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Como o copywriting é capaz de potencializar suas estratégias?

29 abril, 2020

Você já ouviu falar em copywriting? Essa ferramenta é capaz de fazer com que as suas estratégias sejam potencializadas. 

Assim, o conteúdo que você disponibiliza para o seu público pode impactar diretamente nas suas vendas e até mesmo na fidelização dos seus consumidores, basta saber utilizar da forma certa!

Utilizando as palavras de forma estratégica, você será capaz de encantar seu leitor, e dessa forma, conseguirá fazer com que o seu número de conversões aumente, assim como a sua receita!

Se você ficou interessado nesse assunto, aproveite este post e comece a utilizar essa técnica.

O que é copywriting?

Para podermos continuar, antes de mais nada, é preciso entender o que é esse tal de copywriting, certo? Então, vamos lá.

Pode-se definir essa técnica como a produção estratégica de conteúdo cujo objetivo é gerar conversão.  

É claro que esta metodologia tem como finalidade a geração de vendas, mas para que isso ocorra é necessário que o prospect percorra um caminho, que chamamos de jornada. Por isso, durante essa jornada, ele é convidado a tomar determinadas atitudes ou ações. Estes convites são chamados de call to action, e podem ser para fazer o download de um material, assinar a newsletter, ou até mesmo encaminhar para a leitura de outro artigo no seu blog, por exemplo.

O caminho que o lead deve percorrer entre o entendimento do problema dele e a sua solução deve ser desenhado por você. Essa jornada vai depender única e exclusivamente da abordagem escolhida. 

Assim, o copywriting vai te ajudar a cativar a atenção do seu possível cliente, auxiliando o entendimento sobre o seu produto ou serviço e o motivo pelo qual o que você está oferecendo é a melhor escolha. 

Mas então qual é a diferença entre copywriting e marketing de conteúdo?

Agora que você sabe o que é copywriting, é mais fácil entender a diferença deste para o marketing de conteúdo. Este último, por sua vez, traz conteúdos de qualidade que atraiam o interesse do público que você está procurando. Assim, é possível gerar mais credibilidade para a marca, por exemplo. 

Ou seja, enquanto o marketing de conteúdo tem como principal foco atrair prospects através de conteúdos de qualidade, o copywriting tem o objetivo de fazer com que essa estratégia seja eficaz para gerar vendas, uma vez que são suas estratégias que levarão o leitor a tomar uma atitude positiva em relação a compra, utilizando o call to action adequado para que o possível cliente faça a sua jornada adequadamente. 

Copywriting com foco em conversão

Como vimos, o copywriting é um grande aliado para que os objetivos de conversão possam ser alcançados. 

Você já sabe que disponibilizar conteúdos de qualidade, otimizados para SEO, é nada mais que o básico que a sua empresa pode oferecer hoje, certo?

Então, por que a estratégia de marketing de conteúdo funciona? Ela é tão eficaz quanto o copywriting aplicado nela! Ou seja, não basta só levar conteúdo de qualidade, mas é necessário que o mesmo consiga convencer o leitor a realizar a jornada que você precisa que ele faça, na qual ele começa sendo um lead e no fim se transforma em cliente. 

É exatamente por isso que construir uma boa estratégia de copywriting, sabendo utilizar as palavras e os CTAS, se torna tão importante.

Copywriting para conversão passo a passo

Principais características do copywriting

Então, chegou o grande momento de entender como o copywriting pode te ajudar a aumentar a conversão. 

Antes de mais nada, você deve saber que todo conteúdo produzido tem um objetivo. Não é só produzir um conteúdo e torná-lo disponível. 

Assim, cada conteúdo traz consigo uma finalidade, que pode ser aumentar o tráfego para o seu site, fazer a sua base de leads crescer ou aumentar as vendas de um produto, por exemplo. 

Assim, é preciso aplicar as técnicas certas e todo copywriting voltado para conversão conta com seis características: 

  • Urgência: é necessário que este material leve a pessoa a querer algo sobre ele naquela hora, seja qual for o objetivo do texto.
  • Conexão: o conteúdo oferecido deve gerar conexão com o leitor.
  • Especificidade: o material deve ser específico.
  • Transformação: o conteúdo traz transformação para quem lê, oferece um diferencial.
  • Exclusividade: o que é oferecido é exclusivo da sua marca, nenhum outro lugar pode oferecer a mesma coisa, desta forma, o seu é o melhor e único. 
  • Chamada para ação: ou call to action (CTA), a peça sempre traz consigo uma ação que o lead deve realizar, desde a assinatura de uma news até mesmo efetuar uma compra. 

