O que é necessário para fazer boas ações promocionais online?
14 junho, 2018Conquistar clientes com ações promocionais online é mais simples do que parece. Basta planejar bem, separar o orçamento e escolher as melhores ferramentas de marketing digital. Ok, mas como se faz isso? Essa é uma dúvida comum entre os empreendedores e gestores que se aventuram no mundo virtual.
É comum ouvirmos casos de empresas que tiveram sucesso com campanhas, gastando pouco e gerando muitas vendas. Porém, na hora de tentar por aí, nem sempre dá certo, não é mesmo?
Para você não ser mais uma vítima das expectativas frustradas, listamos aqui os fatores essenciais para ações promocionais online. Confira!
Planejamento eficiente
Tudo começa com o planejamento de mídias e de estratégias. Você precisa saber exatamente o que quer, caso contrário, até pode ter resultados, mas não os resultados certos.
Imagine que você investe em uma abordagem com o objetivo de aumentar suas vendas, como uma ação nas redes sociais. Depois disso, os resultados: 5 produtos comercializados. Um pouco decepcionante, não? Pior ainda se o seu segmento for o varejo ou outro que tenha grande volume de vendas.
Mas lembra que você queria apenas “aumentar as conversões”? Pois, conseguiu. Mas é óbvio que sua expectativa era um aumento bem maior — dezenas ou centenas de vendas novas!
O pior de tudo é que dificilmente vai ser possível avaliar o que deu errado, pois você não delimitou parâmetros que sustentassem a escolha daquela abordagem ou do tipo de ação. Às vezes, ela seria mais efetiva para manter uma boa relação com seu público-alvo, não para converter.
Também é possível que se tratasse de uma ação que funciona melhor no longo prazo, trazendo retornos em meses (ou anos) e exigindo uma dose bem maior de paciência.
Como evitar esse tipo de frustração? A resposta é simples: com planejamento! É fundamental escolher cada campanha de marketing digital observando as metas e objetivos desejados com ela, como:
- aumentar o percentual de vendas — delimite o quanto quer ganhar para não repetir o erro do nosso exemplo;
- aumento no Share of Voice (a fatia do quanto é falado de sua marca no mercado);
- fidelização dos consumidores atuais.
Também estipule um prazo para colher resultados, pois muitas ações precisam de tempo para darem frutos. Por exemplo, se a ideia é disparar um e-mail marketing com um código de https://blog.vxcomunicacao.com.br/10-dicas-para-aumentar-suas-vendas-no-seu-e-commerce/desconto ou valendo um brinde na sua loja física, lembre-se de incluir um período para isso.
É fato que aqui no Brasil a gente deixa as coisas para a última hora, portanto, é bem capaz que boa parte dos seus clientes só apareça nos últimos dias, lotando sua loja. Inclusive, se possível, dê uma chance aos atrasados, pois essa pode ser uma oportunidade de estender o prazo e ganhar os clientes com essa “colher de chá”.
Concepção e ideia
A concepção de uma ação promocional é uma fase que deve ser trabalhada com cuidado, especialmente para não errar e afetar o relacionamento com o cliente. Na emoção de achar que rolou uma ideia genial, muitos detalhes podem passar despercebidos .
Um anúncio com uma tradução errada, uma vírgula mais à esquerda ou mais à direita no preço, uma foto usada indevidamente etc. Tudo pode gerar dor de cabeça em vez de vendas, colocando a sua empresa em maus lençóis com o Procon e com outros mecanismos de defesa do consumidor. Portanto, sem pressa na hora de pôr tudo em prática, hein?
Estruturação das estratégias
Você pode estruturar suas estratégias com base nos objetivos que definiu anteriormente. Veja alguns exemplos de objetivos e ações que podem ajudar no alcance deles.
Aumentar vendas em curto prazo
Todo mundo ama cupons de desconto, então eles não podem faltar! Outra opção é conceder preços menores para os primeiros usuários que acessarem o site a partir de um link/anúncio.
Você ainda pode dar itens grátis com o famoso “pague 1, leve 2”.
Aumentar vendas em médio prazo
Nesse caso, cupons com prazos mais longos são boas opções. Também invista nos eventos e datas clássicas, como dia dos namorados, Natal, dia das crianças, etc., até mesmo decorando seu site, seu blog e, se possível, suas redes sociais dentro do tema do momento.
Interaja com seu público meses antes, preparando-o para o dia.
Aumentar vendas em longo prazo
Crie um programa de fidelidade, em que compras geram pontos que podem ser trocados por descontos ou prêmios. Mas defina um sistema que possa ser realmente vantajoso para o cliente. Quem é que gosta de ganhar R$10 depois de gastar R$20 mil em compras?
Lançar novos produtos ou serviços e promover a aceitação deles
Ofereça amostras grátis (para produtos) e períodos de uso gratuito (para serviços, como canais de TV). Você também pode conceder descontos nesses itens caso o cliente adquira outros.
Aumentar o ticket médio por cliente
Se você quer incentivar o cliente a comprar mais, experimente conceder desconto progressivo no frete.
Com certeza você já colocou no carrinho do e-commerce aquele produto a mais só para zerar a taxa de entrega, não é mesmo? É a mesma lógica!
Criação de hotsite
O hotsite é uma página criada especificamente para determinada ação online, como apresentar um produto em promoção e direcionar o usuário para adquiri-lo. É comum que essa ação tenha prazo definido, ou seja, o hotsite sai do ar depois de um período ativo. E por que isso?
Os motivos são variados, porém, um dos principais é gerar aquela pressão de que se não corrermos, perderemos a oferta. Quando o objetivo é concretizado — como acabar com os estoques de um produto —, não faz mais sentido manter a página.
Geralmente, seu design é apelativo, contendo números, estatísticas, avaliações positivas sobre a mercadoria etc. Mas se você for fazer um hotsite, bom senso é palavra de ordem. Controle-se na hora de incluir informações! Poluir demais a página vai ter o efeito inverso e afugentar os clientes.
Mensuração de resultados
Suas ações promocionais online precisam ser monitoradas e mensuradas. Do que adianta planejar tudo de forma correta, eficiente e bonita, para chegar no fim sem saber quais foram os resultados ou se aquela estratégia foi executada direito?
Para não cometer esse erro, lembre-se de definir indicadores de performance para cada campanha. Os mais comuns são o ticket médio, a taxa de conversão e a análise de tráfego no site/blog. Porém, dá para ir além e buscar outras métricas próprias para as ações.
Não deixe de usar também sistemas de controle de anúncios e de abordagens virtuais de marketing, como Google AdWords e Bing Ads (para monitorar anúncios e acessos ao site).
Suas ações promocionais online precisam ser planejadas com cuidado desde o começo para não desperdiçar o orçamento com abordagens ineficientes. Se tiver dificuldade em delimitar o que fazer, deixe de estresse e contrate uma agência especializada na área, que conheça o mercado, as tendências e saiba bem como dar um gás na sua marca.
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