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Como usar o link do Instagram Stories a favor da sua marca

12 novembro, 2020

O Instagram é uma das redes sociais mais populares no mundo e que mais tem crescido nos últimos anos, sendo a preferida de muitos que a utilizam. Atualmente cerca de 500 milhões de usuários acessam a plataforma por dia, segundo pesquisa do blog Flyon. Com toda essa quantidade de usuários, a rede social acaba sendo muito utilizada por marcas e empresas que visam atrair seus consumidores.

Com o passar do tempo foram sendo implementadas novas ferramentas na rede social visando a divulgação interativa de conteúdos, sendo vista como uma ótima oportunidade para as marcas fazerem negócios. Uma delas é o famoso Instagram Stories, muito utilizado pela grande maioria dos usuários da plataforma, que são as fotos e vídeos que ficam disponíveis para serem visualizados durante 24 horas e depois desaparecem.

Além dessa função que o Instagram disponibilizou há alguns anos, também é possível inserir links nos stories que direcionam para sites externos. Você sabia disso? Quer saber como funciona e como você pode inserir essa estratégia na sua marca? Continue a leitura deste post!

Como inserir Link no Instagram Stories

O link no Instagram Stories funciona basicamente como uma possibilidade de inserir call-to-actions (CTAs) em conteúdos, que nada mais é do que fazer uma chamada para ação, direcionando o público-alvo a fazer algo específico. Essa funcionalidade, porém, ainda não está disponível para todas as contas na plataforma.

Para que um perfil possa ter direito a adicionar links nos stories, existem dois pré-requisitos fundamentais que a plataforma exige:

– Ter uma conta verificada;

– Ter uma conta com mais de 10 mil seguidores.

A primeira opção só é possível fazer se o perfil no Instagram for de uma figura pública, celebridade ou marca famosa. Se sua empresa não é de nenhum desses ramos, então a segunda opção é a mais viável a se fazer, que é conseguir ter um perfil com mais de 10 mil seguidores.

Hoje em dia, é possível conseguir essa quantidade de seguidores rapidamente fazendo um trabalho de Inbound Marketing com dedicação em produzir conteúdo na plataforma, que é o que impulsiona esta rede social e atrai seus usuários a utilizarem e a seguir perfis de seus interesses.

Como ter uma conta verificada

Caso sua empresa seja de uma marca grande ou figura pública, você pode solicitar o selo de verificação diretamente na própria plataforma. O selo de autenticidade é um ícone azul que fica posicionado ao lado da foto de perfil e significa que o Instagram analisou o perfil que fez a solicitação e concluiu que esse perfil é oficial daquela conta. Confira a seguir o passo a passo para saber como solicitar o selo no Instagram.

– Primeiro transforme sua conta pessoal em uma conta comercial disponível na aba configurações>conta> mudar para conta profissional.

– Depois escolha a melhor opção para seu negócio, se prefere uma conta de criação de conteúdo ou uma conta empresarial.

– Será obrigatório inserir algumas informações de contato de sua empresa como telefone, e-mail e o site.

– Será necessário também vincular a página no Facebook de sua empresa no perfil do Instagram.

– Após mudar sua conta pessoal para conta profissional você poderá solicitar o selo de conta verificada na aba configurações>conta>solicitar verificação.

– Na aba da solicitação você deve informar mais algumas informações como nome completo, categoria para sua conta e enviar um documento de identificação.

O Instagram fará a análise das informações em um prazo de até 30 dias e é muito importante também que a conta esteja de acordo com os termos de uso da plataforma. Após esse período, se a solicitação for aprovada, o Instagram disponibilizará no perfil a funcionalidade de poder inserir link nos stories.

Ações para conseguir mais de 10 mil seguidores

Fazendo boas estratégias de marketing digital é possível conseguir mais de 10 mil seguidores no Instagram a curto, médio ou a longo prazo. Uma delas e, talvez a mais relevante de todas, é a produção de conteúdo na plataforma, e para isso é preciso fazer um bom planejamento de conteúdo para fazer postagens regularmente.

Além disso você deve estudar também o seu público-alvo, saber que tipos de conteúdo engajam e atraem. Postar imagens e vídeos bem elaborados, é o foco da rede social. Buscar a interação e o interesse da audiência, com perguntas e enquetes, legendas otimizadas, uso de hashtags que tenham haver com seu negócio, além de anúncios na plataforma, entre outras ações, vão ajudar a aumentar gradativamente o número de seguidores.

Por que utilizar o link no Stories do Instagram

O link no Stories do Instagram traz uma nova possibilidade para o seu público de fazer uma ação específica que você propõe a ele, seja acessar seu site, página de vendas ou seu blog. No stories do Instagram, o objetivo é convencer o usuário que está visualizando seu stories a arrastar o dedo para cima, com um link adicionado, que automaticamente fará ele acessar um link externo e sair do Instagram para visitar essa outra página.

Outra maneira de inserir link nos stories, é de forma paga, desta forma você não precisa necessariamente ter uma conta verificada ou um perfil com mais de 10 mil seguidores. Você pode fazer anúncios com stories patrocinados através do Gerenciador de Anúncios do Facebook Ads, com sua conta do Instagram vinculada como já explicamos lá em cima.

Como funciona na prática? O usuário pode estar navegando pelos stories de quem ele segue e ser impactado por um stories denominado como patrocinado. Nele, terá um CTA e ao arrastar para cima, ele será direcionado para a página onde a empresa deseja que você execute uma ação.

Use em sua estratégia de marketing digital

Sempre que for fazer o seu planejamento de mídias sociais analise todas as possibilidades de atrair o seu público e entregar o que ele deseja, e com o Instagram não é diferente. Sempre pense nos seus conteúdos tanto para o feed como para os stories.

O stories tornou-se uma ferramenta fundamental em uma estratégia de marketing digital, pois possui um rápido alcance para seguidores que acompanham uma marca, sendo uma ótima forma de promover conteúdos, ainda mais com o recurso de adicionar link. Fazer com que os usuários se sintam motivados a completarem a ação mais naturalmente levando-os a acessar o link desejado é o objetivo principal desta funcionalidade.

Outras possibilidades

Além do recurso do link nos stories, o Instagram também possibilita em seus stories ferramentas que os próprios usuários utilizam para se entreterem e que servem também para as marcas se aproximarem do seu público.

Algumas dessas ferramentas, dentro dos stories são: inserir textos, figurinhas, filtros, possibilidade de fazer enquetes, vídeos ao vivo, inserir hashtags, inserir a localização atual, marcar usuários e os mesmos poderem ‘repostar’ (termo que significa alguém postar o mesmo stories de quando é marcado o nome do perfil) o stories que alguém marca o perfil, entre outros.

Agora que você já sabe como colocar link nos stories do Instagram e como é poderosa essa ferramenta e como pode utilizá-la em sua estratégia de marketing digital, vamos por a mão na massa? Se precisar de alguma ajuda fale com a gente!


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