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Marketing

Não confunda automação de Marketing com e-mail marketing

7 maio, 2020

A Automação de Marketing e o E-mail Marketing são ferramentas muito utilizadas por empresas que já compreenderam que é fundamental manter a comunicação com o público de forma mais personalizada e direta.

No entanto, é frequente ficar em dúvida: o que, afinal, é a Automação de Marketing? E o E-mail Marketing? Qual o momento ideal para utilizar cada uma dessas soluções no meu negócio? Se você já encarou alguma dessas questões antes, este post foi feito para você.

Acompanhe e fique por dentro para entender e começar a aplicar essas soluções hoje mesmo!

Quando investir em uma automação de marketing?

Antes de mais nada, é importante entender do que se trata a Automação de Marketing. Ela é um conjunto de ações automatizadas no processo de nutrição de Leads e seu principal objetivo é escalar a comunicação entre empresa e Lead.

A grande vantagem da Automação de Marketing é que ela pode manter o relacionamento altamente personalizado sem perder sua escalabilidade, de acordo com o comportamento do usuário.

A seguir, explicamos alguns dos principais momentos em você deve investir na Automação de Marketing para o seu negócio.

Quando o Lead se inscrever na newsletter

Um dos momentos em que a Automação de Marketing é mais utilizada é quando o seu Lead se inscreve na sua newsletter.

Geralmente, essa mensagem serve para dar as boas vindas ao seu novo Lead, fazendo com que ele se sinta como algo além de mais um assinante.

Além disso, essa automação também permite que você colete mais dados do seu Lead. Se a sua newsletter de boas vindas contar com tópicos clicáveis, você pode classificar seu Lead para receber outros e-mails automatizados que falem daquele tópico, por exemplo.

Quando o Lead baixar um novo material

A Automação de Marketing também é útil para enviar um e-mail para aquele Lead que converteu em uma das suas landing pages de material rico. Assim que ele se cadastrar, você pode fazer o envio automático do material para o e-mail do Lead.

Neste caso, a Automação de Marketing também ajuda a classificar os interesses do seu Lead de acordo com o material baixado. O download de um material fundo de funil, por exemplo, pode ser o indicativo que faltava para seu time comercial contactar e fechar negócio com ele.

Quando o Lead mudar de etapa no funil de vendas

Já pensou poder entender o comportamento dos seus Leads e direcioná-los para conteúdos apropriados de acordo com seus momentos no funil de vendas, sem precisar revisar um por um?

Isso até pode ser possível para quem trabalha com uma base muito pequena de Leads, mas se torna insustentável quando se somam algumas dezenas de Leads.

A Automação de Marketing vem justamente para facilitar e tornar possível que este trabalho seja feito de forma automática.

Além disso, a seleção manual de Leads para a mudança de etapa podem reduzir significativamente a sua estratégia e Leads que poderiam ter sido enviados para as Vendas esfriam e deixam de ser oportunidades, por exemplo.

Por isso, se você já vive um momento mais digital com a sua marca, produzindo conteúdos e construindo um relacionamento com o público, pode ser um ótimo momento para investir na Automação de Marketing e garantir resultados ainda melhores.

Quando investir em e-mail marketing?

Depois de aprender um pouco mais sobre a Automação de Marketing, você pode estar se perguntando: para que vai servir o E-mail Marketing, se eu posso automatizar minha comunicação?

Existem diversos momentos em que o uso do E-mail Marketing vai ser necessário e, a seguir, separamos alguns dos principais em que você deve contar com essa ferramenta na sua estratégia.

Quando houver uma nova oferta para os Leads

Tem promoção nova? A melhor maneira de anunciá-la para aqueles Leads que já acompanham seu negócio é através de disparos de e-mails.

É importante que esses disparos sejam pontuais para evitar que o Lead fique saturado de e-mails exclusivamente promocionais.

Além disso, o E-mail Marketing permite que você faça envios promocionais exclusivos para Leads engajados com sua comunicação, estimulando ainda mais a aproximação dessa base com sua marca.

Quando houver um disparo segmentado

Vamos supôr que você tenha uma empresa de viagens e possua uma base de clientes segmentados entre os fãs de viagens para montanhas e os que curtem mais as viagens para a praia.

Caso você queira fazer o envio de novas ofertas promocionais para viagens para as principais praias do país, é muito mais interessante que esse disparo seja especialmente segmentado para aqueles que sinalizaram preferir viagens para praias, certo?

Assim, o E-mail Marketing funciona muito bem quando você quer fazer disparos segmentados para a sua base, seja de ofertas, comunicados ou para recuperar Leads que já não interagem com você há algum tempo.

Quando houver necessidade de analisar o engajamento da base

Quer entender como anda o engajamento da sua base a sua comunicação? O E-mail Marketing é a ferramenta ideal para isso. Com ele, você pode fazer disparos e analisá-los para descobrir se seus Leads estão abrindo, clicando ou se descadastrando de suas newsletters.

Assim, você pode limpar sua base e até otimizar seus disparos, entendendo o que funciona melhor e o que não funciona tão bem na comunicação com seus Leads.

Por que mesclar as duas soluções?

Agora que você já entende um pouco melhor a importância da Automação de Marketing e do E-mail Marketing, deve ter percebido que usar apenas uma dessas ferramentas não é o ideal para o seu negócio.

Tanto o E-mail Marketing quanto a Automação de Marketing permitem uma comunicação cada vez melhor e mais afinada entre os Leads e a empresa, cada um a sua própria maneira.

As duas soluções precisam ser trabalhadas juntas para trazer resultados ainda mais eficientes para a sua estratégia, afinal, uma ferramenta acaba “cobrindo” o gap de comunicação gerado pela outra.

Sendo assim, é importante dedicar a devida atenção a cada uma delas para uma estratégia de marketing bem construída e completa em todas as suas frentes.

Deu para perceber o quanto é importante compreender e investir em Automação de Marketing e E-mail Marketing, não é? Também é fundamental entender exatamente como elas funcionam e como desenvolvê-las corretamente para se comunicar com seu público.

Precisa de ajuda para fazer e colocar em prática uma estratégia de Marketing bem estruturada para o seu negócio? Fale com um especialista da VX!



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