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Brand Experience: o que é, exemplos e como aplicar

1 dezembro, 2023

Há diversas estratégias de marketing utilizadas para reter clientes e chamar a atenção de consumidores em potencial.

Uma delas, extremamente poderosa, é capaz de fazer tudo isso e ainda revolucionar o relacionamento com as pessoas: trata-se da Brand Experience.

Se você quer saber mais sobre esse tema, seu conceito, exemplos e aplicações, confira o artigo completo que a gente preparou!

O que é Brand Experience?

Brand Experience, ou experiência de marca, é uma estratégia imprescindível para fortalecer a interação com os consumidores através de táticas que aguçam os sentidos e provocam sensações e sentimentos únicos.

Mais do que nunca, suas ações vêm sendo retomadas, reacendendo uma tendência que esteve em queda entre 2020 e 2021.

Após os anos de isolamento por conta da pandemia, profissionais e empresas de experiência de marca provam que o mercado está aquecido novamente.

O Anuário Brasileiro de Live Marketing aponta um crescimento de 60% no primeiro trimestre de 2022 em comparação a todo o período dos dois anos anteriores. Dados como esse mostram que quem busca o sucesso precisa ficar de olho nisso.

Benefícios da experiência de marca

Essa é uma ferramenta que, se trabalhada da maneira correta, é capaz de trazer muitos resultados. Dentre eles, destacamos:

  • Fidelização de usuários
  • Satisfação dos consumidores
  • Fortalecimento da imagem e posicionamento da marca
  • Obtenção de novos leads
  • Reforço nas vendas
  • Lembrança como referência no mercado

Como implementar a Brand Experience

As sensações que o cliente experimenta ao se envolver com uma marca não estão limitadas ao meio, seja on-line, seja off-ine; muito menos ao ambiente, que pode ser uma loja, uma ação de rua, um show…

As possibilidades são inúmeras e várias delas devem ser consideradas.

De antemão, aqui vai uma dica: não se preocupe em criar uma experiência gigantesca e queimar os recursos de uma só vez.

A consistência pode ser o melhor caminho!

Provoque os sentidos

Como você viu lá no início, esse é um dos pilares para criar uma boa memória e ser lembrado sempre.

Cheiros, texturas, sons, imagens, a disposição dos produtos e como são mostrados, a organização da loja e muitas outras opções podem ser aplicadas.

Considere os eventos

Shows de música, peças teatrais, exposições de arte e afins costumam ter longa duração e podem ser um momento de contato duradouro.

Caso não seja possível criar o seu próprio evento, insira a sua marca e gere experiências em eventos que já existam e que façam sentido para o seu negócio.

Fique atento e tire proveito do que está rolando

As famosas trends podem ser aproveitadas como uma forma de se inserir no dia a dia do usuário, e de forma mais natural.

Isso não se resume às dancinhas do TikTok ou a criar postagens com um filtro do momento.

Fique atento ao que o seu cliente assiste atualmente, que moda está aderindo, que banda ou artista de infância dele está de volta ao cenário, como está a relação dele com o trabalho e a muitas outras situações que merecem atenção.

Abuse da criatividade

Não copie o que o seu concorrente está fazendo ou aposte nas experiências mais conhecidas. Esteja sempre disposto a criar momentos ímpares e que se destaquem.

Hoje já encontramos marcas que não esperam os clientes irem até as suas lojas; elas enviam os seus produtos para que os consumidores experimentem em casa e, caso queiram, efetuem a compra no conforto do lar. O Fashion Delivery é um pequeno exemplo de como tornar a experiência do cliente melhor e inovadora.

Exemplos na prática

Agora você vai ver algumas ativações recentes para se inspirar, reinventar e aplicar!

L’Oréal Paris e o combate ao assédio

A marca francesa esteve no Rock The Mountain, que aconteceu no início de novembro na cidade de Petrópolis (RJ).

O evento foi protagonizado por grandes estrelas da música feminina, como Maria Bethânia, Pitty e Daniela Mercury.

Sabendo da conexão do seu público com o festival, a L’Oréal Paris dedicou um espaço para tratar de assédio e importunação sexual, oferecendo, inclusive, um treinamento para identificar situações de perigo.

As pessoas presentes no festival também tiveram a oportunidade de se manifestar através de textos, relatos e mensagens de encorajamento.

Singleton e uma experiência exclusiva

Ainda no Rock The Mountain, a marca de uísque montou o Jardim Secreto, um bar que ofereceu um momento exclusivo para os participantes. Um dos destaques foi o cardápio montado com drinks elaborados a partir do produto.

Personalização de compra dos tênis Redley

O Rock The Mountain teve outra ativação bem interessante. Dessa vez, da Redley, que apresentou uma loja pop-up com alguns de seus produtos à venda.

O que tornou esse momento exclusivo – e, com certeza, memorável – para o seu público foi a possibilidade de comprar e personalizar os tênis com estilos criados por artistas convocados pela marca.

Tendências para ficar de olho em 2024

Se você quiser alcançar o sucesso nas interações com o seu público, tenha em mente algumas áreas de interesse. Confira:

●    Rotinas híbridas no trabalho

Muitas empresas estão apostando no retorno ao presencial, mas sem descartar totalmente o home office.

O modelo híbrido vem sendo o ponto de equilíbrio para muitas organizações e profissionais que, mesmo não trabalhando na mesma cidade do escritório, possuem viabilidade de deslocamento.

Também há aquelas organizações que identificaram que o remoto total pode funcionar para a maioria dos integrantes do time.

Essas situações abrem margem para a atuação de marcas do setor hoteleiro, que devem estar atentas àqueles que viajam em dias específicos para trabalhar alocados, mas também àqueles que trabalham de maneira remota, que exploram a famosa independência geográfica e precisam de espaços propícios ao trabalho.

●    Acessibilidade on e off

De acordo com a ONU, mais de 1 bilhão de pessoas convivem com deficiência intelectual ou física.

Aqui no Brasil, segundo o IBGE e MDHC, a população com deficiência é estimada em 18,6 milhões de pessoas.

Rampas, estacionamentos próprios, portas largas, por exemplo, já são uma necessidade antiga, mas agora precisamos incluir, também, mais legendas, intérpretes e linguagem de sinais no ambiente digital.

●    Inteligência Artificial

Esse foi o ano do ChatGTP, Bard, Midjourney e outras IAs. O campo de aprendizado é imenso e, obviamente, as funcionalidades dessas tecnologias são grandes.

Elas prometem causar um impacto positivo nas corporações, desde a produção até o contato com o consumidor.

Por isso, as inteligências artificiais devem ser vistas como aliadas no plano de Brand Experience.

E não acaba por aí! Ainda podemos identificar outras duas tendências importantes: sustentabilidade e utilização de ferramentas de imersão, como Realidade Virtual e Realidade Aumentada.

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