Brand Experience: o que é, exemplos e como aplicar
1 dezembro, 2023Há diversas estratégias de marketing utilizadas para reter clientes e chamar a atenção de consumidores em potencial.
Uma delas, extremamente poderosa, é capaz de fazer tudo isso e ainda revolucionar o relacionamento com as pessoas: trata-se da Brand Experience.
Se você quer saber mais sobre esse tema, seu conceito, exemplos e aplicações, confira o artigo completo que a gente preparou!
O que é Brand Experience?
Brand Experience, ou experiência de marca, é uma estratégia imprescindível para fortalecer a interação com os consumidores através de táticas que aguçam os sentidos e provocam sensações e sentimentos únicos.
Mais do que nunca, suas ações vêm sendo retomadas, reacendendo uma tendência que esteve em queda entre 2020 e 2021.
Após os anos de isolamento por conta da pandemia, profissionais e empresas de experiência de marca provam que o mercado está aquecido novamente.
O Anuário Brasileiro de Live Marketing aponta um crescimento de 60% no primeiro trimestre de 2022 em comparação a todo o período dos dois anos anteriores. Dados como esse mostram que quem busca o sucesso precisa ficar de olho nisso.
Benefícios da experiência de marca
Essa é uma ferramenta que, se trabalhada da maneira correta, é capaz de trazer muitos resultados. Dentre eles, destacamos:
- Fidelização de usuários
- Satisfação dos consumidores
- Fortalecimento da imagem e posicionamento da marca
- Obtenção de novos leads
- Reforço nas vendas
- Lembrança como referência no mercado
Como implementar a Brand Experience
As sensações que o cliente experimenta ao se envolver com uma marca não estão limitadas ao meio, seja on-line, seja off-ine; muito menos ao ambiente, que pode ser uma loja, uma ação de rua, um show…
As possibilidades são inúmeras e várias delas devem ser consideradas.
De antemão, aqui vai uma dica: não se preocupe em criar uma experiência gigantesca e queimar os recursos de uma só vez.
A consistência pode ser o melhor caminho!
Provoque os sentidos
Como você viu lá no início, esse é um dos pilares para criar uma boa memória e ser lembrado sempre.
Cheiros, texturas, sons, imagens, a disposição dos produtos e como são mostrados, a organização da loja e muitas outras opções podem ser aplicadas.
Considere os eventos
Shows de música, peças teatrais, exposições de arte e afins costumam ter longa duração e podem ser um momento de contato duradouro.
Caso não seja possível criar o seu próprio evento, insira a sua marca e gere experiências em eventos que já existam e que façam sentido para o seu negócio.
Fique atento e tire proveito do que está rolando
As famosas trends podem ser aproveitadas como uma forma de se inserir no dia a dia do usuário, e de forma mais natural.
Isso não se resume às dancinhas do TikTok ou a criar postagens com um filtro do momento.
Fique atento ao que o seu cliente assiste atualmente, que moda está aderindo, que banda ou artista de infância dele está de volta ao cenário, como está a relação dele com o trabalho e a muitas outras situações que merecem atenção.
Abuse da criatividade
Não copie o que o seu concorrente está fazendo ou aposte nas experiências mais conhecidas. Esteja sempre disposto a criar momentos ímpares e que se destaquem.
Hoje já encontramos marcas que não esperam os clientes irem até as suas lojas; elas enviam os seus produtos para que os consumidores experimentem em casa e, caso queiram, efetuem a compra no conforto do lar. O Fashion Delivery é um pequeno exemplo de como tornar a experiência do cliente melhor e inovadora.
Exemplos na prática
Agora você vai ver algumas ativações recentes para se inspirar, reinventar e aplicar!
L’Oréal Paris e o combate ao assédio
A marca francesa esteve no Rock The Mountain, que aconteceu no início de novembro na cidade de Petrópolis (RJ).
O evento foi protagonizado por grandes estrelas da música feminina, como Maria Bethânia, Pitty e Daniela Mercury.
Sabendo da conexão do seu público com o festival, a L’Oréal Paris dedicou um espaço para tratar de assédio e importunação sexual, oferecendo, inclusive, um treinamento para identificar situações de perigo.
As pessoas presentes no festival também tiveram a oportunidade de se manifestar através de textos, relatos e mensagens de encorajamento.
Singleton e uma experiência exclusiva
Ainda no Rock The Mountain, a marca de uísque montou o Jardim Secreto, um bar que ofereceu um momento exclusivo para os participantes. Um dos destaques foi o cardápio montado com drinks elaborados a partir do produto.
Personalização de compra dos tênis Redley
O Rock The Mountain teve outra ativação bem interessante. Dessa vez, da Redley, que apresentou uma loja pop-up com alguns de seus produtos à venda.
O que tornou esse momento exclusivo – e, com certeza, memorável – para o seu público foi a possibilidade de comprar e personalizar os tênis com estilos criados por artistas convocados pela marca.
Tendências para ficar de olho em 2024
Se você quiser alcançar o sucesso nas interações com o seu público, tenha em mente algumas áreas de interesse. Confira:
● Rotinas híbridas no trabalho
Muitas empresas estão apostando no retorno ao presencial, mas sem descartar totalmente o home office.
O modelo híbrido vem sendo o ponto de equilíbrio para muitas organizações e profissionais que, mesmo não trabalhando na mesma cidade do escritório, possuem viabilidade de deslocamento.
Também há aquelas organizações que identificaram que o remoto total pode funcionar para a maioria dos integrantes do time.
Essas situações abrem margem para a atuação de marcas do setor hoteleiro, que devem estar atentas àqueles que viajam em dias específicos para trabalhar alocados, mas também àqueles que trabalham de maneira remota, que exploram a famosa independência geográfica e precisam de espaços propícios ao trabalho.
● Acessibilidade on e off
De acordo com a ONU, mais de 1 bilhão de pessoas convivem com deficiência intelectual ou física.
Aqui no Brasil, segundo o IBGE e MDHC, a população com deficiência é estimada em 18,6 milhões de pessoas.
Rampas, estacionamentos próprios, portas largas, por exemplo, já são uma necessidade antiga, mas agora precisamos incluir, também, mais legendas, intérpretes e linguagem de sinais no ambiente digital.
● Inteligência Artificial
Esse foi o ano do ChatGTP, Bard, Midjourney e outras IAs. O campo de aprendizado é imenso e, obviamente, as funcionalidades dessas tecnologias são grandes.
Elas prometem causar um impacto positivo nas corporações, desde a produção até o contato com o consumidor.
Por isso, as inteligências artificiais devem ser vistas como aliadas no plano de Brand Experience.
E não acaba por aí! Ainda podemos identificar outras duas tendências importantes: sustentabilidade e utilização de ferramentas de imersão, como Realidade Virtual e Realidade Aumentada.
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