Copywriting em ação

Para que possa contemplar suas características, o copywriting conta com alguns elementos que ajudam a montar uma estratégia eficaz. Vamos conhecê-los abaixo:

Pesquisa

Para ser referência em um assunto, é necessário um trabalho árduo, certo? E ele requer muita pesquisa, afinal de contas, se tornar autoridade em um assunto requer saber muito sobre ele, além de disponibilizar essas informações. 

Objetivo

Você já viu que todo e qualquer material disponibilizado que esteja num planejamento de copywriting sempre tem um objetivo, certo? 

É preciso desenhar uma jornada bem definida para o seu lead. E para isso, é preciso definir a finalidade de cada texto que norteará esse caminho. Assim, tudo deve ser pensado de acordo com o seu funil de vendas. 

Urgência

Provocar urgência no leitor é um ponto primordial do copywriting, pois é através dela que você consegue aguçar a curiosidade dele, fazendo com que ele siga seus CTAs. 

O caminho da conversão

Se você chegou até aqui, então é hora de conhecer algumas técnicas de copywriting que podem te ajudar na hora de montar a sua estratégia. 

Falar a verdade

Pode parecer clichê, né? Porém, falar a verdade é uma das melhores armas que você pode ter. Afinal, em tempos de redes sociais, o acesso a qualquer tipo de informação é muito fácil e mentira tem a perna cada vez mais curta. 

Então, certifique-se de que os pilares do seu discurso são efetivamente verdadeiros, ok? Até porque é assim que você vai conseguir construir uma boa reputação. 

Cuidado com os trocadilhos

Uma técnica importante é a utilização de trocadilhos, porém eles devem ser bem usados. Se você sem querer brincar com as palavras da forma errada pode acabar comprometendo todo o negócio. 

Então, além de tudo, também aprenda a ser sutil.

Clareza e objetividade

Duas palavras que determinam até mesmo a nota do ENEM ou do vestibular em redações, não é mesmo? E não é à toa. 

Seja objetivo e claro. Caso o leitor acredite que seu conteúdo não tem foco ou não é claro, ele tem um monte de opções na internet para continuar sua pesquisa, então ele simplesmente irá embora.

Pesquise, pesquise e pesquise mais um pouco

É importante que o seu leitor entenda que você sabe do que você está falando, caso contrário, ele irá procurar outra pessoa que realmente seja autoridade no assunto. 

Então, antes de escrever, pesquise muito, procure várias referências e tenha certeza que você não está falando nenhuma besteira sobre o tema escolhido, ok?

Converse com seu leitor

Trazer seu lead para perto de você também é uma opção muito utilizada, especialmente se você utilizar perguntas ao longo do conteúdo. Mas lembre-se de uma coisa: estruture essas perguntas de modo que as suas respostas sejam afirmativas. Dessa forma, ao fazer com que o leitor concorde com o que foi dito, você consegue reforçar a verdade do seu texto. 

Use o storytelling

O storytelling é uma técnica que usa a contação de histórias para transmitir uma ideia. Assim seu texto pode ganhar exemplos, ficar mais fidedigno e até mesmo mais atraente. 

Aproveite os gatilhos mentais

Os gatilhos mentais orientam o nosso cérebro para que tomemos algum tipo de ação, assim, eles podem ser um grande aliado para quem utiliza o copywriting. Alguns desses gatilhos são: reciprocidade, aprovação social, afeição, autoridade, compromisso, coerência, e escassez.

Utilize dados e números

Contra fatos não há argumentos, não é mesmo? Então, para provar seu ponto de vista, utilize números e especialmente dados de especialistas renomados e que tenham autoridade sobre o assunto que você está falando. 

A jornada apenas começou

Agora que você já sabe como colocar o copywriting em prática, a sua jornada apenas começou, pois, como vimos é preciso muita pesquisa e esforço para que esta técnica dê certo, não é mesmo?

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