Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?

Marketing

Omnichannel: integre seus canais com o uso desse conceito

18 junho, 2020

Você já ouviu falar em Omnichannel? Se a sua resposta for não, então aproveite este post que a hora é agora. Mas se a respostas for sim, fica por aqui também que este artigo pode agregar bastante ao seu negócio!

O que chamamos de Omnichannel é uma estratégia de vendas multicanal, ou seja, oferecer ao consumidor uma experiência integrada. 

Atualmente, as marcas podem estar presentes em muitos lugares. Os meios físicos existem, com PDV e afins, mas além deles, também temos a loja online, social media, blog, aplicativos, trade e uma infinidade de comunicações que precisam ser feitas. 

É aí que entra o grande desafio do Omnichannel! Fazer com que todos os canais nos quais a sua marca está se comuniquem com o cliente trazendo a mesma mensagem,  já que cada uma dessas fontes de informação é controlada por setores diferentes e até mesma aprovada por pessoas distintas. 

Então, agora é hora de entender como você pode melhorar a experiência dos seus clientes e leads.

Quais são os desafios do Omnichannel?

Primeiramente, vamos entender quais são os desafios que o Omnichannel traz tanto para a empresa como para os gestores?

Com certeza, você já sabe que é primordial estar atento a qualquer mudança no cenário e também nas tendências e necessidades do mercado, certo? Só assim, você será capaz de oferecer uma experiência que satisfaça seu público-alvo.

Vamos então entender quais são os desafios para essa implementação:

Precificação

Provavelmente você está se perguntando o motivo da precificação ser um item, mas é bem fácil de entender!

Muitas vezes o preço pode acabar variando muito de um lugar para outro, porém o consumidor não está exatamente preocupado em encontrar o seu produto em um único lugar mais barato. Ele quer encontrar preços uniformes e informações que façam sentido para que ele não se sinta lesado de forma alguma.

Imagina se ele comprou determinado produto por R$200, por exemplo, mas em outro canal o mesmo está pela metade do preço, sem que haja promoção alguma. 

Integração de estoque

Integrar o estoque é uma tarefa que parece ser um óbvia, né? Porém muitas lojas não fazem isso, sabia?

Por isso, ao montar uma estratégia de Omnichannel, é importante que você consiga também integrar os produtos disponíveis em estoque. Isso torna tanto a venda como a retirada mais rápida e ágil.

Rastreio 

Este é outro item que parece simples mas muitas lojas ainda deixam a desejar! Ao comprar online, o consumidor quer saber quando chegará e onde está o seu produto. Então fazer um sistema de rastreio é primordial. 

Ofertas em todos os canais

Claro que você pode ter vários canais de compra, não é mesmo? Mas como você os trata? Prioriza promoções em um canal e deixa os outros para lá?

Para ver a sua empresa como um todo e saber que sempre é vantagem comprar de você, o consumidor precisa sentir essa integração e disponibilizar as mesmas ofertas em todos os canais é uma forma de mostrar isso. 

Troca integrada

As políticas de trocas de muitos e-commerces acabam deixando os clientes insatisfeitos, uma vez que pode ser muito burocrático.

Mas se você tem um sistema de trocas integrado entre o offline e o online, pode proporcionar ao seu consumidor um sistema de troca muito mais eficiente e prático, tanto para o consumidor quanto para você!

Conheça os benefícios do Omnichannel

Agora que você já conheceu os principais pontos chave dos desafios do Omnichannel, então pode estar se questionando se esse trabalho todo vale, não é mesmo?

Para você poder decidir isto, levantamos os principais benefícios dessa estratégia. Vamos conhecê-los?

Aprimoramento no atendimento

Atender o cliente e deixá-lo satisfeito é também um grande desafio de qualquer negócio, concorda?

Quando você consegue integrar as suas plataformas de venda, então sem dúvidas, você consegue um atendimento mais completo e totalmente personalizado para o seu cliente.

Dessa forma, a experiência dele se torna ainda melhor com a sua marca. 

Redução de custos

Você leu certo! Claro que implementar uma nova estratégia também envolvem alguns custos, porém pensamos a longo prazo, certo?

O Omnichannel tem a capacidade de ajudar a reduzir os custos de sua operação de várias formas. Por exemplo, ao unificar o estoque, geri-lo vai ser mais barato, certo? Sem contar a otimização que esta ação pode trazer para vários processos.

Mais visibilidade para a marca

Quando você investe no seu consumidor, melhorando o seu dia a dia, a sua marca fica muito mais bem vista no mercado e alcança um outro patamar. Assim, investindo nesta estratégia, é possível melhorar a imagem da sua empresa.  

Fidelização

A fidelização de clientes é um passo importante para qualquer empresa. Primeiro que um cliente fiel é um defensor da sua marca. E sem contar que é muito mais barato manter um cliente do que captar um lead novo, certo?

Então, por que não fidelizar os clientes? Com Omnichannel, você consegue explorar experiências positivas que farão com que o seu cliente prefira estar com você.

Hora de coloca em prática

Se você chegou até aqui, então está disposto a adotar uma estratégia de Omnichannel para a sua empresa, certo?

É claro que não é uma estratégia de simples aplicação, afinal de contas, ela vai mexer com toda a estrutura da sua empresa. Então para que tudo dê certo, antes de mais nada, conheça o seu consumidor e seus hábitos. Então, monte a jornada do seu cliente.

Com esse dever de casa pronto, então analise como está a sua presença na web. Liste seus canais e os avalie. Entenda como você pode fazê-los trabalhar de forma unificada. E não é só isso, é hora de investir em tecnologia para que tudo funcione perfeitamente. Até porque quem gosta de ouvir que não é possível fazer algo porque o sistema não está funcionando? Ou então o site ou app travar na hora de finalizar uma compra?

Com tudo isso em mente, é o momento de desenhar a nova jornada do seu cliente, que agora é capaz de comprar e ter atendimento em todos os canais da sua empresa de forma integrada!

Dessa forma, com certeza, a experiência do seu consumidor será cada vez melhor. 

Se você está pronto para fazer essa transição, conte-nos nos comentários!

Newsletter VX Comunicação

Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?