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Podcasts: porque você deve prestar mais atenção nessa estratégia

30 julho, 2020

Você tem o costume de ouvir algum podcast? 

Acompanhando as mudanças no comportamento do consumidor, o áudio marketing transformou o mercado digital no ano de 2019. A internet está recheada com as suas revoluções, primeiro o conteúdo em texto que se popularizou nos blog e depois os áudios, que se tornaram ainda mais populares, uma vez que você pode desfrutar destes enquanto realiza outra atividade. Sem contar a acessibilidade que este tipo de conteúdo traz consigo. 

Quer saber mais como funciona o universo dos podcasts e como eles podem compor sua estratégia de marketing? Então acompanhe este post!

O que é um podcast?

Antes de começarmos a falar de sua utilização, nada melhor do que estarmos na mesma página sobre o assunto, não é mesmo?

Assim, podcasts podem ser definidos como uma série de episódios gravados em áudio que são transmitidos online. Eles podem ter vários formatos, desde de gravações individuais ou coletivas, até mesmo entrevistas, por exemplo. 

Cada programa conta com um tema, e geralmente este formato traz um host que é uma pessoa que fica responsável pela apresentação do tema.

Além de estarem disponíveis online, muitos também são disponibilizados para download para que seja possível escutá-los offline. 

Por que investir em podcast?

Segundo uma pesquisa feita no Brasil, cerca de 50 milhões de pessoas já escutaram um programa de podcast. Um dado tão impressionante tem que dizer alguma coisa, não é mesmo?

Junto com essa informação, também sabemos que existe um aumento da audiência dos podcasts assim como nos investimentos relacionados a esta área.

Para te ajudar a entender se esse tipo de estratégia é eficaz pra você, separamos alguns tópicos abaixo. Acompanhe:

Persona

A primeira variável que você deve levar em consideração ao analisar se podcast combina com o seu negócio é o seu público-alvo. Você tinha alguma dúvida disso? 

Primeiro volte e veja quem é a sua persona, se ela tem afinidade com este tipo de conteúdo. E só depois de descobrir isso, continue!

Agora que você já tem essa informação, sim, você vai poder mais a frente planejar o público e o conteúdo dos seus podcasts.

Aumento da visibilidade da marca 

Você há de concordar que em quanto mais espaços estiver presente onde seu prospect está é melhor, certo?

Então, se a sua persona curte podcasts, esse pode ser um espaço no qual você vai conseguir gerar uma boa visibilidade para a sua marca. 

Além disso, bons podcasts também são capazes de trazer tráfego orgânico qualificado para o seu site. E esse público com certeza é o que você está procurando!

Criar relacionamento com usuários

Você também já sabe que o consumidor 3.0 está cada vez mais interessado na  construção de um relacionamento e diálogo com a marca do que somente ver suas propagandas por aí.

Você sabia que uma pesquisa chegou à conclusão que 70% dos ouvintes dizem que os produtos e serviços que estavam presentes em podcasts que escutam eram relevantes para eles? Uma parcela bem grande, não é mesmo?

Então, por que não criar um relacionamento com esse usuário?

Gerar acessibilidade

Fazer com que os conteúdos que você disponibiliza sejam acessíveis é o seu papel! E os podcasts podem ajudar bastante nesse quesito. 

Como planejar seu podcast?

Se você chegou até aqui e concluiu que podcast é pra você, então é hora de começar a planejar! Fique atento as dicas que separamos para você:

Onde está a minha persona?

Você já viu que a sua persona é muito importante nesse processo, né? Então pega todas as informações que você tem dela e coloca na mesa para começar!

Definição de objetivos

Com a persona em mãos, então é o momento de definição de objetivos. Parece óbvio, né? Mas muitas vezes um monte de gente esquece dessa etapa do projeto. São os seus objetivos que vão guiar todo o restante do seu planejamento. Por isso, agora é hora de definir quais são os objetivos e metas que você espera alcançar.

Escolhendo o tipo de podcast

Vimos que existem vários formatos de podcast. Então, quais deles combinam mais com os seus objetivos? Para facilitar, fizemos uma listinha abaixo:

  • Entrevista: aqui cada episódio traz um convidado diferente! E você pode escolher diversos temas a serem abordados, seja por episódio ou por temporada! Um grande ponto positivo deste formato é que além de alcançar a sua audiência, você também acaba alcançando a do entrevistado. Bom, né?

  • Informativo: este tipo de formato busca levar alguma informação ao ouvinte. Por isso podem lembrar bastante os programas de rádio.

  • Painel: este aqui é configurado a partir da presença de um entrevistador e mais de um convidado. Deve-se tomar cuidado para o mediador conseguir guiar o podcast para que não fique confuso para quem ouve.

  • Individual: aqui temos apenas o apresentador que guia todo o programa. Este tipo requer um grande conhecimento para sustentar a programação.

Calendário editorial

Então chegou a hora de montar o seu calendário editorial. Afinal de contas, nada como ter tudo bem organizado e planejado!

É hora de pensar qual será a duração de cada episódio. De acordo com uma pesquisa divulgada pela ABPOD, a duração ideal gira em torno de 1h30. E este é um tempo muito bem aceito pelos usuários. Mas é claro que você pode fazer menos tempo. Tudo vai depender do que é melhor para você e para o seu público!

Neste momento, também deve-se definir a frequência dos episódios: ela será semanal, quinzenal, mensal?

Com isso em mãos, é hora de montar sua planilha e mãos a obra para escolher os temas, entrevistados e tudo mais!

Roteiro dos episódios

Você achou que agora era só gravar? Calma que ainda temos que fazer os roteiros dos episódios.

Defina a estrutura que o seu podcast terá. Esta etapa influencia diretamente a forma como ele será consumido. 

Abaixo temos para inspiração uma estrutura que é amplamente adotada:

  • Início do episódio com recorte de uma fala do entrevistado
  • Vinheta
  • Apresentação
  • Desenvolvimento
  • Agradecimento 
  • CTA

É hora de gravar

Com tudo planejado chegou finalmente a hora de gravar. Mas você já pensou que esse momento também vai precisar de alguns cuidados? Até porque antes de mais nada, você vai precisar escolher o local da gravação! E garantir que não aconteçam barulhos que impeçam a sua audiência de escutá-lo.

Além disso, monte uma lista do que você vai precisar:

  • software de comunicação
  • trilha sonora
  • bitrate
  • microfone

Vamos hospedar?

Com o podcast gravado, então é hora de colocá-lo no ar! Mas tem mais um passinho que você precisa saber e que é importante!

Você já escolheu onde vai hospedá-lo? Então escolha a melhor opção pra você e pronto!

Viu como criar um podcast requer bastante planejamento e várias etapas? Agora que você já sabe todas elas, conta para gente nos comentários se você gosta de ouvir podcasts também!

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