligências artificiais devem ser vistas como aliadas no plano de Brand Experience.

E não acaba por aí! Ainda podemos identificar outras duas tendências importantes: sustentabilidade e utilização de ferramentas de imersão, como Realidade Virtual e Realidade Aumentada.

E aí, gostou de mais esse conteúdo do nosso blog? Comente o que você achou e assine a nossa news, porque tem muito mais vindo por aí!

Newsletter VX Comunicação

Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?

Aumente seus resultados agora