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Papelaria para a empresa: fique de olho e fortaleça sua marca!

31 janeiro, 2019

Você já reparou o quanto somos seduzidos e acabamos por presumir, como clientes, sobre a qualidade positiva de uma marca ao receber um belo cartão de visitas? Além disso, tendemos a achar que ela é mais profissional, concorda? Outras peças que compõem a chamada papelaria para empresa e são orientadas pelo manual de marca também possibilitam formas criativas de divulgar o negócio.

E o melhor é que, ao contrário do que ocorre atualmente com peças digitais, utilizar materiais físicos permite aguçar todos os sentidos dos seus clientes. Assim, a experiência se torna diferenciada.

De modo resumido, podemos dizer que a importância da papelaria está na atratividade e na consolidação da identidade visual de uma empresa. O negócio que alcança isso consegue reduzir custos com marketing e tornar-se mais conhecido pelas pessoas. Basicamente, o sonho de todo gestor de marketing.

Quer saber mais sobre a importância da papelaria para empresa? Então, não saia desta página e confira o que preparamos a seguir!

Quais itens costumam compor a papelaria para empresa?

A composição da papelaria da empresa é limitada somente pela criatividade da equipe de marketing, ou seja, dá para incluir muita coisa nela. No entanto, para ilustrar melhor sobre suas possibilidades, a seguir listamos algumas das peças mais comuns que a integram.

Cartões de visitas

Já falamos sobre esse tipo de material, mas não custa reforçar sua importância. Afinal, receber um cartão com design sofisticado, em letras elegantes que mais parecem desenhadas, melhora muito nossa impressão sobre os profissionais de uma empresa e sobre ela mesma.

Banners

De diversos formatos e tamanhos, essas peças têm o poder de atrair a atenção de pessoas a distância. Também podem ser projetados para contribuir com a decoração de uma festa, uma confraternização, uma palestra etc. Além de divulgarem o negócio, conseguem embelezá-lo.

Papel timbrado

Esse pode agradar os formais. Afinal, receber um documento com a logo da empresa agrega seriedade a um negócio, especialmente um contrato. Os mais informais também podem timbrar seus documentos com logos e designs divertidos, tornando-os alegres e agradáveis.

Envelope personalizado

O envelope em que o documento é colocado deve ter o mesmo nível de atenção em seu design que o dado ao próprio documento. Isso porque ele é capaz de gerar maior atratividade para quem o recebe. Se for bonito, dá até para guardá-lo para usar depois.

Folhetos e flyers

Esses itens podem despertar a atenção de consumidores para ofertas, promoções ou eventos importantes. Também não precisam de conexão com a internet para serem consultados. Basta uma olhada e pronto: pode-se convencer uma pessoa a entrar em uma loja ou ligar para sua equipe.

Catálogos

Em meio a uma profusão de cores, esses nos apresentam todos os produtos ou serviços de uma organização. Algumas empresas, como as de beleza e perfumaria, até adicionam odores agradáveis nas imagens. Dessa forma, possibilitam aos clientes terem uma amostra do que vendem.

Há ainda os kits montados e distribuídos dentro da estratégia de gifting — afinal, quem não gosta de ganhar brindes e mimos personalizados? Fato é que, com essas peças, é possível construir uma percepção corporativa positiva sobre o seu negócio, de modo a fortalecer sua gestão de marca. Contudo, cabe destacar outro material essencial para a qualidade da papelaria de qualquer organização: o manual de marca.

 

O que é o manual de marca?

É o documento em que são colocadas recomendações, normas técnicas e condições para o uso da marca do negócio. Ele facilita a memorização do que pode ou não ser feito com a identidade visual da organização, de modo a fortalecê-la ou preservá-la de ações que podem danificá-la. Também orienta o desenvolvimento de materiais de marketing, como os de papelaria para empresa. Entre outros aspectos, ele aponta:

  • tamanhos e proporções da logo;

  • tipo de fonte a ser usada;

  • posicionamento dos elementos gráficos que compõem a marca;

  • paleta de cores do logotipo.

Dessa forma, o manual contribui para que a mensagem da empresa chegue da maneira como ela quer ao público. Portanto, esse material é fundamental para a reputação da imagem do negócio. Sem ele, há grandes chances de a marca ser mal aplicada, o que pode gerar péssima impressão para os clientes e para o próprio mercado no qual está inserida.

Já imaginou imprimir milhares de folhetos com a logo da empresa invertida ou com tinta e resolução de baixa qualidade? Provavelmente, em vez de profissionalismo, o público achará seu negócio amador e até “pão-duro”, já que parece ter economizado na qualidade da tinta usada.

Viu só? É essencial montar um manual de marca e, mais importante ainda, cuidar para que ele seja seguido à risca. Dessa forma, você evita que façam “qualquer coisa” com um dos bens intangíveis mais valiosos do seu negócio.

Por que a identidade visual corporativa é tão importante?

A identidade visual corporativa contribui para o desenvolvimento da marca. Só isso já basta para demonstrar sua importância. Mas vamos além, pois ela também fortalece o branding do negócio. Quer saber como isso ocorre? Adiante, destacamos bons motivos.

Define objetivos, missão e diferenciais da empresa

A identidade visual da empresa é capaz de apontar missão, objetivos e diferencias de um negócio. Quer um exemplo? Veja a logo da Amazon. Nela, há uma seta que sai do “A” e vai ao “Z”, indicando um de seus propósitos, que é ter de tudo no varejo. Basicamente, de “A a Z” em termos de produtos. Genial, não é? Afinal, indica uma missão, um objetivo e ainda um belo diferencial frente à concorrência.

Espelha a cultura organizacional

Outro exemplo para explicar esse benefício: se o seu negócio preza pelo meio ambiente e incentiva medidas sustentáveis, então uma identidade visual com elementos de flora e tons de verde pode tornar mais clara essa cultura ao público — em especial, se esses fatores estiverem presentes em todos os itens de papelaria entregues aos clientes, de modo a reforçar a mensagem.

Eleva o profissionalismo

Uma papelaria com design apurado e atenção aos detalhes transmite uma mensagem de profissionalismo, como no exemplo do cartão de visitas.

Sugere confiabilidade e qualidade

Assim como acontece com você, certamente várias outras pessoas também pensam que se a empresa se preocupa até mesmo com itens simples de papelaria, então ela tem grandes chances de fornecer um produto ou serviço muito eficiente.

Atrai mais clientes

Beleza atrai e encanta. Portanto, contar com uma identidade visual elegante, replicada nos materiais de marketing (dentre eles, os de papelaria), é essencial para captar mais consumidores.

Investir no manual de marca, na construção de uma identidade visual corporativa positiva e em papelaria para empresa é essencial para qualquer negócio que queira construir uma reputação de prestígio. E você, deseja isso? Se sim, está na hora de avaliar e trabalhar com mais atenção esses elementos.

Já que falamos de identidade visual, veja também esta lista de erros que você não deve cometer para não prejudicá-la!

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