Influenciadores digitais: como escolher o melhor para a sua marca
12 abril, 2018O marketing de influenciadores vem sendo cada vez mais usado por marcas na divulgação de seus produtos e ou serviços. A expressão Digital Influencer nunca foi tão empregada como nos dias de hoje e faz referência aos influenciadores das redes sociais.
Os influenciadores são em geral youtubers, que a partir dos seus canais ganham visibilidade nacional e milhares de seguidores a cada vídeo. Assim, escolher alguém do time dos maiores youtubers do Brasil não é uma tarefa fácil. Além de questões óbvias como cachês altos, a sua marca precisa selecionar aquele que mais se adequa ao seu público-alvo e gere o apelo de compra necessário para gerar conversões.
Para entender como alavancar seus negócios usando influenciadores digitais, fica ligado nas dicas desse artigo.
Identificar a sua buyer persona
Uma das principais perguntas quando o assunto é vendas é: para quem eu vou vender?
Conhecer o seu cliente ideal é a chave do sucesso de qualquer negócio. Definindo a sua persona, você vai desenvolver uma estratégia voltada para ela.
- “Quais os seus hábitos de compra?”
- “O que gosta de fazer nas horas vagas?”
- “Qual o meio de transporte utiliza…?”
Quanto mais informações você tiver, mais completa sua persona ficará, e mais certeira será a sua abordagem.
Como definir as redes sociais usadas?
Qual o seu produto? Onde o seu público está? Quais redes sociais a sua marca utiliza? Qual o retorno disso? O seu produto é mais focado em imagem ou vídeo?
Essas e outras perguntas são essenciais na hora de você definir qual o melhor canal para a sua ação de marketing de conteúdo. E a partir daí, escolher um influenciador digital ou influenciadores digitais para esse meio.
Os dados dos canais são consistentes?
Definido o canal ou canais a serem usados na ação, é hora de partir para o segundo passo: qual o número de seguidores da página no Facebook, Youtube e Instagram? “Qual a média de visualizações por vídeo e a média de engajamento nas postagens?” A partir dessas métricas você poderá montar uma estratégia certeira e trabalhar melhor o seu marketing de influência.
Quais desses influenciadores digitais falam a língua da marca?
Se a sua marca é descontraída, você não pode ter uma comunicação séria e quadradona, e vice-versa. Você precisa encontrar alguém que gere uma identificação com o seu público e com a marca.
Afinal de contas, o digital influencer será uma espécie de porta-voz da sua marca e sendo assim, ele deve falar a língua do seu público-alvo.
Entre em contato com o agenciador ou agência do influenciador
Saber onde e como encontrar o influenciador digital é o passo seguinte. Nem todos eles disponibilizam em blog, perfil ou canal, o contato para o comercial. Quanto mais conhecido é, mais provável que tenha uma agência ou agenciador que cuide dessa parte. A pesquisa é o fundamental nessa hora. Ao fazer o contato, fale sobre a intenção da parceria e peça o mídia kit – material de divulgação do influenciador de marketing.
Pense sempre num plus para a ação
Enviar um gifting
Regra zero sobre comércio: conheça bem o produto sobre o qual você está falando. Por isso, é imprescindível que o influenciador saiba tudo sobre seu produto ou serviço. Assim, enviar um gifting para ele experimentar e vivenciar é a melhor forma de estreitar esse relacionamento e fazê-lo conhecer do que está falando.
Ofereça algo aos seguidores
O influenciador digital só é influente por causa dos seus seguidores. Por isso, estender os benefícios do seu produto ao público dele é uma boa forma de agregar valor à ação e ampliar o número de pessoas que conhecerão a sua marca.
Material entregue: e agora?
Após o digital influencer entregar o material, verifique se o conteúdo está de acordo com o esperado. Se não estiver, verifique a possibilidade de adequação – edição ou regravação – mas tudo isso deve estar explícito no contrato assinado.
Acompanhe os resultados!
Com o material na rua, é hora de mensurar os resultados da campanha. E lá vai a dica mais importante: não se esqueça de acompanhar os seus canais de comunicação, especialmente, as redes sociais. É nelas que vai reverberar a repercussão da ação de marketing – seja para o bem ou para mal.
Em caso negativo, é importante a sua marca estar preparada para contornar a situação. Em caso positivo, novos seguidores vão querer conhecer mais de perto o seu produto ou serviço e esperam manter um relacionamento com a sua marca.
Fique atento aos números de acessos ao canal do influenciador e das suas mídias sociais. Curtidas são importantes, mas o crescimento de comentários, compartilhamentos e cliques também.
Feito todo esse apanhado, aí sim você saberá se a parceria valeu a pena e se outras parcerias futuras com o mesmo ou outros influenciadores digitais serão uma boa ideia e trarão o retorno de marketing esperado.
Agora que você sabe tudo sobre Marketing com Influenciadores, partiu fazer a lição de casa e divulgar a sua marca!