Outbound vs Inbound marketing: saiba diferenciá-los
21 março, 2019Quando falamos de Marketing, temos que ter em mente os diferentes tipos de abordagens. Você sabe diferenciar o inbound marketing do outbound? Para explicar de maneira simples, nada mais é do que o novo versus o tradicional.
Agora você deve estar se perguntando em qual deles investir, né? Saiba que essa dúvida é bastante comum e que ambos podem ser extremamente eficazes se aplicados da maneira correta, basta que você entenda as necessidades da sua empresa.
Para ficar por dentro das diferenças e saber por qual optar, continue conferindo o nosso post!
O que é outbound marketing?
Se você faz parte do time que acha que essa forma de marketing tradicional está adormecida, saiba que você está muito enganado. Segundo pesquisas recentes da Hubspot, 90% dos recursos investidos em marketing ainda são direcionados para estratégias de outbound.
O objetivo desse método consiste em ir atrás do cliente ativamente, não necessariamente fazendo com que ele gere um interesse ou ligação com a sua marca. Como o foco está em alcançar o maior número de pessoas possível, esse tipo de marketing se faz presente nos meios mais tradicionais de publicidade, como rádios, canais de TV, jornais, cartazes, outdoors, eventos e até mesmo ligações de telemarketing.
Apesar da facilidade de gerar um grande alcance, a análise dos resultados ainda é um ponto de dificuldade. Por envolverem materiais e técnicas físicas, é complicado analisar os resultados já que geralmente dependem de pesquisas de percepção do público.
Umas das grandes vantagens do outbound marketing é ter um retorno mais perceptível e mais rápido, já que é possível conseguir potenciais compradores a partir do momento da prospecção e gerar um contato mais próximo durante todo o processo de venda. É por esse motivo também que normalmente as campanhas de outbound marketing possuem valores mais elevados.
O que é inbound marketing?
Também conhecido por marketing de atração, o inbound marketing tem por objetivo despertar o interesse do cliente para que ele venha até você e se interesse pelas soluções da sua empresa.
Mas como despertar esse interesse genuíno? É aqui que está o segredo! O combustível para o inbound é a produção de conteúdo. Mas, para que a estratégia dê certo, é preciso alinhar dois pontos importantes.
Primeiramente, oferecer conteúdos atrativos e de qualidade, que realmente agreguem valor aos usuários, para que eles se sintam interessados pelo que a marca tem a oferecer. Já o segundo ponto que merece ser destacado é o conhecimento a respeito do público-alvo, ou seja, entender seus interesses, suas dúvidas e dores, para ser capaz de oferecer materiais que ajudem a resolver seus problemas ou necessidades através da sua empresa.
Esse processo de conduzir os usuários ao longo de um caminho, chamamos de jornada de compras. Ela é composta de quatro etapas:
- Atrair: nessa etapa você precisa disponibilizar conteúdos interessantes para que os usuários passem a frequentar sua página e tornem-se visitantes.
- Converter: já aqui você precisa oferecer materiais exclusivos, para que os visitantes fiquem interessados a ponto de disponibilizarem seus dados, e assim, tornarem-se leads.
- Fechar: depois de se tornar um lead, você deve nutrir essas pessoas a fim de fazê-las identificarem o problema que têm e como você pode ajudar a resolvê-lo. Depois disso, basta passar para o time de vendas e trabalhar bem a abordagem para torná-lo um cliente.
- Encantar: engana-se quem pensa que o fechamento é a última etapa do processo. Após a compra, é preciso solidificar um relacionamento, a fim de torná-lo um fã fiel à marca.
Agora que você já entendeu a dinâmica do inbound, fique por dentro de como atrair os usuários até sua página:
- Técnicas de SEO: com essa ferramenta, você será capaz de deixar seu site no topo das pesquisas dos sites de buscas, criando maior visibilidade e tráfego para sua empresa.
- Redes sociais: são o melhor caminho para se manter próximo ao cliente e criar engajamento. Além do mais, é um ótimo fornecedor de insights e termômetro dos clientes.
- Landing Pages: são a ponte perfeita para levar o visitante a um bom conteúdo e transformá-lo em lead. Aqui você deve abusar na criatividade! Vale oferecer e-books, infográficos, pesquisas, workshops, webinars, planilhas, templates e muitos outros.
- E-mail marketing: esse é um dos melhores canais de nutrição. Com ele é possível estimular seu lead com diversos conteúdos que fazem parte da solução do seu problema, até direcioná-lo para o setor de vendas. Aqui vale oferecer descontos, diagnósticos e outros estímulos que ajudem ao fechamento.
- Blog: uma ótima maneira de se tornar referência no universo da sua empresa. Através do blog as pessoas passam a perceber o quanto você domina de um assunto, aumentando a segurança e credibilidade para avançar no caminho da jornada de compras.
Quais as principais diferenças?
Depois de tantas informações, é natural que você fique bastante confuso. Por isso, criamos uma pequena lista das características de cada um desses métodos. Confira!
Como aplicá-los?
Pelo que você pode notar, é bem comum que uma empresa adote as duas metodologias já que uma não anula a outra, logo, elas podem se tornar complementares.
Apesar de grande parte dos recursos de marketing ainda serem direcionados para ações outbound, o inbound vem ganhando cada vez mais seu espaço devido ao seus baixos custos e boas ações de relacionamento com o cliente. Porém, não podemos negar os benefícios do outbound, principalmente se considerarmos resultados a curto prazo.
O ideal é fazer um mix das duas estratégias, uma vez que ambas trabalham com vertentes completamente opostas. Combinando o que há de melhor em cada uma delas, é possível gerar resultados impressionantes.
O que vai te direcionar a saber o quanto investir em cada um será um conjunto de elementos que vão desde seus objetivos ao perfil da sua persona e funcionamento da sua jornada de compras.
Agora que você já está por dentro das diferenças e da importância de cada uma das metodologias de inbound e outbound, aproveite para assinar a nossa newsletter e receber periodicamente as novidades do mundo do marketing direto na sua caixa de entrada!