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Como melhorar o alinhamento das estratégias de marketing online e offline?

1 dezembro, 2017

Vivemos em um momento em que as mídias digitais são preferência de muitos usuários, além de uma excelente oportunidade para as marcas realizarem estratégias de publicidade e de relações públicas. Ao mesmo tempo, as mídias tradicionais como as emissoras de rádio, de televisão e os jornais impressos ainda têm muita força, principalmente, entre alguns públicos específicos.

Dentro desse contexto, o profissional de marketing contemporâneo pergunta-se: como melhorar o alinhamento das estratégias de marketing online e offline? É sobre isso que falaremos no post de hoje. Vem com a gente e entenda como é possível trabalhar de forma integrada com todos os tipos de mídia.

Trace estratégias transmidiáticas

Desenvolvido por Henry Jenkins no livro “Cultura da convergência“, o termo transmídia dá nome aos conteúdos feitos de maneira separada para cada mídia, mas se complementam um ao outro.

Um dos exemplos disso são as ações de merchandising na televisão, que podem divulgar uma hashtag para que os usuários impulsionem ou obtenham mais informações sobre a marca em redes sociais como o Facebook ou o Instagram.

Outro modo muito usado para integrar mídias é a realidade aumentada, como por exemplo, o QR Code. Assim, em um folder, flyer ou informativo impresso, coloca-se estrategicamente um pequeno código de barras que, quando lido por um smartphone, direciona o leitor para um conteúdo digital como um vídeo no canal da marca no Youtube, uma página nas redes sociais, uma landing page, um site, etc.

Adapte a linguagem de cada tipo de mídia

Um ponto muito importante a ser desenvolvido nas mensagens criadas nos meios de comunicação online e offline é a linguagem. É preciso entender que as narrativas têm objetivos e públicos diferentes em cada tipo de mídia, o que pede uma atenção especial no momento de redigir textos.

Nas redes sociais, pode ser utilizada uma linguagem mais leve, divertida e pouco formal com gírias do momento e memes, se a sua marca permitir. Já nas mídias tradicionais, esse tipo de linguagem é menos comum, sendo recomendado um discurso mais sério, porém prático e de fácil entendimento.

Apesar disso, respeitando os padrões de cada tipo de mídia, deve-se prezar uma linguagem de acordo com os preceitos básicos da cultura organizacional, detendo-se sempre na postura e nos valores definidos no planejamento estratégico da empresa.

Entenda onde o seu público está

É bastante comum que as marcas tenham públicos distintos que podem ir desde jovens super conectados à internet, até pessoas mais conservadoras que utilizam as mídias digitais de maneira mais simples. Por isso, no decorrer das estratégias, recomenda-se que as mídias mais acessadas por suas personas sempre sejam monitoradas.

Para realizar esse tipo de ação, uma ideia interessante é apostar nas pesquisas de pós-venda. Sendo assim, quando o cliente finalizar uma compra, pede-se o preenchimento de uma breve pesquisa, buscando saber por meio de que canal ele tomou conhecimento da marca.

Alinhar estratégias de marketing online e offline é bastante importante para atingir todos os públicos e personas que a empresa deseja. Tudo isso requer planejamento e nós da VX Comunicação podemos ajudá-lo nesse sentido, entregando solicitações de comunicação para a sua empresa.

Entre em contato conosco e saiba mais!

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