Retrospectiva VX 2021
30 dezembro, 2021Mais um ano chegando ao fim, com muitos jobs de sucesso que nós, da VX, produzimos! E como é bom relembrar tudo o que passou e ter histórias pra contar, né? Para encerrar este ano “daquele jeito” e na expectativa do novo ano que está por vir, preparamos uma retrospectiva “VXzera” de respeito para você conferir! Vem com a gente ver tudo o que rolou em 2021!
Landing Pages
Uma coisa que somos craques em fazer são as famosas landing pages! E, em 2021, não poderia ser diferente. Não faltaram criatividade e dedicação da nossa equipe de desenvolvimento na hora de criar as melhores LPs para gerar engajamento no nosso público. Dá só uma olhadinha:
Globoplay Internacional – Expansão Europa e Canadá
Além de sermos parceiros de longa data do Globoplay, somos fãs de carteirinha dos conteúdos que produzimos para ele e as landing pages conquistam um lugar especial em nossos corações. Já produzimos muitas LPs, com diferentes objetivos, como assinaturas de pacotes e divulgação de novos conteúdos, entre outros.
Agora, a plataforma expandiu para a Europa e Canadá e, dentro desse conceito de expansão, fizemos uma campanha intitulada “Vem Aí”, para avisar que o Globoplay estava para chegar nesses lugares. Com isso, fizemos uma LP para apresentar o produto para quem já conhece e quem ainda não conhece, aguçando o interesse em assinar o serviço de streaming, captando novos leads. Confira aqui a landing page de expansão do Globoplay.
Globo Internacional
Para este cliente criamos landing pages personalizadas, com o objetivo de ser vitrine dos produtos Globo (novelas, séries etc.) para emissoras e distribuidoras internacionais. As LPs foram customizadas de acordo com os diferentes países como Rússia, França e EUA, ou produtos específicos, conquistando, assim, mercado e reconhecimento nesses lugares.
Algumas dessas LPs:
Globo Internacional | LP Rússia: https://screening.globo.com/russia
Globo Internacional | LP França: https://screening.globo.com/francais-content
Globo Internacional | LP VS: https://screening.globo.com/hidden-truths
Aladdin: lançamento Massima Rolha
A Aladdin possui mais de 80 anos de tradição dedicados a oferecer o melhor em produtos térmicos para seus clientes e, em 2021, a marca lançou a Massima Rolha, uma garrafa térmica de rolha que traz toda versatilidade e praticidade para o dia a dia, com design moderno e cores alinhadas com as últimas tendências.
Desde seu lançamento – no mês de julho – até os dias de hoje, tivemos mais de 3 mil acessos na página! Dá só uma olhadinha aqui, para ver como ficou a LP!
Stanley: Linha Bar
A Linha Bar é o carro chefe da Stanley, por isso, criamos uma página reformulada, organizada e mais dinâmica, com informações objetivas e atualizadas para o público-alvo. Hoje a linha conta com produtos como copo térmico de cerveja com tampa e sem tampa, caneca térmica de cerveja, growler térmico Classic e copo térmico Everyday.
Desde seu primeiro mês de lançamento – em julho – até novembro, a Linha Bar Stanley teve a média de acessos nesta página aumentada em 208,3%! Confira a LP aqui!
Eventos/Campanhas
A VX também acompanha seus clientes em eventos e campanhas realizadas por eles, sejam online ou offline, dando total suporte e atenção desde o planejamento de ações até toda a parte de divulgação! Confira a seguir eventos e campanhas de alguns de nossos clientes dos quais participamos auxiliando em diferentes frentes.
Leite de Magnésia de Phillips & Sérgio Mallandro
Em 2021, o antiácido Leite de Magnésia de Phillips deu um grande passo na divulgação de seu produto, que possui mais de 90 anos de tradição no Brasil. Sendo top of mind do segmento com o slogan “O Original”, desenvolvemos uma parceria com o ator e comediante Sérgio Mallandro para bater de frente com a concorrência.
Dois caminhos criativos foram pensados para a campanha: o primeiro, mais tradicional, teve foco no produto e foi utilizado para sustentação; o segundo serviu para criar um buzz e reforçar a lembrança da marca na mente do público-alvo com a imagem do Sérgio Mallandro – o seu famoso bordão “ié ié” trouxe humor às peças.
A crossmedia da campanha foi marcante, atuando em diferentes meios, on e off, além de ativação em eventos com um stand exclusivo no Rio Gastronomia, no Jockey Club, Rio de Janeiro – sucesso absoluto entre os visitantes que passavam por lá! Confira o vídeo da campanha com o divertido Sérgio Mallandro aqui!
