Pesquisa Visual: uma nova tendência em crescimento
10 outubro, 2019Apontar, fotografar e pesquisar. Esses três passos podem ser a chave de todas as pesquisas feitas na internet futuramente. Os estímulos visuais estão se tornando cada vez mais importantes para os usuários das mais diversas plataformas. E a tecnologia vem acompanhando essa tendência.
Se você parar pra pensar, verá que o cérebro humano faz pesquisas visuais o tempo todo. O ato de estarmos na feira buscando pelas melhores frutas e legumes, nada mais é do que uma forma de pesquisa visual, por exemplo.
As companhias de tecnologia como Google, Amazon e eBay não ficaram para trás e começaram a implementar a pesquisa visual. Quer ficar por dentro desse universo e suas possibilidades? Continue acompanhando esse post!
O que é a Pesquisa Visual?
Também conhecida como visual search, a pesquisa visual chegou para inovar a maneira de fazer pesquisas na web!
Trata-se de uma nova forma de fazer pesquisas, na qual em vez de escrever ou falar, o usuário pode fazer uma foto e receber informações e recomendações sobre o tema.
Imagine que você encontrou uma amiga e adorou o modelo do tênis dela e ao perguntar o nome do modelo, ela não sabe dizer ou não lembra. Com a pesquisa visual é possível fotografar o tênis e fazer uma busca através da imagem para descobrir não só o nome do modelo, como também seu valor e locais de venda.
Como as empresas estão utilizando essa ferramenta?
Algumas empresas já começaram a oferecer esse tipo de serviço. O Google, por exemplo, criou o Google Lens, no qual é possível usar a câmera do seu celular ou fazer o upload de uma imagem, caso esteja usando a versão desktop.
Através desse recurso, mirando a câmera para um estabelecimento, aparecerão informações sobre o local, bem como avaliações, horários de funcionamento etc. Além da pesquisas de produtos, é possível também fazer traduções de textos em outros idiomas em tempo real.
Outro produto, também do Google, que utiliza essa ferramenta é o Google Photos. Ele possibilita fazer análise de qualquer imagem que esteja salva por lá, oferecendo resultados semelhantes e te encaminhando para outras pesquisas do mesmo universo.
O Pinterest também entrou nessa onda. Ele permite que você selecione um pin e busque informações sobre o produto ou outros pins semelhantes. Pense que você está navegando pelo Pinterest, viu uma foto e gostou do óculos que a pessoa está usando na imagem. Dando um zoom no item, é possível descobrir modelo, marca e outras informações.
Outro exemplo na mesma linha do Pinterest, é o caso de parceria entre Snapchat e Amazon. Assim, com a pesquisa visual da rede social, é possível encontrar sugestões de produtos semelhantes encontrados na Amazon.
Os benefícios dessa ferramenta
A pesquisa visual, ao poucos, vem se tornando uma tendência mundial. É uma ferramenta que tem muito a acrescentar na área de marketing, principalmente quando o assunto é e-commerce.
Segundo um estudo aplicado nos EUA e Reino Unido, a pesquisa visual é aprovada por mais de 60% do millennials (pessoas entre 18 e 34 anos), quando questionados sobre quais tecnologias podem melhorar a experiência de compra online.
Ao que tudo indica, as buscas visuais são as novas tendências do mercado. No ano passado, 1 bilhão de buscas visuais foram feitas por mês. Além disso, o Pinterest teve um aumento de 250 milhões de buscas em um ano.
Diante desses dados, você deve ter percebido que essa tecnologia é crucial para ajudar os profissionais de marketing a conquistarem um diferencial competitivo, gerando crescimento dos ranqueamentos, melhorando a experiência dos usuários e trazendo mais tráfego para o site.
Por isso é muito importante ter cuidado na hora de trabalhar com a qualidade das imagens e com aspectos técnicos como inserção de tags e descrições, pois são elas que irão ajudar em todo esse processo. Se você tem um e-commerce, não perca mais tempo e prepare sua estratégia de imagens pensando em todas essas possibilidades!