Público-alvo: por que ele é importante?
17 maio, 2018É muito comum encontrarmos marcas que fazem campanhas para atingir a todos os tipos de públicos, mas que acabam gerando um baixo retorno. É aí que entra a importância de entender a segmentação do seu público-alvo e de saber como você vai atingi-lo.
Muitas empresas possuem dificuldades na hora de definir a parcela de mercado que irá atuar e de como montar a sua estratégia de marketing. Se você quer saber as diferenças entre público-alvo e persona e quer entender como definir o público em seus futuros projetos, se liga no nosso post!
O que é público-alvo?
Público-alvo é o recorte de um grupo de pessoas que possuem semelhanças e interesses por determinados assuntos ou marcas, e que serão fundamentais para o desenvolvimento das estratégias de marketing.
Antes, somente dados como: faixa etária, sexo e profissão eram levados em consideração. Hoje, quanto mais informação, melhor é o seu conhecimento sobre seu target, e consequentemente sua relação com ele.
É preciso saber onde buscar esse grupo, entender quem são as pessoas que se identificam com a sua marca, que estão acompanhando nas redes sociais, compartilhando e curtindo seu conteúdo. Não necessariamente, elas já são clientes, mas contam com grande potencial se tornar leads e futuramente, clientes.
A importância de saber quem são essas pessoas não está ligada somente ao fato delas consumirem o seu produto, mas também de entender como elas veem a sua marca. O uso de formulários, questionários online e focus groups são formas de saber mais sobre o seu público de mercado, tendo em mente que quanto mais pessoas, mais informações você terá na hora de traçar o seu objetivo de marketing.
Vamos a um exemplo de público-alvo:
Meninas de 13 a 17 anos, de classe média, que estudam em colégios particulares. Estão se descobrindo e vivendo os dilemas da adolescência e curtem músicas, livros, filmes e seriados. Gostam de se vestir com as marcas do momento e o programa favorito é ir ao shopping com as amigas.
Descubra como dialogar com o seu público-alvo
Uma das maiores dúvidas é de como se comunicar com seu público, e para fazer isso de forma eficiente é preciso voltar ao início, e começar pela pesquisa de mercado.
Quem são seus concorrentes diretos? Como eles se comportam? Como os consumidores chegam até eles? Como a marca pode melhorar diante das respostas obtidas?
A partir disso, você vai avaliar como sua empresa se comportará perante o mercado para então poder se relacionar com o target.
Podem ser pensadas diversas estratégias, algumas delas são:
- Ações promocionais: Uma promoção ou concurso cultural que cause engajamento entre o público, gerando aproximação da marca com o cliente.
- Influenciadores digitais: Atualmente, é frequente as marcas usarem influenciadores digitais para promover seus serviços e produtos, já que tratam-se de personalidades que o público já acompanha nas redes sociais. Só é preciso ter cuidado na hora de escolher quem vai fazer a publicidade, procure pessoas que tenham ligação com o seu nicho de mercado.
- Humanização da marca: Mostrar que a marca se importa com os problemas do cliente, isso a torna cada vez mais sociável e próxima do seu target.
- Redes Sociais: No marketing digital, as redes sociais tem se tornado imprescindíveis ferramentas de aproximação da marca junto ao público. Através dessa comunicação é possível gerar pesquisas, ouvir seus clientes e ter novos insights.
Buyer Persona x Público-alvo
Há um pouco de confusão quanto a diferença entre buyer persona e público-alvo. Mas você sabe quais são as diferenças?
Persona é a criação de um “personagem” do seu possível cliente, onde você visualiza tudo que ele é, como se comporta, seus gostos e características. É um visão detalhada, diferente do público-alvo que é uma visão mais geralista.
Para criação de uma buyer persona, podemos levar em consideração os seguintes dados:
- Nome
- Idade
- Sexo
- Profissão
- Localização
- Se tem filhos
- Estado Civil
- Preferências
- Hábitos
- Hobbies
- Sonhos
- Decepções
- Quais as marcas preferidas
- Estilo de vida
Esse são só alguns exemplos dos dados necessários para montar uma persona. Quanto maior os detalhes, mais elaborada ela ficará e melhor será retratada no momento de criar a estratégia de marketing.
Para manter o foco, é aconselhável manter um número médio de três personas por marca, pois assim, você pode manter uma como principal e as outras duas como possíveis clientes que podem ser alcançadas durante a campanha. Criar milhares de personas é altamente prejudicial, pois o objetivo de ter uma persona é ter um foco, e saber exatamente quem você quer atingir e vender o seu produto.
Como já vimos um exemplo de público-alvo, vamos apresentar um de buyer persona para mostrarmos a diferença:
Beatriz tem 15 anos, está no ensino médio, e gosta de um garoto da escola, mas não sabe como prosseguir. Está vivendo as transformações do corpo, e não sabe lidar com isso. É fã do personagem Damon da série “The Vampire Diaries. Vê nas revistas para adolescentes uma forma de aprender mais sobre ela e tirar dúvidas que são recorrentes nessa idade.
Buyer Persona é tão importante quanto o público-alvo?
A persona é um personagem oriundo do seu público-alvo, que te ajuda a ter mais detalhes sobre o seu cliente.
Para criar uma persona, é necessário ter os dados em mãos, mas como obter esses dados? Existem diferentes maneiras de reunir as informações necessárias, mas o mais simples e recomendado é a criação de um formulário de pesquisa. Esse formulário deve ser direcionado ao seu público-alvo e deve conter tudo aquilo que você deseja entender sobre o seu cliente, seja através de perguntas abertas ou fechadas. Outra prática também interessante, porém trabalhosa, é fazer entrevistas onde você possa tirar o máximo de informações para construir a sua persona.
Ter uma persona bem definida e detalhada influenciará em diversos pontos da sua campanha, como: escolha das redes sociais, os anúncios, a linguagem abordada, o uso do e-mail marketing.
Pensar em uma persona é pensar que ela é a chave para o sucesso da campanha, até porque você vai saber mais sobre seu target, aprimorando o seu relacionamento online e offline , visando melhorias no produto/serviço oferecido.
Qual a importância do público-alvo para seu negócio?
Antes o público-alvo era visto como algo bem simples em relação ao mercado e não se dava a devida atenção, dessa forma as campanhas eram criadas sem muito foco. Mas as coisas mudaram! Hoje em dia, encontrar o target da marca é essencial para o planejamento de campanha, pois o público está cada vez mais exigente e com necessidades diferentes.
Não mapear seu público é declarar o fracasso da sua campanha, já que ela não terá foco e acabará atirando para todos os lados. Com isso, a marca acaba perdendo sua identidade na ânsia de querer agradar a todos. Lembre-se que é impossível agradar a todos ao mesmo tempo, mas é possível agradar a uma parcela quando se tem direcionamento.
É importante reunir o máximo de informação sobre o seu público, de onde ele vem, pra onde ele vai, como ele se comunica, o que chama atenção sobre a sua marca. E fortalecer ainda mais a sua persona, que será alimentada com informações antes e durante a campanha. Trata-se de um processo contínuo de aperfeiçoamento do “personagem” e de como a marca está falando com o público.
Ficou alguma dúvida na hora de criar seu público e persona? Entre em contato com a gente! Nós podemos te ajudar com esses e muitos outros assuntos. Se quiser continuar por dentro do que está rolando de novidades no mundo do marketing, é só seguir lendo nossos outros posts!