Web & Digital: Bienal do Livro do Rio
A 20ª edição do maior evento literário e de cultura do país ocorreu em dezembro de 2021 e nós, da VX, fizemos todo o acompanhamento do evento no site oficial, nas redes sociais e na cobertura do evento presencial.
Foi um trabalho intenso, que começou em 2020, com a reformulação do site e a criação do hub da Bienal, e se concretizou em 2021, com o acontecimento do evento físico. Um grande desafio, que superou nossas expectativas e foi um enorme sucesso! Saímos bastante satisfeitos, com um sentimento de gratidão por todo o trabalho realizado. A dedicação e o comprometimento da nossa equipe foram fundamentais para que tudo saísse conforme planejado.
Confira o site oficial da Bienal do Livro aqui e acesse conteúdos literários incríveis!
Globoplay nas Olímpiadas e Paralimpíadas
Pela primeira vez, o Globoplay fez a cobertura de um dos maiores eventos mundiais: os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio em 2021. E nós, da VX, tivemos a honra de participar desta cobertura de forma virtual, fazendo live bloggings de diversas modalidades, tabelas de competições e resultados de disputas, entre outros.
Nossa equipe esteve presente e comprometida, torcendo junto com os brasileiros pelos nossos atletas em 30 dias de cobertura, muitas vezes começando às 4h da manhã e indo até 3h da madrugada seguinte.
Alinhamos o conhecimento esportivo às estratégias da brand persona, criando um perfil de torcedor que vibrava junto com o público a cada conquista, em tempo real. Os seguidores nas redes sociais receberam bem a nossa cobertura e engajaram com as publicações.
Saquarema Surf Festival Stanley
Entre os dias 15 e 21 de novembro aconteceu o Saquarema Surf Festival, evento de surf que reúne atletas de todo o Brasil. A Stanley foi a apoiadora oficial e nós, da VX, acompanhamos os desdobramentos e fizemos a divulgação junto às redes sociais.
O evento ajudou a trazer mais visibilidade para a marca, que sempre esteve associada a esportes radicais, viagens e aventuras lendárias. Nos seis dias do Surf Festival, o Facebook da Stanley alcançou mais de meio milhão de pessoas com as publicações do evento.
On e Off
Guias digitais Globoplay
O Globoplay segue inovando cada vez mais para seus assinantes e a gente segue realizando os jobs para este cliente com toda criatividade e dedicação. Uma parceria bem legal entre nós este ano foram os guias digitais para os Globoplayes (como são carinhosamente chamados os assinantes da plataforma). Produzimos o “Guia Maratonista Profissa”, um folheto digital, com uma linguagem descontraída, que é enviado todos os meses para os assinantes. O material mostra o que de melhor e mais interessante está chegando no streaming.
Além disso, aproveitando o embalo das Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio, o Globoplay também investiu em guias digitais para falar dos eventos e engajar os assinantes da plataforma que possuíam acesso ao SporTV.
O Guia das Olimpíadas, disponibilizado antes do início do evento, contava a história dos jogos e das modalidades olímpicas, as expectativas de medalhas do Brasil e o calendário dos 19 dias de competições. Já o Guia Paralímpico, disponibilizado no formato PDF e audiodescrição para ser mais inclusivo, falava das modalidades paralímpicas (muitas delas desconhecidas do grande público) e explicava as classes e as diferenças das deficiências, entre outras coisas.
Lançamento Linha Musquée Skincare
Desde o ano passado, fazemos um trabalho muito interessante com o produto Óleo de Rosa Mosqueta Musquée, da Herbarium, laboratório referência em fitomedicina no Brasil, com posicionamento de marca nas redes sociais, comerciais para TV e divulgação em diferentes mídias, on e off.
Em 2021, a Herbarium criou a linha de Skincare de Musquée com cinco produtos incríveis: Óleo de Rosa Mosqueta Musquée Puro, Sérum Facial Antissinais, Balm Labial, Óleo Corporal e Creme para as Mãos. Participamos de toda divulgação desta nova linha de produtos e isso é só o começo do sucesso que está vindo por aí com estes lançamentos!
Campanha de Verdades Secretas II
O lançamento mais aguardado do ano do Globoplay foi a novela Verdades Secretas II. E não poderíamos ficar fora dessa! A campanha de divulgação contou com diversas entregas digitais, como banners animados, peças para uso de campanhas de anúncio, newsletters, landing pages, notificações push, entre outras. Mas não foi só isso! Cada vez que uma nova parte da novela era lançada (com 10 capítulos inéditos), todos os textos da campanha eram renovados! Acompanhamos de perto o original mais quente do ano e ajudamos a fazer de Verdades Secretas II a novela mais assistida do Globoplay em 2021!
