ASO: Técnicas de App Store Optimization para o seu aplicativo
3 setembro, 2020Você sabia que o mobile já é a principal fonte de conexão de 60% da população brasileira à internet? Isso quer dizer que ser mobile friendly deixa de ser um diferencial e passa a ser essencial para todas as empresas que querem garantir sua presença na internet.
Pensando em aproximar ainda mais esses usuários, várias empresas estão investindo em produzir seus próprios aplicativos e garantir um relacionamento melhor com o público.
Com essa prática se tornando cada vez mais frequente e o cenário de aplicativos tornando-se competitivo, como se destacar entre os concorrentes?
O primeiro passo é fazendo uso de ASO! Mas o que é isso e como funciona? Se você quer saber mais para colocar seu aplicativo na frente, a gente explica tudo nesse post!
O que é App Store Optimization?
App Store Optimization, também conhecida como ASO, significa otimização para lojas de aplicativos. Assim, a ASO é, basicamente, um conjunto de técnicas que ajudam a melhorar a colocação de um aplicativo dentro da loja de apps.
Se você acha que há uma relação entre ASO e SEO, acertou! A diferença é que, enquanto o SEO está preocupado em ranquear sites e artigos dentro dos mecanismos de busca, o ASO é especificamente para melhorar o ranqueamento em lojas de aplicativos.
As empresas que já contam com seus próprios aplicativos aplicam essas técnicas para garantir mais visibilidade para os usuários das lojas de app, conseguindo destaque frente a seus concorrentes.
A aplicação do ASO significa que o aplicativo aparecerá de forma orgânica nas buscas dos usuários, reduzindo a necessidade de investimentos em propagandas.
Qual a sua importância?
Os aplicativos que investem em técnicas de ASO se deparam com diversas vantagens. Uma delas é a boa colocação dentro das lojas de aplicativo, que garante que eles sejam mais percebidos pelos usuários.
Outro ponto que torna a ASO fundamental para quem disponibiliza aplicativos é a taxa de download. Pesquisas mostraram que, no Android, 75% dos downloads de aplicativos vieram de buscas. Isto é, investir nas técnicas de otimização pode melhorar muito a taxa de downloads do seu aplicativo e reduzir a necessidade de publicidade paga.
Por último, é importante ressaltar que os downloads feitos via busca orgânica indicam que há um interesse real do usuário em possuir o aplicativo. Sendo assim, a taxa de fidelidade ao seu app pode aumentar muito, garantindo a redução de desinstalações do aplicativo.
8 dicas de ASO
Agora que você já entendeu a importância de investir em ASO, provavelmente quer entender como colocar essas técnicas em prática e se assegurar que seu aplicativo vai estar entre as melhores posições nas app stores.
Confira as 8 dicas de ASO que separamos e aplique hoje mesmo no seu app!
A escolha do nome
A escolha do nome do aplicativo é um dos primeiros pontos a serem muito bem pensados pelos criadores do app.
Pense bem: na hora de fazer a busca por um aplicativo específico nas lojas de app, não é muito mais fácil buscá-lo pelo nome? Se o nome for muito complicado ou difícil de lembrar, isso vai dificultar a busca do usuário.
Além disso, na hora de recomendar o app a outras pessoas, é muito mais fácil para o usuário fazer essa recomendação se o nome for simples, certo?
Por isso, pense sempre várias vezes antes de nomear seu aplicativo e escolha aquele que for mais simples, objetivo e compatível com a função do app.
Logo
Caprichar no desenvolvimento do seu logotipo é tão importante quanto escolher um bom nome. Isso porque, muitas vezes, outros desenvolvedores podem optar por nomes bastante parecidos com o seu ao desenvolver apps para o mesmo nicho.
Já imaginou que isso pode causar confusão para o usuário, não é? A melhor forma de continuar sendo um destaque e mostrando seu diferencial é investindo num bom logotipo.
Muitas vezes as pessoas se esquecem como, exatamente, é o nome do seu aplicativo e se utilizar deste recurso visual ajuda para que elas saibam diferenciar um app dos outros.
