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A hora do marketing promocional digital: por que investir? Entenda!

28 fevereiro, 2019

O marketing promocional digital é uma das estratégias mais eficientes na hora de divulgar uma marca, um produto ou um serviço. Mas você sabe de que forma ele pode ser aplicado na sua empresa? Se não, chegou ao post certo!

Contudo, antes de apresentarmos uma lista com suas principais ações e características, é importante deixar claro que essa estratégia busca promover o que o negócio comercializa de maneira dinâmica. Para isso, vale-se de descontos, ofertas, promoções, entre outras ações. 

No meio virtual, o marketing promocional é feito por um contato mais direto com o público, a fim de ampliar o engajamento e otimizar as vendas. Os pontos positivos não param por aí, pois ele ainda tem um custo reduzido. Logo, é necessário menos grana em divulgação para vender seus produtos ou serviços.

Agora que você já sabe disso, chegou o ponto principal deste texto: a lista com os tipos e itens usados em marketing promocional digital. Não vai deixar de ler, ok?

Banners interativos

Utilizar banners interativos em sites, blogs, portais etc. é uma forma criativa de divulgar sua empresa ou seus produtos, serviços, atividades, entre outros. Isso porque são capazes de chamar mais a atenção dos internautas, graças às imagens que se movem e aos mecanismos que permitem o usuário interagir.

Por exemplo, quando convidam a pessoa para um jogo no próprio banner, ou ao passar o mouse por cima, eles se abrem e revelam mensagens, conceitos ou ideias. Dá, ainda, para solicitar uma informação, como de contato, para revelar algum prêmio ao cliente. O importante é surpreender quem for interagir com ele, ou seja, seu lead.

Hotsites

Um hotsite é excelente para ações direcionadas, isto é, para uma promoção, um lançamento de produto, um evento que será realizado pela empresa etc. A grande vantagem é que você não precisa adaptar todo o seu site para isso, bastando montar algumas páginas, até mesmo, com domínio próprio. Isso abre possibilidade para soltar a criatividade no layout e fazer testes A/B, a fim de colher melhores resultados.

E-mails promocionais

O e-mail marketing é um dos canais mais utilizados para essa estratégia. A grande sacada é que, com uma mensagem clara e bem-feita, dá para alcançar o lead em momentos nos quais ele costuma ficar “desligado” das mídias sociais, por exemplo, em seu local de trabalho.

Se o seu público-alvo for composto pelo segmento empresarial, então, um e-mail promocional enviado para o responsável por adquirir produtos ou serviços fará a diferença. Afinal, de acordo com um estudo da MacKinsey Global Institute, funcionários gastam cerca de 28% de sua rotina semanal gerenciando e-mails.

Disponibilização de material interativo

Quando falamos na distribuição de brindes ou de produtos no ambiente virtual, pode parecer que as opções são limitadas. No entanto, tem crescido a quantidade de itens que dá para oferecer aos clientes que realizarem alguma ação no site da empresa, como uma compra, um cadastro, uma assinatura de newsletter etc. Quer dicas? Veja uma lista adiante:

  • e-book — um livro virtual é um excelente item para despertar a curiosidade do cliente sobre um tema relacionado à sua empresa. Também, gera maior credibilidade para o negócio;
  • whitepaper — esse tipo de documento detalha características de um problema, apontando suas causas e soluções. Basicamente, é capaz de “salvar” o internauta se ele estiver buscando pelo tema tratado;
  • webinar — que tal se comunicar, via webconferência, em tempo real, com seu público-alvo? Mais ainda: fazer disso um momento exclusivo, como um prêmio? O webinar dá essa possibilidade, pois pode ser aberto só para quem for convidado ou tiver o link de acesso;
  • videoaulas — um bom curso online pode mudar a percepção do consumidor sobre um assunto, além de agregar maior valor a ele em termos de conhecimento.

Se puder combinar esse tipo de ação promocional com uma estratégia de Marketing de Conteúdo, seus resultados podem ser potencializados. Quer saber o porquê? Simples: essa estratégia gera 3,7 vezes mais leads e atrai 2,6 mais visitas para organizações que o adotam.

Concursos culturais e sorteios

Interação é palavra-chave quando falamos em redes sociais e marketing promocional digital. Isso porque essas mídias permitem a troca de conteúdos entre empresa e cliente, reforçando a relação entre ambos. Para potencializá-la ainda mais e, de quebra, conseguir mais seguidores em seus perfis ou contas, por que não instituir um concurso cultural ou um sorteio?

Isso pode aumentar o engajamento de seus fãs e atrair novos leads para suas contas. Contudo, fique de olho nas regras para realização desses eventos e para distribuição de prêmios, pois, dependendo do tipo, é preciso seguir normas da Caixa Econômica Federal. Também, pode ser necessário solicitar autorização para essa instituição.

Cupons com códigos de descontos

Brasileiros amam cupons e descontos! Tanto que 13,2 milhões usam sites de compras coletivas e cupons de desconto, todo mês, a fim de conseguirem bons preços. Além disso, o mercado de cupons aumenta em torno de 20% ao ano. Por que não aproveitar esse hábito para elevar suas vendas?

Para isso, você pode conceder cupons para clientes que comprarem determinado valor em produtos ou enviar para os mais fiéis, como recompensa pela relação estabelecida com a marca. Cupons ainda podem ser concedidos em conjunto com outras ações promocionais. Por exemplo, ao liberá-los aos participantes de um evento da empresa.

Testes grátis de serviços

Testes gratuitos possibilitam ao cliente antever, ou até sentir, o que a empresa oferece, gerando uma experiência de como seria ter essa solução. Isso serve como um fator a mais para o cliente se decidir pela compra.

Por exemplo, imagine que você tem uma empresa e quer adotar um sistema de gestão de tempo. Ao experimentar as funcionalidades de um programa assim, você perceberá se ele serve para o seu negócio ou não. Em outras palavras, verá se ele é capaz de ajudar sua equipe a vencer a procrastinação, eliminar a má distribuição de tarefas e reduzir atrasos.

Caso ele realmente seja bom, você terá vários motivos para adquiri-lo. O mesmo vale para seu cliente. Se você acredita no potencial do seu produto ou serviço, por que não fornecer uma “pitada” dele para o seu lead experimentar?

O mercado está cada vez mais competitivo e estratégias diferenciadas devem ser consideradas, o que faz do marketing promocional digital uma excelente opção de investimento. Portanto, vale a pena integrá-lo ao seu planejamento empresarial. Nesse caso, lembre-se de buscar uma parceria especializada para que sua aplicação seja feita da melhor forma possível!

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