Ative o Modo Verão com Globoplay Internacional
Esta foi uma campanha para aproximar o público Globoplay nos Estados Unidos que estava ansioso para curtir o verão ao ar livre após o confinamento por conta da pandemia. O objetivo da campanha “Ative o Modo Verão” foi mostrar que é possível levar o produto Globoplay para qualquer lugar e aumentar a diversão em todos os momentos do ano.
A campanha contou com disparos de notificação push, newsletters e filtros no Instagram, além de mídias pagas no YouTube, Facebook, Instagram e Google. Mas o carro-chefe da campanha foi a landing page “Qual é o seu modo verão?”, que induzia os usuários a responderem perguntas para descobrir a programação que mais ativava o seu modo verão.
Sexy Hot: um novo posicionamento
Em 2021, o Sexy Hot decidiu iniciar um processo de mudança de posicionamento e, claro, topamos o desafio. A marca desejava deixar de ser um canal apenas de conteúdo adulto para se tornar um hub sobre sexo e começar a falar não só sobre pornô, mas, também, passar a apresentar temas como educação sexual, diversidade, respeito, prazer feminino, entre outros.
Ao longo do ano, a VX fez essa mudança acontecer através da reformulação da identidade visual do Sexy Hot, que foi constantemente reforçada nas redes sociais, newsletters, além das parcerias com influenciadores que representam o novo conceito.
Social Media
Cada vez mais, no mundo inteiro, milhares de pessoas utilizam as redes sociais, seja no âmbito pessoal ou profissional. Temos um time de peso de Social Media, que trabalha duro para que nossos clientes estabeleçam uma presença relevante, melhorando a quantidade de seguidores em seus perfis, as taxas de engajamento e alcance, além do reconhecimento de marca. Confira alguns resultados incríveis em números nas redes sociais de alguns dos nossos clientes:
Bienal do Livro – Aumento da base de seguidores em 51% e o volume de interações em mais de 740%. Durante os 10 dias de evento, foram 128% a mais de impressões em comparação com todo o mês anterior, além de uma taxa de 6,5% de engajamento.
Globoplay – Apresentou o aumento de 81% em relação ao acumulado de menções em 2021 comparado ao mesmo período do ano passado. Além disso, teve um crescimento de 140% no volume de interações no Twitter, Instagram, Facebook e YouTube.
Megapix – Com o live blogging da #MaratonaCrepusculoNoMegapix que fizemos este ano, tivemos um aumento de 148,5% de seguidores no Twitter, aumento de 40,4% de interações no Instagram e aumento de 1.197,6% de alcance no Facebook.
Newsletters
A VX também é especialista na produção de Newsletters, os famosos e-mails marketing. Elas são consideradas ferramentas de comunicação essenciais e muito eficazes em estratégias de marketing digital, como o Inbound Marketing. As newsletters podem ser usadas de diferentes maneiras: para informar novidades, vender produtos e serviços, fazer avisos de promoções e realizar cadastros em blogs, entre outras.
Ao longo de 2021, produzimos muitas newsletters! Mas algumas merecem aqueeele destaque, como o comunicado sobre a expansão do Globoplay para Europa e Canadá e o aviso com os conteúdos sobre o BBB em geral. Todas as newsletters foram pensadas tanto para a aquisição de novos usuários como para o engajamento com eles.
Anúncios Digitais
E, por fim, mas não menos importante, temos as estratégias de mídia online, fundamentais para alcançar ainda mais audiência no meio digital. Isso porque não basta estabelecer presença nas redes sociais, ter um site ou um blog; é importante trabalhar com anúncios também. Durante o ano, tivemos resultados incríveis com nossos clientes e alguns merecem ser destacados!
A Aladdin, por exemplo, teve 19,51% de aumento no número de seguidores no quarto trimestre do ano, comparado ao terceiro. E um engajamento nas páginas 120,31% maior em 2021 que em 2020.
A Bienal do Livro foi o grande destaque da VX este ano: no período do evento, teve um alcance 902,38% maior que o alcance mensal médio dos meses anteriores.
Costa Verde teve destaque também no número de cliques para o site, com um aumento de 53,39% no segundo semestre do ano em relação ao primeiro.
Já o Musquée teve um aumento de 361,7% de curtidas na página do Facebook este ano, comparado com o ano passado.
E aí, o que achou da nossa retrospectiva VX 2021? Muitas coisas legais este ano, né? E olha que não conseguimos inserir aqui nem um décimo do que rolou! Somos muito gratos por tudo o que fizemos e pelas incríveis parcerias deste ano! E 2022 vem aí! Com ele, muitos outros jobs virão e estamos mais do que preparados para os novos desafios!