Descrição com uso da palavra-chave
Assim como o SEO, o ASO também exige que você dê bastante atenção ao uso de palavras-chave relacionadas ao seu aplicativo.
Isso significa empregá-la bem na descrição das lojas de aplicativo e até pensar em uma maneira de utilizar ela ou algum sinônimo no título do seu app.
Lembre-se de que adicionar a palavra-chave de forma forçada também pode ser prejudicial para o seu app. Ela deve ser colocada de forma natural nas descrições das lojas de aplicativo, que devem explicar claramente para que serve o seu app e como ele funciona.
A Google Play Store e App Store, respectivamente as lojas de app do Android e da Apple, são as principais lojas de aplicativos hoje em dia e é importante observar as características particulares de cada uma, como número de caracteres na descrição do seu app.
Escolha da categoria
Já imaginou investir para que seu aplicativo seja um dos melhores dentre os concorrentes e acabar colocando ele na categoria errada? Isso pode fazer seu app perder downloads e prejudicar seu negócio.
Por isso, faça uma boa análise de como os concorrentes se categorizam e entenda qual a melhor para você.
Observe como o usuário faz suas buscas e que tipo de soluções ele procura em uma ou outra categoria e posicione seu app naquela que mais se encaixa nos objetivos dele.
Use as capturas de tela
Você já deve saber que é muito frustrante abrir a página de um aplicativo nas lojas de app e não conseguir ter a menor ideia de como funciona a interface dele e quais são suas funções.
Por isso, usar as capturas de tela do seu app ajudam o usuário a entender ainda mais se aquele aplicativo atende ou não às expectativas dele e ainda pode elevar o número de downloads.
Vídeos curtos, capturados diretamente da tela do seu celular, também ajudam muito o usuário que quer entender melhor como tudo funciona antes de finalmente fazer o download.
Divulgação para aumentar o número de downloads
Apesar das técnicas de ASO ajudarem muito o seu app a ter uma maior relevância orgânica dentro das lojas de aplicativo, é muito importante que você também utilize outras divulgações fora delas para atrair ainda mais usuários.
O marketing nas redes sociais, por exemplo, é uma das melhores formas de fazer isso. Crie anúncios atraentes e faça segmentações que atinjam em cheio o público pretendido pelo seu aplicativo.
Você também pode aproveitar o marketing de conteúdo para gerar conteúdo relacionado ao seu aplicativo em um blog e levar ainda mais usuários a baixarem o app. Faça conteúdos relacionados ao nicho e aos problemas enfrentados por quem faz o download do app em busca de uma solução.
Incentive a classificação do app
É bastante comum usar um aplicativo e, em algum momento, surgir um pequeno pop-up perguntando “Você está gostando do aplicativo? Dê sua nota!”. Esta é a forma que os aplicativos encontram para obter mais classificações no app e um feedback dos usuários.
Afinal de contas, um aplicativo que está bem classificado tem muito mais chances de conseguir ainda mais downloads, não é? Além disso, as opiniões dos usuários podem ajudar você a fazer melhorias no app para garantir que a experiência deles seja cada vez melhor.
Sempre promover atualizações
Realize sempre manutenções no seu app e faça atualizações com frequência! As lojas de aplicativos tendem a ranquear melhor aplicativos que são constantemente atualizados, uma vez que entendem que há preocupação dos desenvolvedores em otimizar o aplicativo em prol da experiência dos usuários.
Os usuários também veem com bons olhos as atualizações de apps que corrigem bugs e acompanham a evolução dos sistemas operacionais.
Lembre-se de aproveitar as avaliações dos usuários como feedback para entender o que pode ser melhorado e reúna tudo na próxima versão do seu aplicativo!
Se o principal produto do seu negócio é um aplicativo, investir nas técnicas de ASO se torna fundamental para o sucesso dele nas lojas de app. Com essas dicas, já dá para começar a colocar várias dessas otimizações na prática e colher bons frutos.
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