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Pesquisa por voz: saiba o que é e como usar no seu negócio

1 outubro, 2020

A pesquisa por voz é uma ferramenta cada vez mais popular pelos usuários de smartphones que desejam utilizar mecanismos de buscas sem a necessidade de utilizar o teclado.

Afinal de contas, nada é mais simples e conveniente do que utilizar somente sua voz para fazer uma busca em vez de digitá-la, não é? Dada essa facilidade, que veio para ficar e se tornar o futuro das buscas, é importante entender de que forma ela afeta seu negócio no meio digital e como, então, se adaptar às mudanças.

Neste post, explicamos tudo sobre a pesquisa por voz e o cenário atual, indicando algumas adaptações que você precisa começar a fazer hoje no seu negócio. Vamos lá? 

Como funciona a pesquisa por voz?

Você já sabe que a pesquisa por voz é uma forma de se fazer pesquisas em mecanismos de buscas e, em geral, na web, sem a necessidade de digitar sua pesquisa.

Se você acha que essa é uma funcionalidade que facilita muito a vida e acessibilidade das pessoas, já conseguiu entender o porquê dela ter sido criada. Com menos barreiras para se realizar pesquisas online, fica muito mais fácil utilizar buscadores como o Google e encontrar o que for na internet.

É muito provável que você já tenha utilizado ela ao menos uma vez na vida com assistentes como Alexa, Cortana, Google Assistant ou Siri, por exemplo. De forma bastante simples, essa funcionalidade depende da voz para ouvir e entender o que o usuário está procurando nos mecanismos de busca.

O Google disponibilizou a opção de pesquisa por voz em 2013, na atualização Hummingbird, observando a necessidade de um mercado cada vez mais focado em mobile.

Entendendo o cenário atual

Você sabia que, somente no Brasil, 58% da população acessa a internet exclusivamente pelo celular? É o que diz uma pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil, indicando que o foco em mobile passa a ser uma realidade cada vez mais gritante.

Esse uso intenso de celulares gerou aumentos incríveis do uso da pesquisa por voz. Segundo a comScore, até o ano de 2020, 50% de todas as pesquisas serão feitas por voz e o número só tende a crescer com o passar dos anos e o acesso cada vez mais facilitado aos dispositivos móveis.

Isso significa que as marcas que querem continuar sendo relevantes para seu público e querem manter sua presença no digital terão que, obrigatoriamente, se adaptar a essa nova tendência.

Se você está se perguntando como fazer isso, fique tranquilo! Vamos, a seguir, explicar de forma mais aprofundada como isso deve acontecer.

Como adaptar sua marca para essa mudança

Finalmente, chegamos ao tópico mais interessante deste post: como adaptar sua marca para ser relevante nas buscas por voz?

Apesar de parecer que não há muito o que se fazer, a palavra-chave para a mudança aqui é SEO. Afinal de contas, se a mudança está ocorrendo no algoritmo do mecanismo de busca, é preciso pensar em como otimizar seu site e blog para que eles sejam relevantes no mecanismo, certo?

É importante entender ainda que a pesquisa por voz deixa de ser tão objetiva quanto uma busca digitada, que utilizamos normalmente com máquinas, e se aproxima da linguagem natural que utilizamos todos os dias com outros seres humanos.

A seguir, damos algumas dicas de como se adaptar a estes novos cenários e sair na frente da concorrência. Confira!

Google Meu Negócio

Sabia que o Google Meu Negócio pode ser um grande aliado do seu negócio na busca por voz? É nessa ferramenta que são disponibilizadas informações como horário de funcionamento, localização, telefone e outros detalhes relevantes para quem está por perto do seu estabelecimento.

Agora, imagine que alguém faça uma busca por voz no smartphone como, por exemplo, “Google, onde é a pizzaria mais próxima?” ou “Google, loja de sapatos”. O Google vai utilizar a localização do usuário e, então, indicar negócios locais registrados no Google Meu Negócio.

Nesse caso, o trabalho de SEO exigido é de manter as informações do seu negócio atualizadas, facilitando para que os usuários próximos encontrem você.

Featured Snippets

Sabe aquele cartão que aparece no começo de uma pesquisa no Google com a resposta direta para a pergunta ou palavra-chave utilizada na busca? Ele é conhecido como featured snippet ou “posição zero” do Google, já que ele fica acima de todas as outras respostas.

Na verdade, grande parte das buscas por voz vão levar o usuário para uma resposta dada em um featured snippet. E como alcançar essa posição privilegiada?

A primeira coisa a se fazer é uma boa análise do seu blog e site para entender para quais palavras-chave eles estão ranqueando. Para alcançar o featured snippet, dê preferência para as palavras que estão ranqueadas entre as posições 1 e 10.

Sendo assim, otimize os textos do site e do blog para que eles respondam perguntas sobre o tema da palavra-chave de forma direta e completa, observando sempre as regras de SEO, e aguardar para que seu conteúdo chegue aos featured snippets.

Focar em long tail

Como já dissemos anteriormente, a linguagem utilizada na pesquisa por voz é, geralmente, mais natural e próxima da que usamos com outros seres humanos, diferente da linguagem da pesquisa digitada, que é mais mecânica e objetiva.

Isto é, numa busca digitada, é bem mais provável que você pesquise “aulas de natação” enquanto, na busca por voz, você pode tentar “onde encontrar aulas de natação?”, por exemplo.

Isso indica que um post que desenvolve o tema em perguntas e respostas deve performar de forma bem melhor do que os outros. Por isso, busque entender as principais dúvidas e questionamentos do seu público para respondê-las!

Além disso, já deu para perceber que a pesquisa por voz vai utilizar mais palavras do que a busca digitada, certo? Sendo assim, as palavras-chave long tail, também conhecidas como cauda longa, terão uma performance melhor e é essencial escolhê-las na hora de desenvolver seus conteúdos.

Seguindo essas dicas, é possível conseguir posições cada vez melhores na busca por voz, garantir relevância frente aos consumidores e passar na frente dos concorrentes para conquistar ainda mais mercado para o seu negócio.

Não se esqueça de dar a devida atenção às otimizações do seu site e blog para que eles tenham performances cada vez melhores, sempre se adaptando a uma linguagem cada vez mais natural.

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